Diamantino
Mais de R$ 8,1 milhões serão investidos em microrrevestimento asfáltico em Diamantino
Diamantino
O prefeito Chico Mendes esteve trabalhando junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) para viabilizar investimentos voltados à conservação e recuperação do pavimento urbano de Diamantino. A iniciativa prevê um aporte de R$8,1 milhões para a execução de obras de microrrevestimento asfáltico e implantação de nova sinalização viária em diversos bairros do município.
O investimento tem como objetivo melhorar significativamente a infraestrutura urbana, proporcionando mais durabilidade ao pavimento, maior conforto aos motoristas e pedestres, além de reforçar a segurança no trânsito. A recuperação também contribui para a redução de custos com manutenção, prevenção de danos estruturais e melhoria das condições de mobilidade.
De acordo com o edital (Concorrência Pública Eletrônica nº 17/2026) disponibilizado pela Sinfra-MT, a obra contempla a aplicação de duas camadas de microrrevestimento asfáltico, além da implantação de sinalização horizontal e vertical.
A ação abrangerá uma área total de 187.811,03 metros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 25 quilômetros de vias urbanas recuperadas. Conforme disposto no edital, a licitação será realizada no dia 12 de março, por meio do sistema SIAG.
O prefeito Chico Mendes destacou que a parceria com o Governo do Estado reforça o compromisso da administração municipal com a melhoria da infraestrutura urbana e com a qualidade de vida da comunidade diamantinense.
“Esse é um investimento muito importante para Diamantino, pois garante mais segurança e qualidade de vida para a nossa população, valoriza os bairros e impulsiona o desenvolvimento do município. Estamos trabalhando para construir uma cidade cada vez melhor para todos.”
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Leonildo Costa, destacou que a escolha pelo microrrevestimento asfáltico é resultado de um trabalho técnico e criterioso. Segundo ele, anteriormente as intervenções eram realizadas com lama asfáltica, método que exigia manutenções mais frequentes.
“Seguimos as diretrizes estabelecidas pelo prefeito Chico Mendes, que orienta a equipe a buscar soluções mais eficientes e duradouras para o município. Com isso gestão municipal optou por uma alternativa mais moderna e com maior vida útil. Embora o processo tenha demandado mais tempo para estudos e tratativas técnicas, a decisão prioriza qualidade, economicidade e melhores resultados para a população a longo prazo.”
Conforme o Estudo Técnico Preliminar (ETP Nº 110/2025/SAOR/SINFRA-MT), a intervenção será realizada em importantes vias do município, entre elas a Avenida Colina Azul, Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes, Avenida Municipal Dr. Marzavão de Siqueira, Avenida Irmão Miguel Abib, Avenida Gilmar Ferreira Mendes, Avenida das Palmeiras, Avenida Dom Alonso, Rua Rui Barbosa, Rua São Benedito, Rua 18 de Setembro, entre outras.
Diamantino
Projeto Rio Limpo promove mobilização comunitária para preservação do Rio Ribeirão do Ouro
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Rotary Club, realiza, no sábado (12.09), a partir das 7h, em frente ao SISPUMD, a segunda edição do Projeto Rio Limpo, iniciativa voltada à limpeza e à preservação do Rio Ribeirão do Ouro.
A ação integra a programação da Semana do Meio Ambiente e também faz parte das atividades alusivas aos 298 anos de Diamantino. Segundo a pasta, o objetivo é reunir a comunidade, representantes de instituições, servidores públicos, entidades e voluntários em um momento de mobilização pela preservação de um dos importantes recursos naturais do município.
Durante a ação, os participantes estarão envolvidos na retirada de resíduos encontrados às margens e no entorno do rio, contribuindo diretamente para a conservação do meio ambiente.
Para o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, o Projeto Rio Limpo representa um importante momento de mobilização e conscientização da comunidade.
“Mais do que realizar a limpeza do rio, queremos despertar em cada participante a importância de cuidar e preservar o meio ambiente. A conservação dos nossos recursos naturais é uma responsabilidade de todos.”
O secretário ainda completou: “Em sua segunda edição, o projeto amplia a mobilização iniciada anteriormente e convidamos toda a população a fazer parte desse movimento. A participação voluntária é uma oportunidade de contribuir com a cidade e demonstrar, na prática, o compromisso coletivo com a preservação ambiental.”
A programação da Semana do Meio Ambiente acontece entre os dias 8 e 13 de setembro, com ações promovidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente junto aos alunos da rede municipal de ensino.
Durante o período, são realizadas oficinas educativas com o objetivo de promover a conscientização ambiental, estimular práticas de preservação e despertar, desde a infância, o cuidado com os recursos naturais e com o meio ambiente.
-
OAB5 dias atrásParanatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop11 horas atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop11 horas atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop11 horas atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
Sinop11 horas atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
OAB5 dias atrásParanatinga, Primavera, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop11 horas atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Política6 dias atrásCongresso estará fechado para visitação neste fim de semana e feriado











