Diamantino
Serviços de saúde seguem funcionando durante o recesso de fim de ano em Diamantino
Diamantino
Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o cuidado à saúde da população e informa sobre o funcionamento dos serviços de saúde durante o período de recesso.
De acordo com a secretária de Saúde, as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades Especializadas estarão fechadas apenas nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro. Nos demais dias, os atendimentos seguem ocorrendo normalmente.
Ainda segundo Adélia Maria, para garantir assistência mesmo nos dias de fechamento das UBSs, o Horário Estendido continuará funcionando normalmente aos finais de semana e feriados, com atendimentos de baixa complexidade. O serviço é realizado na ESF Central, localizada no centro de Diamantino, nos horários das 7h às 11h, das 13h às 17h, e das 18h às 22h.
“Mesmo durante o período de festas, nossa prioridade é garantir que a população tenha acesso aos serviços de saúde. Organizamos os atendimentos para que funcione de forma estratégica e assim todos sejam atendidos.”
Ela ainda completou: “Pedimos que a população fique atenta aos horários e procure sempre o serviço mais adequado para cada situação.”
A gestora da pasta, destaca ainda que o serviço do Horário Estendido noturno que funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, realiza os atendimentos das 18h às 00h (meia-noite) na ESF UniSaúde no Novo Diamantino e na ESF Central no Centro Histórico.
A Secretaria Municipal de Saúde, informou que os atendimentos de Urgência e Emergência seguem funcionando normalmente durante todo o período de recesso e que o Hospital Municipal São João Batista permanece de portas abertas para o atendimento de gestantes e puérperas com recém-nascidos.
Diamantino
Em defesa da população, prefeito Chico Mendes cobra respostas da Águas de Diamantino durante audiência pública
Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (14.10), no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, em Diamantino, foram discutidos os problemas no abastecimento de água e a prestação dos serviços de esgotamento sanitário no município. O encontro reuniu representantes do poder público, da concessionária Águas de Diamantino, da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) e moradores para apresentar demandas, cobrar esclarecimentos e discutir medidas para melhorar os serviços.
Durante a audiência, o prefeito Chico Mendes apresentou o posicionamento da administração municipal em defesa da população diante das reclamações sobre a falta de água e cobrou respostas da concessionária sobre as interrupções no fornecimento. Entre os principais pontos discutidos estiveram as causas dos problemas, os investimentos realizados e as medidas necessárias para garantir a regularidade do abastecimento.
“A falta de água em Diamantino é inadmissível. A população tem razão de cobrar e nós também estamos cobrando. Durante nossa gestão, buscamos compreender as obrigações previstas no contrato, cobramos a concessionária e acionamos a AGIRF para acompanhar a situação. Agora, queremos respostas concretas, com medidas que realmente resolvam os problemas.”
O contrato de concessão nº 217/2014, firmado entre o Município e a Águas de Diamantino, estabelece as responsabilidades da empresa pela operação, manutenção e execução dos investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Prefeitura, como poder concedente, tem a atribuição de acompanhar a execução contratual, enquanto a Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços.
Os indicadores de desempenho da concessionária também integraram a pauta. Um diagnóstico técnico de setembro de 2026 apontou um índice de perdas de água de 68%, dado que serviu de referência para a discussão sobre o cumprimento das metas previstas no contrato.
Outro assunto abordado foi a proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014. A administração municipal trabalha na revisão de metas e indicadores de desempenho, além da previsão de planos e protocolos para situações emergenciais e da adequação das metas de cobertura do esgotamento sanitário às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.
-
Coluna VIP MT4 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT4 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino5 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Polícia3 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões
-
Várzea Grande6 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
Diamantino6 dias atrásDiamantino realiza Semana das Crianças na Biblioteca-Parque e atende mais de 160 alunos da rede municipal
-
Política3 dias atrásCasa 22 será inaugurada hoje em Cuiabá para mobilizar apoio a Flávio Bolsonaro
-
OAB2 dias atrásOAB-MT se reúne com Governo e requer prioridade na conclusão da reforma de parlatórios no Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde












