Diamantino
Diamantino é o segundo municÃpio de Mato Grosso a receber carreta do programa âAgora Tem Especialistasâ
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou, na sexta-feira (27.03), os atendimentos da carreta “Agora Tem Especialistas”.
A carreta é equipada para a realização de exames e consultas especializadas, voltadas à saúde da mulher, com foco na ampliação do acesso da população a serviços de média complexidade.
A iniciativa tem como objetivo reduzir as filas de espera, descentralizar os atendimentos e levar assistência qualificada às regiões mais distantes, garantindo mais agilidade no diagnóstico e no cuidado com a saúde.
A unidade móvel oferece exames de ultrassonografia mamária, pélvica e transvaginal, além de mamografia e consultas ginecológicas especializadas.
O vice-prefeito de Diamantino, Antônio Martins, ressaltou a importância da iniciativa e reforçou o convite para que as mulheres procurem atendimento.
“A chegada da carreta representa um avanço significativo para a saúde de Diamantino e de toda a região, ampliando o acesso a exames e consultas especializadas. Essa parceria fortalece o atendimento à população, especialmente para quem aguarda por esses serviços.”
Ele ainda completou: “É fundamental que as mulheres que precisam desse tipo de atendimento procurem a unidade de saúde e aproveitem essa oportunidade de cuidado e prevenção.”
De acordo com o superintendente do Ministério da Saúde, Altir Peruzzo, Diamantino é o segundo município do estado a receber a carreta, resultado do trabalho conjunto e da organização da região para viabilizar a iniciativa.
“Quero parabenizar toda a região, mesmo com o prazo apertado, o município assumiu o desafio e garantiu que tudo fosse organizado. Isso demonstra o comprometimento da gestão e da região para que iniciativas como essa se tornem realidade.”
A assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Pamela Costa, destacou a agilidade no acesso aos resultados.
“Após a realização do exame de ultrassonografia, o resultado sai em até 1 hora, e as imagens da mamografia são disponibilizadas em até sete dias, garantindo mais rapidez no diagnóstico e no encaminhamento para tratamento, quando necessário.”
A secretária municipal de Saúde de São José do Rio Claro, Regiane Marques, destacou o impacto regional da ação e a importância da parceria entre os municípios.
“Trazer esse atendimento para mais perto da população é algo grandioso. Isso facilita o acesso, acolhe e incentiva a realização dos exames. Agradecemos ao Ministério da Saúde e ao município de Diamantino pela parceria e por proporcionar esse benefício para toda a região.”
A carreta está instalada no pátio da ESF Central, localizada na Rua Marechal Rondon, no Centro. Os atendimentos já estão em andamento e seguirão pelos próximos 30 dias. Os serviços são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, com intervalo para almoço.
Para ter acesso aos atendimentos, é necessário que a paciente procure a sua unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), passe por avaliação médica e, caso haja indicação, receba o encaminhamento por meio da central de regulação.
Os serviços também contemplam os municípios da região Médio-Norte, sendo Alto Paraguai, Nortelândia, Nova Maringá, Nobres, Rosário Oeste e São José do Rio Claro.
Diamantino
Prefeitura amplia aulas gratuitas de hidroginástica para o Novo Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer e de Saúde, amplia a oferta de atividades físicas gratuitas no município. A partir de 1º de setembro, o Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, localizado na Avenida das Palmeiras, bairro Novo Diamantino, passa a receber aulas de hidroginástica às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 18h30.
A nova turma amplia o acesso à modalidade, que já é oferecida no Centro de Formação Esportiva Mário Ferreira Mendes, no bairro Buriti, às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30. A hidroginástica é destinada a pessoas com 18 anos ou mais.
A hidroginástica é uma atividade de baixo impacto que contribui para o fortalecimento muscular, mobilidade, equilíbrio e condicionamento físico. A modalidade pode ser uma opção para pessoas com dores articulares, limitações de mobilidade ou que apresentam dificuldades para realizar exercícios de maior impacto, incluindo pessoas que permanecem com dores e limitações após doenças como a chikungunya.
Para participar das aulas de hidroginástica, o interessado deve primeiro procurar a sua Estratégia de Saúde da Família (ESF), onde passará por avaliação e receberá a liberação para a prática da atividade. Após essa etapa, deverá procurar a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para efetivar a inscrição.
Aulas de natação continuam recebendo novas inscrições
Além da hidroginástica, a Prefeitura também mantém abertas as inscrições para as aulas gratuitas de Natação Infantil, destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.
As aulas são realizadas na AABB, às quartas-feiras, das 15h às 17h, e às quintas-feiras, das 8h às 10h.
Para mais informações sobre as modalidades e inscrições, os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, no Centro de Formação Esportiva Mário Ferreira Mendes, localizado na Rua dos Esportes, bairro Buriti.
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso5 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Várzea Grande5 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá1 dia atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso1 dia atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá5 dias atrásMercadinho do ETA transforma matemática em aprendizado na prática e anima alunos da EMEB Manoel João de Arruda
-
Cuiabá2 dias atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











