Cuiabá
Vereadora Michelly Alencar homenageia Lions Clube Cuiabá Leste pelos 40 anos de fundação
Cuiabá
Débora  Inácio – Assessoria vereadora Michelly Alencar 
O Lions Clube Cuiabá Leste foi homenageado pelos seus 40 anos de fundação em sessão solene da Câmara Municipal, realizada nesta sexta-feira (29), por iniciativa da vereadora Michelly Alencar (União Brasil).
O plenário ficou lotado de representantes do Lions, que receberam com emoção a homenagem pelos relevantes serviços sociais, filantrópicos e educacionais prestados ao longo de quatro décadas em Cuiabá e em todo o Estado de Mato Grosso. 
Na ocasião, 33 representantes do Lions Cuiabá Leste foram agraciados com Moção de Aplausos, em reconhecimento ao trabalho prestado à comunidade. Entre os homenageados, esteve presente Whady Lacerda, ex-diretor internacional do Lions e fundador do clube. Ele destacou que o Cuiabá Leste é considerado o maior da América Latina e ressaltou a importância de um novo projeto do Lions voltado para a saúde. “Estamos implantando um grande projeto no Instituto Lions da Visão para atender gratuitamente pacientes com retinopatia diabética, uma cirurgia que hoje pode custar até R$ 50 mil. Esse trabalho vai beneficiar toda a população de MT. O leonismo é servir, e é isso que nos move”, afirmou.
A ex-diretora internacional Mirts Ribeiro Alves Lacerda também lembrou a contribuição decisiva do Lions na reestruturação do Hospital do Câncer de Mato Grosso e a luta da instituição pela inclusão das mulheres no movimento leonístico.
Já o ex-governador do Lions, Paulo Brito, destacou que, como parte das comemorações, serão reinaugurados dois marcos leonísticos em Cuiabá e será realizado um jantar de confraternização na sede do clube, localizada no bairro Jardim Itália.
O atual presidente do Lions Cuiabá Leste, Sandro Arruda, reforçou o lema da instituição. “Nós servimos! Servir, sem ver a quem. Esse é o compromisso que move todos os nossos companheiros.”
Também emocionado, o ex-governador Eugênio Kromiski dedicou a homenagem aos mais de 1.500 leões que atuam em cerca de 60 clubes em todo o estado. “Essa honraria deve ser estendida a cada voluntário que trabalha de forma abnegada para ajudar pessoas que mais precisam. O leonismo é solidariedade e serviço.”
Reconhecimento justo e merecido
Durante a homenagem, a vereadora Michelly Alencar destacou a importância da instituição, que ao longo dos anos tem sido um verdadeiro braço auxiliar do poder público na promoção de políticas sociais e de saúde.
“São muitas razões para homenagear o Lions. Este clube ajudou a erguer o Hospital do Câncer, construiu o Hospital do Lions e continua transformando vidas com projetos sociais que fazem a diferença. Hoje, homenageamos homens e mulheres que dedicaram suas vidas a servir e que são exemplo para nossa juventude. Um verdadeiro exército de leões que inspira Cuiabá e todo Mato Grosso”, afirmou a parlamentar.
Michelly encerrou a sessão agradecendo a presença de todos os membros e reafirmando sua admiração pelo trabalho do Lions. “A história do Lions Cuiabá Leste é marcada pelo trabalho social, pelo companheirismo e pelo amor em servir. Parabéns pelos 40 anos dessa caminhada de solidariedade. Que Deus abençoe cada voluntário e que possamos seguir firmes, fazendo a diferença com o coração.” concluiu.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
Cuiabá
Cuiabá realiza Dia D de vacinação contra influenza com foco em grupos prioritários no dia 25 de abril
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no próximo dia 25 de abril o Dia D de vacinação contra a influenza, com atendimento em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 17h, em todas as regiões da capital, incluindo zonas urbana e rural.
A mobilização tem como foco principal a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, considerados mais vulneráveis às complicações da gripe.
Na rotina, fazem parte do público prioritário crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.
Já entre os grupos especiais estão puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação), povos indígenas (aldeados ou não, a partir de 6 meses de idade), quilombolas e pessoas em situação de rua.
Também integram esse público trabalhadores da saúde das redes pública e privada, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, além de integrantes das Forças Armadas.
A lista inclui ainda pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbanos e de longo curso), trabalhadores portuários e dos Correios, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas também fazem parte do grupo prioritário, assim como pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Entre essas condições estão doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, além de diabetes, obesidade grave (IMC ≥ 40), pessoas com trissomias, transplantados e pessoas com imunossupressão.
A estratégia adotada pelo município busca garantir proteção antecipada à população mais vulnerável e ampliar a cobertura vacinal, reduzindo o risco de agravamento dos casos e a pressão sobre a rede pública de saúde.
Além da vacinação dos grupos prioritários, a Prefeitura informa que a ampliação da imunização para o público em geral ocorrerá de forma gradual, conforme o envio e a distribuição de doses pelo Ministério da Saúde, seguindo a logística nacional de abastecimento.
A influenza é uma infecção viral aguda com alta capacidade de transmissão e pode evoluir para quadros graves, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. A vacinação é a principal forma de prevenção, contribuindo diretamente para a redução de internações e óbitos.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e carteira de vacinação. Já os grupos prioritários devem apresentar também comprovantes que atestem a condição de inclusão no público-alvo.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a participação da população é essencial para ampliar a cobertura vacinal e reduzir o impacto das doenças respiratórias na rede pública.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Entretenimento6 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso3 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Polícia7 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”
-
Cuiabá7 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Cuiabá3 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Coluna VIP MT1 dia atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Mato Grosso6 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Mato Grosso5 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22





