Diamantino
Secretaria de Assistência Social realiza entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos a 100 famílias
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou na sexta-feira (16.01) a entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) a famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) e que se enquadram nos critérios estabelecidos para o recebimento do benefício.
O programa tem como objetivo garantir a segurança alimentar das famílias beneficiadas, por meio da oferta de alimentos frescos provenientes da agricultura familiar, além de fortalecer as políticas públicas voltadas à promoção do acesso à alimentação de qualidade.
Semanalmente, cerca de 100 famílias são atendidas, sendo 70 do bairro Novo Diamantino e 30 do Diamantino Histórico.
A secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Jaqueline Mendes, destacou a importância da ação.
“Essa iniciativa reforça a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade. Por meio do PAA, conseguimos levar alimentos frescos e de qualidade a quem mais precisa, ao mesmo tempo em que valorizamos a agricultura familiar e fortalecemos as políticas públicas de inclusão e proteção social no município.”
O atendimento do Programa de Aquisição de Alimentos segue critérios de prioridade, contemplando famílias com pessoas acamadas, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), famílias com crianças de 0 a 18 anos inscritas no Cadastro Único e famílias com renda per capita de até meio salário-mínimo por pessoa.
Para a concessão do benefício, é necessário que o Cadastro Único esteja devidamente atualizado.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Fortaleza, nº 50, bairro Jardim Alvorada, pelo WhatsApp (65) 3337-1823, ou com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, situada na Rua Quintino Bocaiúva, nº 121, no Centro, pelo telefone ou WhatsApp (65) 99290-4350.
Diamantino
Diamantino realiza Dia D de vacinação e aplica mais de 650 doses em ação contra a influenza
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado, 25 de abril, o Dia D de Vacinação contra a Influenza. A ação ocorreu em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município e resultou na aplicação de 654 doses, entre vacinas contra a gripe e outros imunizantes.
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, as unidades de saúde funcionaram em horário especial, com atendimento até as 16h, sem intervalo para o almoço. A medida facilitou o acesso da população que não consegue comparecer às unidades durante a semana, garantindo mais oportunidades de proteção para todos.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Erica Abreu, falou sobre o propósito da mobilização.
“O objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal no município, principalmente entre os grupos prioritários, além de garantir a atualização do calendário vacinal da população. A vacinação é uma das principais formas de prevenção e proteção contra doenças.”
Jandira Vandoski, de 50 anos, moradora do bairro Buriti, comentou sobre o horário diferenciado.
“É muito importante, porque a maioria das mulheres não tem condições de sair durante a semana. Eu mesma tive que me ausentar do trabalho para poder vir. É muito importante cuidar da saúde, porque a mulher precisa estar bem para que a família também esteja bem.”
Luizmar Marcolino, de 40 anos, também aproveitou o mutirão para levar os filhos, Kauê Eduardo, de 10 anos, e Lavínia Karollayne, para se vacinar. Ele ressaltou a praticidade do atendimento em horário especial.
“Durante a semana a gente trabalha e não consegue acompanhar os filhos. Hoje é uma oportunidade de estar junto, trazendo eles para vacinar e acompanhando esse cuidado com a saúde.”
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação contra a influenza segue disponível nas Estratégias de Saúde da Família, em horário regular de atendimento. Basta procurar a unidade mais próxima com documento pessoal e carteira de vacinação.
Podem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e professores. Também fazem parte do público-alvo as forças de segurança e salvamento, as Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, além de trabalhadores dos Correios e portuários. A campanha contempla ainda pessoas em situação de rua, povos indígenas e quilombolas, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas.
-
Cuiabá3 dias atrásInclusão não é favor: é direito constitucional
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura entrega novos veículos para fortalecer atendimentos na saúde pública de Primavera do Leste
-
Polícia6 dias atrásOperações da Polícia Civil bloqueiam R$ 281 milhões em bens de facções criminosas
-
Cuiabá7 dias atrásCuiabá mantém cenário de normalidade para meningite e reforça vacinação na rede municipal
-
Várzea Grande6 dias atrásVárzea Grande investe R$ 400 mil em drenagem para acabar com alagamentos no Formigueiro
-
Cuiabá6 dias atrásSecretaria da Mulher de Cuiabá oferece cursos gratuitos de unhas de gel e confeitaria
-
Política3 dias atrásSeif apresenta balanço do mandato e anuncia licença temporária
-
Política3 dias atrásCâncer do colo do útero: debate ressalta importância da vacinação contra o HPV







