Diamantino
Programa de Aquisição de Alimentos fortalece agricultura familiar e garante segurança alimentar em Diamantino
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou na última quarta-feira (25.09), a distribuição de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O projeto, com validade de um ano, irá beneficiar a comunidade em situação de vulnerabilidade social com produtos frescos e nutritivos, fortalecendo a segurança alimentar e incentivando a agricultura familiar, ao todo serão aproximadamente 70 famílias atendidas semanalmente.
Os produtos serão fornecidos por sete produtores locais, em um investimento total de R$91 mil, resultado da parceria entre a COODAF (Cooperativa de Agricultura Familiar), a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Entre os alimentos distribuídos estão mel, milho, mandioca, pimenta de cheiro, limão, alface, couve, cebolinha, salsa, além de pães e bolos.
Além da entrega dos alimentos, o evento contou com o encontro do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), onde a psicóloga do CRAS realizou palestra a respeito do Setembro Amarelo, momento de troca e orientação para as famílias atendidas pelo CRAS, reforçando o cuidado social e a promoção da qualidade de vida.
O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, ressaltou a importância do projeto PAA e o beneficiamento para toda comunidade.
“Essa é uma iniciativa que visa incentivar e ajudar todos os segmentos, pois estamos incentivando a agricultura familiar e de contrapartida beneficiando as famílias que mais precisam.”
A coordenadora do CRAS, Indianara Nogueira, destacou a importância da parceria que torna possível a realização da distribuição de alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade.
“Essa união de esforços mostra que, quando trabalhamos juntos, conseguimos fortalecer nossa comunidade de forma concreta, garantindo alimentação de qualidade para quem mais precisa e, ao mesmo tempo, valorizando os nossos produtores locais.”
Vanderlei Santos, presidente da COODAF Diamantino, falou sobre o objetivo da iniciativa.
“Estamos iniciando as entregas dos produtos para a Conab, uma política do governo que busca incentivar e fortalecer a Agricultura Familiar e, ao mesmo tempo, contribuir com o programa Fome Zero, garantindo que as famílias de baixa renda tenham acesso a uma alimentação mais saudável.”
A articuladora do Projeto PAA da região Médio Norte, Vilma Souza, comentou sobre o desenvolvimento do projeto no município.
“Através deste projeto, os alimentos são comprados da agricultura familiar sendo estes distribuídos para as entidades do município que ficam responsáveis por distribuir esses alimentos para as famílias carentes, beneficiando assim tanto os agricultores, quanto às famílias.”
Luzia Paulina, usuária do CRAS, destacou a importância da distribuição dos alimentos para as famílias.
“Eu acho muito importante essa iniciativa, pois diversifica a nossa alimentação e nos ajuda muito.”
Diamantino
Prefeitura de Diamantino realiza 1º Campeonato Municipal de Xadrez Rápido com inscrições gratuitas
A Prefeitura Municipal de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Diamantino e a Federação Mato-Grossense de Xadrez, realiza, entre os dias 11, 18 e 25 de maio, o 1º Campeonato Municipal de Xadrez Rápido de Diamantino. A iniciativa visa incentivar a prática do xadrez, promover a integração entre os participantes e fortalecer o esporte no município.
A competição será realizada na quadra poliesportiva “Luciano Lamp”, localizada na Praça Francisco Ferreira Mendes, no bairro da Ponte, reunindo competidores de diferentes idades e níveis de experiência.
De acordo com o regulamento, o torneio será dividido em seis categorias, contemplando desde o público infantil até a categoria adulta, garantindo ampla participação da comunidade.
As partidas serão disputadas na modalidade de xadrez rápido, seguindo as regras oficiais da FIDE, com ritmo de jogo de 15 minutos, mais 5 segundos de acréscimo por lance.
A programação tem início no dia 11 de maio, com recepção, confirmação das inscrições e realização das duas primeiras rodadas. As demais rodadas acontecem nos dias 18 e 25. Ao final da última etapa, será realizada a cerimônia de premiação, com a entrega de troféus aos três primeiros colocados de cada categoria.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 de maio, por meio de formulário eletrônico.
Acesse o regulamento completo, clicando aqui.
O secretário de Esportes e Lazer, Gerson Vidal, reforçou o convite para que toda a população participe e destacou que a iniciativa vai além da competição, mas que busca promover a inclusão, a convivência e o desenvolvimento pessoal por meio do esporte.
“Esse campeonato representa um passo importante para o fortalecimento do esporte em Diamantino. Nosso objetivo é ampliar o acesso à prática esportiva e criar oportunidades de integração para toda a comunidade, valorizando os talentos locais.”
-
Entretenimento7 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso4 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá4 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Coluna VIP MT2 dias atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Cuiabá4 dias atrásCabaré com Leonardo e Bruno & Marrone é adiado em Cuiabá
-
Mato Grosso7 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Rondonópolis5 dias atrásAlessandra Ferreira transforma assistência social e vira vitrine política em Rondonópolis
-
Mato Grosso6 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22





