Cuiabá

Vereadora Michelly Alencar participa de agenda com estudantes em Campo Verde a convite do movimento AgroLigadas

Publicado em

Cuiabá

A vereadora Michelly Alencar (União Brasil) esteve, na primeira semana de setembro, em Campo Verde (MT), participando de uma agenda de eventos junto ao movimento AgroLigadas.

A parlamentar e integrantes do projeto, que reúne mulheres ligadas ao setor agropecuário e desenvolve ações de capacitação, palestras, dias de campo e iniciativas educativas em escolas, com o objetivo de aproximar o campo da cidade e estimular práticas sustentáveis no setor, acompanharam estudantes do sexto, oitavo e nono anos de escolas da capital em uma atividade de campo, na qual vivenciaram de perto a rotina do agronegócio. A visita foi realizada na Fazenda Pirassununga, referência na produção de algodão no estado. O movimento AgroLigadas articula, junto à vereadora, a expansão do projeto para escolas municipais de Cuiabá.

Durante a programação, os alunos conheceram todo o ciclo do algodão, desde o cultivo e a colheita até as etapas de beneficiamento e fiação para exportação. Também participaram de palestras com produtores rurais, que compartilharam experiências sobre o dia a dia no campo e a importância do setor para a economia mato-grossense.

Michelly destacou que acompanha há muito tempo o trabalho do movimento e ressaltou o valor educacional da iniciativa: “Foi uma experiência única. As crianças conheceram a lavoura, acompanharam a colheita, andaram nas colheitadeiras e, depois, observaram o processo industrial. Esse contato direto com o agronegócio desperta nelas o interesse e a compreensão sobre a importância do setor para o futuro de Mato Grosso. Nossa meta é expandir esse projeto também para as escolas municipais de Cuiabá, para que mais alunos possam viver essa experiência”, afirmou a vereadora.

O movimento AgroLigadas, fundado e presidido por Geni Caline Schenkel, reúne cerca de 5 mil mulheres ligadas ao agronegócio e está presente há oito anos em Mato Grosso e em outros cinco estados brasileiros. O objetivo é conectar o campo à cidade por meio da comunicação e da educação, promovendo conhecimento e respeito pela terra.

Para Geni Schenkel, a presença da vereadora fortalece o propósito da iniciativa.

“É muito importante ver representantes políticos valorizando o nosso trabalho. Sabemos que a vereadora Michelly vai levar essas informações e apoiar a expansão das atividades. A nossa ideia é, junto com ela, levar a proposta também para os alunos das escolas municipais da capital e do estado. Esse é o caminho para aproximar cada vez mais os jovens do agro”, destacou.

Produção recorde em Mato Grosso

O agronegócio brasileiro tem ampliado a produção de algodão, com destaque para Mato Grosso, que lidera o ranking nacional. O estado alcançou 6,4 milhões de toneladas de algodão em caroço na safra 2023/2024, registrando crescimento de 21,57% na área cultivada. A expectativa do IMEA é que, em 2025, Mato Grosso atinja um novo recorde, com projeção de 6,42 milhões de toneladas.

De acordo com o agricultor José Carlos Dolphino, a média de produtividade chega a 300 arrobas por hectare, consolidando Mato Grosso como o principal polo algodoeiro do país.

Na Fazenda Pirassununga, em período de safra, o trabalho é intenso: a colheita se estende das primeiras horas da manhã até às 23h, resultando na produção de cerca de 30 rolos de algodão por dia, sempre priorizando a qualidade do produto.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Expoagro de entrada gratuita atrai fãs de diversas cidades e fortalece Cuiabá como Capital do Agronegócio

Publicados

em

Ao reunir milhares de pessoas de diversas cidades de Mato Grosso em uma noite de entrada gratuita, a 58ª Expoagro reforçou Cuiabá como Capital do Agronegócio e grande polo de eventos do Estado. Ao som de “O Dia em que Saí de Casa”, o cantor Zezé Di Camargo abriu o show e embalou o público já no início da madrugada desta sexta-feira (17). A música integra o repertório do artista e atravessa gerações. Também ficará marcada na lembrança de muitos que viajaram por horas, cruzando estradas até chegar à capital mato-grossense para ver o ídolo. Com o mesmo objetivo, admiradores de Mariana Fagundes não mediram esforços para ouvir as canções da cantora em uma oportunidade única, de portões abertos e entrada gratuita, proporcionada com o apoio da Prefeitura de Cuiabá. A iniciativa ampliou a participação do público, que superlotou o espaço.

A jovem Sâmila Sampaio, de Rondonópolis, compareceu com a amiga Amanda Souza e outros conhecidos exclusivamente para assistir ao show de Zezé Di Camargo. “Eu sou muito fã dele, já assisti ao show em outras oportunidades. Mas é sempre um espetáculo e, ainda melhor, gratuito”, frisou.

Isadora relatou que a ansiedade estava a mil, pois era a primeira vez que assistia a um show do cantor. “Minha música preferida é Irmão da Lua, embora todas as músicas dele sejam emocionantes, de tocar o coração. E, assim, de graça, é um presente para nós”, afirmou.

Andreia Limonzi saiu de Alta Floresta para trazer as filhas gêmeas Isadora Almeida e Eloisa Almeida. “Tudo para fazer o gosto delas, que amam o Zezé. E eu também aproveito, porque não tem como não gostar das músicas na voz dele”, destacou.

A prima das gêmeas, Beatriz Cerqueira, do bairro Cidade Alta, em Cuiabá, acompanhou a família na noite que ficou marcada para elas.

Enquanto isso, o público seguia cantando uma música após a outra, sem se importar com o avançar da madrugada.

“Qual a expectativa para os shows do Zezé? As melhores, sempre. Já estive presente quando ele se apresentou em Chapada dos Guimarães, além de outros. Conheço as músicas antigas e acompanho as atuais, que são sempre uma novidade agradável”, explicou Widnny Nathália Amorim, moradora do bairro Primeiro de Março, em Cuiabá, que estava acompanhada da amiga Isis Fernanda Vardasca, do Coxipó. Isis, por sua vez, vivenciava a experiência pela primeira vez.

O carinho dos fãs vai ao encontro do sentimento que Zezé Di Camargo demonstra por Mato Grosso ao destacar, em diversas entrevistas, a importância do Estado para a economia do país e para a produção de alimentos que abastecem diversos países.

Antes do show nacional de Zezé Di Camargo, a cantora Mariana Fagundes animou o público para a alegria dos seguidores que vieram especialmente para acompanhá-la.

“Conheci a Mariana Fagundes em 2021, quando tive a oportunidade de trabalhar na equipe de som de um show dela em Cáceres. Hoje vim à Expoagro só para vê-la. Ela é uma pessoa extremamente capacitada, tem uma voz encantadora e, acima de tudo, é muito humilde e humana. Por isso cresceu tanto profissionalmente”, afirmou Eledilson Toralles de Souza.

Desta vez, Eledilson levou a esposa, Mayra Ferreira de Souza, para ver de perto a cantora. O casal deixou os filhos com os avós para aproveitar a noite.

“No sábado vamos voltar para trazer as crianças e aproveitar os brinquedos”, disse Mayra.

O repertório de Mariana Fagundes reuniu diversas canções, trechos de outros sucessos e um testemunho pessoal de vida. Entre as interpretações, músicas do cenário gospel e religioso, como Porque Ele Vive, gravada por diversos artistas, e Nossa Senhora, do padre Antônio Maria. Também houve Peão Apaixonado, de Rio Negro e Solimões, e trechos de Morango do Nordeste, do Karametade.

“Incrível, ela vai de um gênero musical ao outro sem perder a graciosidade”, pontuou uma fã, identificada como Maria Eduarda.

O prefeito Abilio Brunini e a primeira-dama Samantha Iris também visitaram a Expoagro e destacaram o grande público presente, que reflete diretamente na geração de emprego e renda para muitas famílias.

Outros serviços

Além de garantir o acesso gratuito ao evento, a Prefeitura de Cuiabá, parceira da Expoagro 2026, mantém um estande institucional com diversos serviços públicos por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, da Secretaria Municipal da Mulher, com o projeto Cuiabá Acolhe Mulheres, e do Procon Municipal.

Na área da saúde, a Vigilância Epidemiológica, a Vigilância Sanitária e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde monitoram possíveis emergências em saúde pública e fiscalizam as condições de alimentação.

Também são oferecidas orientações sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, relacionadas à regularização de produtos de origem animal.

O público também pode visitar a Feira Cultura, Sabor e Arte, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, onde artesãos e pequenos produtores comercializam e divulgam seus produtos.

As secretarias municipais de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), também atuam no evento para oferecer um ambiente seguro e acolhedor ao público.

Programação

Thiaguinho e o Grupo Kamisa 10 se apresentam nesta sexta-feira (17). No sábado (18), será a vez de Wesley Safadão.

Além dos shows, o público também pode aproveitar as atrações gastronômicas da Expoagro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA