Cuiabá

Semob garante segurança no trânsito durante interdições na Prainha

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob-SegP), está com equipes mobilizadas na região central da capital para organizar o trânsito e oferecer apoio aos motoristas diante das interdições na Avenida Tenente-Coronel Duarte, conhecida como Prainha.

A partir deste sábado (14), a pista no sentido Porto–Centro está totalmente interditada no trecho entre o Ginásio do São Gonçalo e a Avenida Isaac Póvoas, para continuidade das obras de correção do sistema de drenagem e recuperação de erosões sob o asfalto, executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). A previsão é que a interdição siga até terça-feira (17), aproveitando o período de Carnaval. No sentido inverso, Centro–Porto, o tráfego permanecerá liberado.

Diante das mudanças, a Semob-SegP intensificou a presença de agentes no local para orientar condutores, organizar o fluxo de veículos e garantir a segurança viária. Além da sinalização reforçada, os motoristas estão sendo orientados a evitar o trecho interditado e optar por rotas alternativas, reduzindo riscos e transtornos.

A secretária municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Coronel Francyanne Lacerda, destacou que o período exige atenção redobrada de todos. “Para este período de Carnaval, compreendido entre o sábado e a terça-feira, a cidade passará por diversas interdições viárias em virtude de obras e da realização de eventos religiosos e festivos. Por essa razão, é fundamental que os condutores redobrem a atenção e mantenham a paciência e a calma ao trafegar”, afirmou.

A gestora ressaltou ainda cuidados específicos com as vias adjacentes ao bloqueio principal. “Vale destacar que a avenida Dom Bosco e rua Comendador Henrique, no Centro, terão o tráfego restrito apenas a acesso local. Essa mudança ocorre devido à interdição na região da Prainha, o que impede a circulação normal de veículos por essas vias”, explicou a secretária.

Ela reforçou que a atuação integrada busca preservar vidas. “Respeitar as normas vigentes é a medida mais eficaz para prevenir acidentes e óbitos, garantindo que as festividades ocorram com segurança e tranquilidade para todos”.

As intervenções na Prainha fazem parte de um conjunto de obras estruturantes na região central. Entre a Praça Ipiranga e o Ginásio do Colégio São Gonçalo, seguem serviços de concretagem da sub-base do pavimento e do piso das estações. Também estão previstas interdições pontuais de faixas para recuperação de erosões, reforço do subleito e travessias de sistemas de transporte inteligente. Em outros trechos, haverá fresagem e aplicação de nova capa asfáltica, além da continuidade das obras de drenagem, ciclovia e paisagismo.

Enquanto as melhorias avançam, a Prefeitura mantém equipes de campo atuando de forma permanente para minimizar impactos e assegurar fluidez ao trânsito. A fiscalização também será intensificada em toda a cidade, inclusive com operações contínuas e realização diária da Operação Lei Seca.

A orientação é clara: planejar o trajeto com antecedência, evitar as áreas interditadas, respeitar a sinalização e, sobretudo, não misturar álcool e direção. Com organização, responsabilidade e colaboração da população, Cuiabá atravessa o período de obras e festividades com segurança e compromisso com a vida.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Educação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar

Publicados

em

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer publicou nesta semana o Edital de Chamada Pública aos produtores da agricultura familiar interessados em apresentar propostas para o fornecimento de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar da rede pública municipal.

De acordo com a secretária Maria Fernanda Figueiredo, o Edital destaca em seu texto, a prioridade de aquisição dos produtos voltados aos grupos formais e informais de fornecedores locais, englobando produtores individuais provenientes de assentamento da reforma agrária, comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e mulheres, além das Cooperativas da Agricultura Familiar da região. “Os pequenos produtores e produtores individuais terão a oportunidade de apresentar e comercializar seus produtos, que serão destinados diretamente às escolas. Isso beneficia quem produz e eleva a qualidade da nossa merenda” disse.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, destacou que a iniciativa da aquisição de produtos da Agricultura Familiar vai impulsionar ainda mais o cultivo, o manejo e ampliação da oferta na região. “Sabemos que os produtores precisam de incentivo e a perspectiva de poder comercializar seus produtos diretamente com a gestão municipal vai dar mais ânimo e disposição para aumentar a oferta de seus produtos” declarou.

Para a secretária, a Chamada Pública, que será realizado no dia 21 de setembro, a partir das 9h, no auditório do Centro Cultural Orla da Alameda, é uma oportunidade importante para que os representantes da Agricultura Familiar de Várzea Grande e região participarem, se cadastrando para fornecer seus produtos. Atualmente, a legislação determina que até 45% dos dos alimentos adquiridos e consumidos pela rede municipal seja fornecido pelos produtores e Cooperativas da Agricultura Familiar.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA