Cuiabá

Vereadora Michelly Alencar participa de agenda com estudantes em Campo Verde a convite do movimento AgroLigadas

Publicado em

Cuiabá

A vereadora Michelly Alencar (União Brasil) esteve, na primeira semana de setembro, em Campo Verde (MT), participando de uma agenda de eventos junto ao movimento AgroLigadas.

A parlamentar e integrantes do projeto, que reúne mulheres ligadas ao setor agropecuário e desenvolve ações de capacitação, palestras, dias de campo e iniciativas educativas em escolas, com o objetivo de aproximar o campo da cidade e estimular práticas sustentáveis no setor, acompanharam estudantes do sexto, oitavo e nono anos de escolas da capital em uma atividade de campo, na qual vivenciaram de perto a rotina do agronegócio. A visita foi realizada na Fazenda Pirassununga, referência na produção de algodão no estado. O movimento AgroLigadas articula, junto à vereadora, a expansão do projeto para escolas municipais de Cuiabá.

Durante a programação, os alunos conheceram todo o ciclo do algodão, desde o cultivo e a colheita até as etapas de beneficiamento e fiação para exportação. Também participaram de palestras com produtores rurais, que compartilharam experiências sobre o dia a dia no campo e a importância do setor para a economia mato-grossense.

Michelly destacou que acompanha há muito tempo o trabalho do movimento e ressaltou o valor educacional da iniciativa: “Foi uma experiência única. As crianças conheceram a lavoura, acompanharam a colheita, andaram nas colheitadeiras e, depois, observaram o processo industrial. Esse contato direto com o agronegócio desperta nelas o interesse e a compreensão sobre a importância do setor para o futuro de Mato Grosso. Nossa meta é expandir esse projeto também para as escolas municipais de Cuiabá, para que mais alunos possam viver essa experiência”, afirmou a vereadora.

O movimento AgroLigadas, fundado e presidido por Geni Caline Schenkel, reúne cerca de 5 mil mulheres ligadas ao agronegócio e está presente há oito anos em Mato Grosso e em outros cinco estados brasileiros. O objetivo é conectar o campo à cidade por meio da comunicação e da educação, promovendo conhecimento e respeito pela terra.

Para Geni Schenkel, a presença da vereadora fortalece o propósito da iniciativa.

“É muito importante ver representantes políticos valorizando o nosso trabalho. Sabemos que a vereadora Michelly vai levar essas informações e apoiar a expansão das atividades. A nossa ideia é, junto com ela, levar a proposta também para os alunos das escolas municipais da capital e do estado. Esse é o caminho para aproximar cada vez mais os jovens do agro”, destacou.

Produção recorde em Mato Grosso

O agronegócio brasileiro tem ampliado a produção de algodão, com destaque para Mato Grosso, que lidera o ranking nacional. O estado alcançou 6,4 milhões de toneladas de algodão em caroço na safra 2023/2024, registrando crescimento de 21,57% na área cultivada. A expectativa do IMEA é que, em 2025, Mato Grosso atinja um novo recorde, com projeção de 6,42 milhões de toneladas.

De acordo com o agricultor José Carlos Dolphino, a média de produtividade chega a 300 arrobas por hectare, consolidando Mato Grosso como o principal polo algodoeiro do país.

Na Fazenda Pirassununga, em período de safra, o trabalho é intenso: a colheita se estende das primeiras horas da manhã até às 23h, resultando na produção de cerca de 30 rolos de algodão por dia, sempre priorizando a qualidade do produto.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Projetos do Executivo estão parados desde 2025 e aguardam votação na Câmara de Várzea Grande

Publicados

em

Ao todo, 17 projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo à Câmara Municipal ainda aguardam votação dos vereadores de Várzea Grande. Entre as propostas pendentes estão matérias protocoladas desde 2025, que permanecem sem deliberação do Legislativo.

Entre os projetos que ainda aguardam análise, quatro foram protocolados em 2025. O mais antigo deles foi apresentado em 8 de agosto daquele ano e trata da criação do Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Pessoas do Município de Várzea Grande.

A proposta busca instituir um fundo destinado ao desenvolvimento das políticas de gestão de pessoas no município. O projeto permanece entre as matérias encaminhadas pelo Executivo que dependem de análise e votação do Legislativo municipal.

Também está pendente o projeto que autoriza Várzea Grande a aderir ao Consórcio Interfederativo de Compras Públicas do Estado de Mato Grosso (CINCOP-MT). A iniciativa prevê a participação do município em uma estrutura de compras públicas compartilhadas, com o objetivo de ampliar a cooperação entre os entes públicos.

Outro projeto encaminhado ainda em 2025 altera a Lei nº 5.386/2025, adequando normas relacionadas à Política Municipal de Assistência Social e ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A proposta também permanece entre as matérias que aguardam deliberação da Câmara.

Entre os projetos mais recentes está a proposta que institui o Polo Tecnológico e de Inovação de Várzea Grande (PIT-VG). O texto estabelece a área de implantação do polo, define critérios para o credenciamento de empresas de tecnologia e inovação, disciplina sua gestão e prevê a possibilidade de concessão de incentivos fiscais.

Na área ambiental, outro projeto prevê a criação do Parque Natural Municipal Bernardo Berneck. A proposta foi encaminhada ao Legislativo e consta entre as matérias que aguardam deliberação.

A relação inclui ainda um projeto voltado à segurança alimentar e nutricional. A proposta institui a Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/VG) e cria o Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Várzea Grande (FUMSEA/VG), além de tratar da organização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/VG).

Os projetos abrangem diferentes áreas da administração pública, envolvendo políticas de gestão de pessoas, assistência social, desenvolvimento econômico, inovação, meio ambiente e segurança alimentar.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA