Diamantino
Semana da Páscoa é celebrada com atividades educativas nas escolas da rede municipal em Diamantino
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na quarta-feira (01.04) a programação da Semana de Páscoa em todas as escolas e creches da rede municipal. A iniciativa busca apresentar aos alunos o significado da data por meio de atividades educativas que aliam aprendizado, reflexão e convivência.
Durante a semana, as unidades escolares desenvolveram uma programação que envolveu toda a comunidade escolar, com ações voltadas ao fortalecimento de valores como solidariedade, partilha e respeito.
Na Escola Municipal de Tempo Integral Brás Maimoni, os alunos participaram de diversas atividades voltadas ao significado da Páscoa, como contação de histórias, confecção de cartões, rodas de conversa sobre amizade e partilha, além de músicas e paródias.
Já na EMEI Carinha de Anjo, as crianças da creche participaram de apresentações com temática pascal e atividades como a confecção de máscaras, proporcionando momentos de aprendizado, criatividade e alegria.
A Escola Elza Martins de Queiroz Oliveira também desenvolveu uma programação especial com apresentações dos alunos. A turma do 4º ano B realizou a declamação da poesia “O Verdadeiro Significado da Páscoa”, enquanto os alunos do 5º ano apresentaram uma música e um jogral. Outro destaque foi a apresentação da canção “O Maior Amor do Mundo”, preparada pelos estudantes da unidade.
Na Escola Castro Alves, a programação contou com a exibição de um filme relacionado ao tema, seguida de apresentações dos alunos, promovendo momentos de reflexão e participação ativa dos estudantes.
A Escola Castorina Sabo Mendes também integrou a programação com apresentações realizadas pelos alunos do período matutino, incluindo poemas, jograis e músicas, fortalecendo a integração entre os estudantes.
A secretária municipal de Educação, Wânia Augusto, destacou a importância da iniciativa no fortalecimento do processo educativo e na formação integral dos alunos.
“A proposta vai além da tradicional celebração, por meio de atividades como apresentações, contação de histórias, cantigas e produção de trabalhos relacionados à data, conseguimos contribuir de forma significativa para a formação cidadã dos nossos alunos.”
Diamantino
Em defesa da população, prefeito Chico Mendes cobra respostas da Águas de Diamantino durante audiência pública
Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (14.10), no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, em Diamantino, foram discutidos os problemas no abastecimento de água e a prestação dos serviços de esgotamento sanitário no município. O encontro reuniu representantes do poder público, da concessionária Águas de Diamantino, da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) e moradores para apresentar demandas, cobrar esclarecimentos e discutir medidas para melhorar os serviços.
Durante a audiência, o prefeito Chico Mendes apresentou o posicionamento da administração municipal em defesa da população diante das reclamações sobre a falta de água e cobrou respostas da concessionária sobre as interrupções no fornecimento. Entre os principais pontos discutidos estiveram as causas dos problemas, os investimentos realizados e as medidas necessárias para garantir a regularidade do abastecimento.
“A falta de água em Diamantino é inadmissível. A população tem razão de cobrar e nós também estamos cobrando. Durante nossa gestão, buscamos compreender as obrigações previstas no contrato, cobramos a concessionária e acionamos a AGIRF para acompanhar a situação. Agora, queremos respostas concretas, com medidas que realmente resolvam os problemas.”
O contrato de concessão nº 217/2014, firmado entre o Município e a Águas de Diamantino, estabelece as responsabilidades da empresa pela operação, manutenção e execução dos investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Prefeitura, como poder concedente, tem a atribuição de acompanhar a execução contratual, enquanto a Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços.
Os indicadores de desempenho da concessionária também integraram a pauta. Um diagnóstico técnico de setembro de 2026 apontou um índice de perdas de água de 68%, dado que serviu de referência para a discussão sobre o cumprimento das metas previstas no contrato.
Outro assunto abordado foi a proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014. A administração municipal trabalha na revisão de metas e indicadores de desempenho, além da previsão de planos e protocolos para situações emergenciais e da adequação das metas de cobertura do esgotamento sanitário às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.
-
Mato Grosso6 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT3 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT3 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Polícia6 dias atrásSerralheiro confessa ter matado professor e alega que sofria chantagem; PC aponta três envolvidos
-
Diamantino4 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Várzea Grande5 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
OAB6 dias atrásRepresentantes da OAB-MT participam como palestrantes do evento jurídico Desafios da Advocacia no Mundo Rural
-
Diamantino6 dias atrásPrefeitura de Diamantino torna público o resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural 004/2026












