Cuiabá

Secretário reforça retomada das aulas em 2 de fevereiro em Cuiabá

Publicado em

Cuiabá

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, ressalta que as aulas nas escolas de Cuiabá serão retomadas no dia 2 de fevereiro, conforme prevê o calendário escolar. “O ano está voltando e nós retornaremos as aulas no dia 2 de fevereiro. Não teremos nenhum tipo de remarcação de dia de aulas”, afirma.

A semana pedagógica já está sendo organizada para trabalhar a formação, planejamento e alinhamento das ações educacionais no período de 26 a 30 de janeiro.

O objetivo é promover a integração das diretrizes educacionais, fortalecer a gestão escolar e qualificar as práticas pedagógicas, assegurando uma retomada das atividades letivas com maior organização e efetividade antes do retorno dos estudantes às salas de aula.

“Nós estamos organizando todos os preparativos para realizar a melhor semana pedagógica de Cuiabá. Teremos palestrantes renomados, oficinas separadas, trabalhando pela melhor qualificação de todos os servidores da educação”.

Entre as temáticas trabalhadas na semana pedagógica está a discussão de projetos integrados, análise de resultados das avaliações, educação socioemocional, alfabetização e outros.

Dias letivos

A pré-escola e ensino fundamental vai ter 203 dias letivos em Cuiabá. Nas creches, serão 203 dias letivos. Clique AQUI e AQUI para verificar o calendário escolar.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Projetos do Executivo estão parados desde 2025 e aguardam votação na Câmara de Várzea Grande

Publicados

em

Ao todo, 17 projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo à Câmara Municipal ainda aguardam votação dos vereadores de Várzea Grande. Entre as propostas pendentes estão matérias protocoladas desde 2025, que permanecem sem deliberação do Legislativo.

Entre os projetos que ainda aguardam análise, quatro foram protocolados em 2025. O mais antigo deles foi apresentado em 8 de agosto daquele ano e trata da criação do Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Pessoas do Município de Várzea Grande.

A proposta busca instituir um fundo destinado ao desenvolvimento das políticas de gestão de pessoas no município. O projeto permanece entre as matérias encaminhadas pelo Executivo que dependem de análise e votação do Legislativo municipal.

Também está pendente o projeto que autoriza Várzea Grande a aderir ao Consórcio Interfederativo de Compras Públicas do Estado de Mato Grosso (CINCOP-MT). A iniciativa prevê a participação do município em uma estrutura de compras públicas compartilhadas, com o objetivo de ampliar a cooperação entre os entes públicos.

Outro projeto encaminhado ainda em 2025 altera a Lei nº 5.386/2025, adequando normas relacionadas à Política Municipal de Assistência Social e ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A proposta também permanece entre as matérias que aguardam deliberação da Câmara.

Entre os projetos mais recentes está a proposta que institui o Polo Tecnológico e de Inovação de Várzea Grande (PIT-VG). O texto estabelece a área de implantação do polo, define critérios para o credenciamento de empresas de tecnologia e inovação, disciplina sua gestão e prevê a possibilidade de concessão de incentivos fiscais.

Na área ambiental, outro projeto prevê a criação do Parque Natural Municipal Bernardo Berneck. A proposta foi encaminhada ao Legislativo e consta entre as matérias que aguardam deliberação.

A relação inclui ainda um projeto voltado à segurança alimentar e nutricional. A proposta institui a Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/VG) e cria o Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Várzea Grande (FUMSEA/VG), além de tratar da organização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/VG).

Os projetos abrangem diferentes áreas da administração pública, envolvendo políticas de gestão de pessoas, assistência social, desenvolvimento econômico, inovação, meio ambiente e segurança alimentar.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA