Diamantino
XX Festival de Férias tem abertura oficial e reúne 21 equipes em Diamantino
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Águas de Diamantino, realizou, na última terça-feira (21.07), a cerimônia de abertura do XX Festival de Férias, um dos mais tradicionais eventos esportivos do município.
Celebrando 20 anos de história, o festival reúne, nesta edição, 21 equipes, que disputarão 13 modalidades esportivas ao longo de 11 dias de competições, promovendo integração, lazer e incentivo à prática esportiva entre atletas de diferentes idades.
A cerimônia de abertura foi marcada por apresentações culturais e artísticas. O público acompanhou as apresentações do Grupo Flor de Pequi, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, do CTG 18 de Setembro, além do Ballet e do Grupo de Aeróbica, ambos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
O prefeito Chico Mendes, idealizador do Festival de Férias há duas décadas, destacou a emoção de ver o evento chegar à sua 20ª edição, consolidado como uma das maiores celebrações esportivas e de integração social do município.
“Há 20 anos, sonhamos com um evento que fosse muito mais do que uma competição esportiva. O Festival de Férias nasceu com o propósito de unir as famílias, incentivar nossos jovens à prática esportiva e fortalecer os laços da nossa comunidade. Hoje, ver esse projeto completar duas décadas, reunindo 21 equipes, 13 modalidades e milhares de pessoas em torno do esporte, é motivo de muita alegria e orgulho.”
O prefeito ainda completou: “Agradeço a todos que fizeram e fazem parte dessa história e desejo que esta edição fortaleça ainda mais o espírito de união, respeito e amizade que sempre marcaram o nosso Festival de Férias.”
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Gerson Vidal, ressaltou o empenho da equipe na organização do evento e destacou a importância do Festival de Férias para o fortalecimento do esporte no município.
“Chegar à 20ª edição do Festival de Férias é motivo de muito orgulho para todos nós. Este festival representa a união entre equipes, famílias e comunidade, incentivando a prática esportiva e revelando talentos. Convidamos toda a população para prestigiar os jogos, torcer pelas equipes e fazer parte desta grande festa que, há duas décadas, movimenta o esporte diamantinense.”
Para o diretor-presidente da Águas de Diamantino, Arildo Viana, apoiar iniciativas como essa reforça o compromisso da concessionária com o desenvolvimento da cidade.
“A Águas de Diamantino acredita que investir em iniciativas que promovem esporte, saúde e integração social é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do município. Temos orgulho de apoiar um evento que já faz parte da história da cidade e reforça valores tão importantes para a comunidade”.
A programação do XX Festival de Férias será realizada entre os dias 21 de julho e 1º de agosto, reunindo disputas em 13 modalidades esportivas distribuídas em diferentes espaços do município, como a Quadra Poliesportiva da Praça do Bairro São Benedito, o Campo Society, a Quadra do Bairro da Ponte e a Arena Bezerrão.
Durante os 11 dias de competição, atletas disputarão partidas de futsal, futebol society, handebol, vôlei, vôlei de areia, futvôlei, basquete, atletismo, xadrez e truco, proporcionando uma programação diversificada para atletas, torcedores e toda a comunidade.
A solenidade contou com a presença da secretária municipal de Cultura e Turismo, Anna Capistrano; do procurador-geral do Município, Éder Assis; da secretária municipal de Saúde, Adélia Maria; da secretária municipal de Fazenda, Dalva Barros; da diretora adjunta da Diretoria Regional de Educação (DRE), Ana Paula Deprá; da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Diamantino (ACID), Sandro Rodrigues; da gerente do Sicredi, Marcieli; da gerente da unidade do SEST SENAT Diamantino, Tamires Vale; do secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Leonildo Costa; e do vice-prefeito, Antônio Martins.
Diamantino
Prefeitura de Diamantino realiza premiação do Projeto de Educação Ambiental Campo Limpo
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (CEARPA) de Diamantino, realizou, na segunda-feira (31.08), na Biblioteca Parque, a premiação do Projeto de Educação Ambiental Campo Limpo. A iniciativa envolveu estudantes do 4º e 5º anos das escolas municipais em atividades de desenho e redação.
Nesta edição, o projeto trabalhou a temática: “Trajeto de Casa Até a Escola”, propondo aos estudantes a observarem os resíduos encontrados durante o percurso. Os alunos do 4º ano participaram por meio da produção de desenhos, enquanto os estudantes do 5º ano desenvolveram redações.
O prefeito Chico Mendes destacou a importância das ações desenvolvidas pelo município voltadas à limpeza urbana, à preservação ambiental e, principalmente, à conscientização das novas gerações.
“Ações como o Campo Limpo, que já fazem parte do município há 14 anos, são muito importantes porque vão além da questão do descarte correto das embalagens. Elas também contribuem para a educação e a conscientização dos nossos alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente.”
A secretária municipal de Educação, Valéria Neves, falou sobre a participação dos estudantes e a proposta trabalhada nesta edição do projeto.
“É um trabalho que envolve os alunos a partir da realidade que eles vivenciam. Neste ano, eles observaram o trajeto de casa até a escola e transformaram essas percepções em desenhos e redações. Dessa forma, conseguimos trabalhar o tema dentro da escola e despertar nas crianças um olhar mais atento para os espaços por onde passam diariamente.”
A assessora pedagógica de Projetos da Educação, Carla Adriana, explicou como as atividades são desenvolvidas nas escolas.
“O projeto começa a ser desenvolvido por volta do mês de julho, com uma formação on-line para os professores. Em agosto, as atividades são trabalhadas com os estudantes. Depois, recolhemos os trabalhos e formamos uma comissão, com o auxílio de professores de Língua Portuguesa e de Artes, para a escolha dos três primeiros lugares de cada categoria.”
O gestor da CEARPA de Diamantino, Erick Garcia, falou sobre a iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação nas escolas municipais.
“Há aproximadamente 14 anos realizamos esse trabalho em parceria com a Secretaria de Educação. É uma forma de aproximar a comunidade da Central, desenvolver esse trabalho social e também mostrar o serviço que realizamos.”
Entre os estudantes premiados está Letícia de Souza de Oliveira, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Elza Martins de Queiroz de Oliveira, que conquistou o primeiro lugar na categoria Redação. Para construir o texto, a estudante utilizou como inspiração situações que observa há anos durante o próprio percurso até a escola.
“Faço esse percurso há seis anos e fui prestando atenção nas mudanças. A gente percebe muito lixo e pessoas que não respeitam a natureza. No texto, coloquei aquilo que venho observando durante esses anos.”
Ela completou: “As pessoas precisam prestar atenção porque, quando jogam lixo ou colocam fogo, não estão prejudicando somente elas mesmas, mas o meio ambiente e outras pessoas também.”
Os estudantes premiados receberam kits escolares. Na categoria Redação, o 1º lugar ficou com Letícia de Souza Oliveira, da Escola Municipal Elza M. Q. de Oliveira; o 2º lugar com Allana de Souza Lamaison, da Escola Municipal Castro Alves; e o 3º lugar com Vinícius Pereira Arruda, da Escola Municipal José Francisco Kröhling.
Na categoria Desenho, o 1º lugar foi conquistado por Helena Martins Lube, da Escola Municipal José Francisco Kröhling; o 2º lugar por Monik Alves Ewald, da Escola Municipal Castro Alves; e o 3º lugar por João Gabriel Martins Sousa, da Escola Municipal Décio Furigo.
Além dos estudantes, as escolas que conquistaram o primeiro lugar em cada categoria também foram premiadas. A Escola Municipal Elza Martins de Queiroz de Oliveira, vencedora na categoria Redação, escolheu uma impressora, enquanto a Escola Municipal José Francisco Kröhling, que conquistou o primeiro lugar em Desenho, optou por uma televisão.
-
Opinião6 dias atrásESTRUTURAS VIRAIS
-
OAB3 dias atrásParanatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
OAB4 dias atrásParanatinga, Primavera, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal











