Diamantino
Diamantino celebra o primeiro nascimento de 2026 no Hospital Municipal
Diamantino
O início de um novo ano simboliza novos começos e histórias que se renovam. Em Diamantino, esse momento foi marcado pelo nascimento do primeiro bebê de 2026, registrado no dia 2 de janeiro, às 08h da manhã, no Hospital Municipal São João Batista. O pequeno Raell Ferreira veio ao mundo por cesariana, pesando 3,370 kg e medindo 53 centímetros.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, o Hospital Municipal é referência em atendimento materno-infantil para Diamantino e toda a região. Somente em 2025, a unidade registrou mais de 700 nascimentos, atendendo não apenas gestantes do município, mas também de cidades vizinhas.
“Nosso compromisso é com a vida e com o bem-estar dessas mães e bebês, oferecendo um atendimento acolhedor em um momento tão importante e ficamos muito felizes com a notícia do primeiro nascimento.”
A mãe do pequeno Raell, Agata dos Santos, destacou a confiança e acolhimento que a equipe responsável pelo seu parto passou.
“A equipe me passou muita confiança, explicou tudo e foi tudo muito rápido. Quando percebi, já estava com meu filho nos braços. Eles são muito pacientes, educados e ajudam em tudo, ainda mais por ser meu primeiro filho.”
Suzana Dockhorn, responsável técnica, ressaltou que o cuidado começa desde a chegada da gestante ao hospital, com acolhimento na admissão e escuta qualificada. A segurança do paciente também é prioridade, com a identificação da mãe e do bebê por meio de pulseiras contendo dados essenciais, como nome completo.
Suzana ainda destacou que a gestante tem, por lei, o direito a um acompanhante de sua escolha durante a internação. No centro cirúrgico, cada etapa do procedimento é explicada de forma clara, desde a anestesia até o posicionamento, permitindo que a mulher se sinta protagonista do seu parto.
“Desde a admissão até o pós-parto, todo o processo é construído com base no acolhimento, na segurança e na informação. Nosso objetivo é que a gestante se sinta segura, acolhida e protagonista desse momento”
A enfermeira e responsável pela área da maternidade, Larissa Lima, explicou que após a admissão, a gestante é encaminhada ao leito de internação, onde são avaliados os sinais vitais, o histórico clínico e o plano de parto. Todo o ambiente é preparado para transmitir segurança a fim de reduzir a ansiedade e proporcionar mais tranquilidade à mãe.
Segundo Larissa, após o nascimento, a unidade prioriza a Hora de Ouro (Golden Hour), um momento fundamental para o vínculo entre mãe e bebê. Sempre que o recém-nascido apresenta boa vitalidade, são estimulados o contato pele a pele imediato, a amamentação precoce e o clampeamento tardio do cordão umbilical.
“No trabalho de parto natural, a gestante é acolhida em uma sala de pré-parto ampla e confortável, onde pode caminhar, se movimentar, utilizar a bola suíça, tomar banho morno e contar com toda a estrutura necessária para viver esse momento com segurança, conforto e tranquilidade até a chegada do bebê.”
O parto ocorreu por volta das 08h, realizado pelo médico obstetra, Dr. Ilton Saragiotto, o médico anestesista, Dr. Reinaldo Almeida, o médico pediatra Dr. Durval Maciel, o enfermeiro, Marcos Antônio de Jesus Mendes e as técnicas de enfermagem, Patrycia Conceição de Almeida Costa Pondé, Helen Kayane de Oliveira Nascimento e Josiane Silva dos Santos.
Diamantino
Prefeitura de Diamantino anuncia funcionamento da base do SAMU no município
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) entrou em funcionamento no município nesta segunda-feira (01.06).
Instalada no Centro Integrado de Saúde (CIS), a base do SAMU passa a oferecer atendimento móvel de urgência e emergência em Diamantino. A equipe será responsável pelos atendimentos realizados diretamente nos locais das ocorrências.
Os atendimentos poderão ser acionados pelo número 192, pelo celular (65) 9.9993-9372, pelo telefone fixo (65) 3317-3200 e também pelo aplicativo 192 Fácil, disponível para aparelhos Android e iOS.
Android:https://play.google.com/store/apps/details?id=com.samu.x_192facil
iOS:https://apps.apple.com/br/app/192-f%C3%A1cil/id1501340705
Os chamados são recebidos pela Central de Regulação do SAMU, em Cuiabá, que faz o direcionamento da equipe para o município.
O prefeito, Chico Mendes, destacou a importância da implantação do serviço para a população.
“A implantação da base do SAMU representa mais segurança, agilidade e eficiência no atendimento às ocorrências. Além de atender os moradores de Diamantino, o serviço também estará disponível para pessoas que estejam de passagem pelo município e precisem de atendimento de urgência ou emergência, por meio de um canal reconhecido nacionalmente.”
A secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, explicou as mudanças que passam a ocorrer com a implantação da base.
“Até então, os atendimentos que exigiam deslocamento até o local da ocorrência eram realizados pela equipe municipal de urgência e emergência. Com o início das atividades da base do SAMU em Diamantino, esse serviço passa a contar com uma equipe específica e preparada para atender esse tipo de ocorrência.”
A secretaria ainda completou: “A partir de agora, a população deve acionar diretamente o 192 ou os demais canais disponibilizados pelo SAMU.”
A assessora técnica de Saúde, Pâmela Costa, ressaltou o trabalho desenvolvido para que a base pudesse iniciar os atendimentos no município.
“Esse é um trabalho que começou ainda no ano passado. Desde então, foram cumpridas todas as etapas necessárias para a implantação da base do SAMU em Diamantino, incluindo adequações na estrutura da unidade, vistoria técnica, disponibilização e capacitação de uma equipe específica, além do cumprimento de todas as exigências previstas para a habilitação do serviço.”
-
Esportes7 dias atrásJoão Fonseca vence Casper Ruud e alcança quartas de final de Roland Garros pela 1ª vez
-
Esportes7 dias atrásBrasil goleia o Panamá por 6 x 2 no Maracanã na despedida antes da Copa do Mundo
-
Entretenimento3 dias atrásAbilio chega ao Top 15 da política brasileira e se consolida como o prefeito mais influente do país nas redes
-
Mato Grosso6 dias atrásTrecho de rodovia mostra desgaste precoce após investimento de R$ 130 milhões
-
Mato Grosso5 dias atrásSaúde de Primavera amplia estrutura e ganha reforço de 132 profissionais
-
Esportes5 dias atrásPrefeitura abre 2,6 mil vagas para o projeto “Bom de Esporte, Bom de Escola” em Cuiabá
-
Mato Grosso3 dias atrásArticulação de Wanderley Cerqueira e apoio de Botelho garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande
-
Política6 dias atrásApós denúncia de Flavia, TCE determina devassa na Era Kalil, em VG








