Cidades

Museu do Rio é palco do 2º Encontro Regional do Urban Sketchers

Publicado em

Cidades

O Museu do Rio, um dos principais cartões-postais de Cuiabá, foi palco, neste sábado (21), do 2º Encontro Regional do Urban Sketchers (USK), movimento internacional de desenho urbano que reúne artistas e entusiastas da arte de registrar paisagens e cenas urbanas ao vivo. O evento contou com a presença de desenhistas de diversas partes do país e com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

O coordenador do USK Cuiabá, arquiteto Carlos Pina, explicou que o movimento Urban Sketchers tem como principal proposta estimular o desenho de observação feito in loco, em espaços públicos como praças, museus e pontos turísticos. “O Urban Sketchers é um movimento internacional que reúne pessoas de várias cidades, com o objetivo de fazer desenhos de observação. Hoje viemos ao Museu do Rio, mas qualquer um pode desenhar, desde crianças até idosos, cada um com seu estilo. O importante é participar”, destacou.

O evento em Cuiabá reuniu artistas locais e também visitantes de outras regiões, como Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e percorreu diversos pontos turísticos da capital, entre eles o Museu do Morro da Caixa D’Água Velha e o bairro São Gonçalo Beira Rio.

O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, ressaltou a importância da iniciativa para a valorização dos espaços históricos e culturais da cidade. “É gratificante apoiar movimentos como o Urban Sketchers, que, além de estimular a arte, promovem o turismo e o olhar sensível sobre o nosso patrimônio. Trazer pessoas de outras cidades para desenhar e conhecer Cuiabá é uma forma criativa e afetiva de divulgação da nossa cultura”, afirmou.

#PraCegoVer

A matéria é ilustrada com a imagem do coordenador do USK Cuiabá, arquiteto Carlos Pina, ao lado do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, e de diversos desenhistas posando para foto em frente ao Museu do Rio.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Flávia Moretti culpa presidente da Câmara por travar projetos e agravar crise em Várzea Grande

Publicados

em

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), responsabilizou o presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), pelo agravamento da crise financeira enfrentada pelo município. Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (16), a gestora afirmou que a falta de aprovação de projetos enviados pelo Executivo tem impedido o acesso a recursos e prejudicado o equilíbrio das contas públicas.

As declarações ocorreram após a publicação dos decretos que declararam situação de calamidade financeira no município e no Departamento de Água e Esgoto (DAE).

Segundo Flávia, a administração assumiu uma dívida bilionária relacionada a precatórios, mas a situação teria sido agravada por decisões tomadas pelo Legislativo. A prefeita afirmou que buscou apoio do presidente da Câmara no início do mandato, mas passou a enfrentar resistência.

“Desde que assumi, pedi apoio ao presidente Wanderley Cerqueira, mas ele decidiu engessar e atrapalhar a prefeitura e a cidade toda”, declarou.

Entre as críticas feitas pela prefeita está a redução da margem de remanejamento do orçamento municipal, que teria passado de 30% para 5%. Segundo ela, a alteração limitou a capacidade da gestão de redistribuir recursos entre as secretarias e afetou áreas consideradas prioritárias.

“Essa medida comprometeu a utilização de verbas destinadas a áreas prioritárias e dificultou o funcionamento da máquina pública”, afirmou.

Outro ponto destacado por Flávia foi a tramitação de projetos de lei encaminhados pela Prefeitura à Câmara. De acordo com a prefeita, mais de 25 propostas consideradas essenciais estão paradas há meses no Legislativo.

“Hoje, temos mais de 25 projetos de leis cruciais parados na Câmara Municipal há meses. Projetos que liberam recursos para a saúde, educação e custeio da cidade. Todos precisam ser votados, mas esses projetos de leis não são sequer pautados pelo presidente”, disse.

A prefeita afirmou ainda que a postura do presidente da Câmara teria motivação política e estaria fazendo com que a população atribuísse ao Executivo problemas relacionados à falta de investimentos e dificuldades na prestação de serviços públicos.

“Essa atitude faz com que a população pense que é a prefeitura que não está fazendo o seu dever”, declarou.

Apesar das críticas ao Legislativo, Flávia Moretti afirmou que a administração municipal seguirá adotando medidas para manter os serviços essenciais e garantir o pagamento dos servidores, enquanto busca reorganizar as finanças de Várzea Grande.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA