Diamantino

Prefeitura de Diamantino amplia ações voltadas à agricultura familiar no município

Publicado em

Diamantino

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, segue investindo no fortalecimento da agricultura familiar e no desenvolvimento rural do município. Dentro desse trabalho, a administração municipal continua apoiando as associações para que ampliem sua capacidade produtiva e melhorem a infraestrutura de trabalho.

Nesse contexto, a Associação da Agricultura Familiar Sustentável de Policultura (CEIBA), do PA Caeté, iniciou a construção da Agroindústria de Produtos Derivados de Mandioca, conhecida como Casa da Farinha.

A construção da agroindústria conta com recursos do Projeto Rural Sustentável – Cerrado, iniciativa que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no bioma Cerrado, por meio do incentivo a práticas sustentáveis e da adoção de tecnologias produtivas de baixa emissão de carbono. A ação também recebe o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que disponibiliza suporte técnico e operacional para a execução do projeto.

A iniciativa integra o trabalho contínuo da Secretaria junto às associações e famílias da agricultura familiar, com foco na melhoria da infraestrutura produtiva, no fortalecimento das atividades no campo e na geração de renda para os produtores.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, destacou a importância do fortalecimento das associações para impulsionar o desenvolvimento rural no município.

“Nosso papel é oferecer suporte técnico e operacional para que as iniciativas se consolidem. A construção da casa da farinha representa um avanço significativo, pois fortalece o trabalho da CEIBA e agrega valor à produção da agricultura familiar”, ressaltou o secretário.

O Projeto Rural Sustentável é fruto de uma cooperação técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com financiamento do Fundo Internacional do Clima do Governo do Reino Unido.

Nessa parceria, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) atua como beneficiário institucional, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é responsável pela execução e gestão do projeto, a Embrapa responde pela coordenação científica e a Associação Rede ILPF presta apoio técnico às ações desenvolvidas.

Prefeitura de Diamantino

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

Diamantino realiza Dia D de vacinação e aplica mais de 650 doses em ação contra a influenza

Publicados

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado, 25 de abril, o Dia D de Vacinação contra a Influenza. A ação ocorreu em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município e resultou na aplicação de 654 doses, entre vacinas contra a gripe e outros imunizantes.

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, as unidades de saúde funcionaram em horário especial, com atendimento até as 16h, sem intervalo para o almoço. A medida facilitou o acesso da população que não consegue comparecer às unidades durante a semana, garantindo mais oportunidades de proteção para todos.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Erica Abreu, falou sobre o propósito da mobilização.

“O objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal no município, principalmente entre os grupos prioritários, além de garantir a atualização do calendário vacinal da população. A vacinação é uma das principais formas de prevenção e proteção contra doenças.”

Jandira Vandoski, de 50 anos, moradora do bairro Buriti, comentou sobre o horário diferenciado.

“É muito importante, porque a maioria das mulheres não tem condições de sair durante a semana. Eu mesma tive que me ausentar do trabalho para poder vir. É muito importante cuidar da saúde, porque a mulher precisa estar bem para que a família também esteja bem.”

Luizmar Marcolino, de 40 anos, também aproveitou o mutirão para levar os filhos, Kauê Eduardo, de 10 anos, e Lavínia Karollayne, para se vacinar. Ele ressaltou a praticidade do atendimento em horário especial.

“Durante a semana a gente trabalha e não consegue acompanhar os filhos. Hoje é uma oportunidade de estar junto, trazendo eles para vacinar e acompanhando esse cuidado com a saúde.”

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação contra a influenza segue disponível nas Estratégias de Saúde da Família, em horário regular de atendimento. Basta procurar a unidade mais próxima com documento pessoal e carteira de vacinação.

Podem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e professores. Também fazem parte do público-alvo as forças de segurança e salvamento, as Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, além de trabalhadores dos Correios e portuários. A campanha contempla ainda pessoas em situação de rua, povos indígenas e quilombolas, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas.

Prefeitura de Diamantino

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA