Primavera do Leste
Ações contínuas da saúde reforçam a vigilância e a orientação à população sobre a prevenção de doenças
Primavera do Leste
A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste mantém vigilância constante em relação a diversas doenças, com atenção especial àquelas que tendem a se intensificar no período chuvoso, como as arboviroses dengue e chikungunya, além das doenças respiratórias, como a Covid-19 e a influenza. As ações envolvem prevenção, orientação à população e acompanhamento dos casos registrados no município.
Mesmo com o foco ampliado no combate à dengue, a secretaria reforça que outras doenças também exigem atenção da população. Entre elas está a hanseníase, cujo diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações. A pasta destaca que a doença tem tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que a identificação dos sintomas nos estágios iniciais contribui para a cura e para a interrupção da transmissão. A saúde mental também integra as prioridades, especialmente no contexto das ações do Janeiro Branco, que reforçam a importância do cuidado emocional.
A rede de atenção básica do município é formada pelas Unidades de Saúde da Família, distribuídas estrategicamente conforme a região de residência da população. A orientação é que o cidadão procure sempre a unidade mais próxima de sua casa, onde está cadastrado, para acompanhamento contínuo, ações de prevenção e promoção da saúde.
A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, reforça o compromisso da gestão com a assistência à população e destaca a importância do vínculo com a atenção básica. Segundo ela, “as unidades trabalham com promoção e prevenção. Não é só quando a pessoa está doente que deve procurar uma unidade, mas também para ações preventivas”. Ela lembra ainda que, após o período de revezamento no fim de ano, as unidades retornaram ao horário normal de atendimento, funcionando das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Além do atendimento regular, o município conta com duas unidades de livre demanda, localizadas nos bairros Buritis e Parque Eldorado, que funcionam das 18h à meia-noite, atendendo toda a população sem necessidade de agendamento. Para situações mais graves, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) segue como referência para casos de urgência e emergência, especialmente quando há sinais de agravamento do quadro clínico.
A Secretaria de Saúde reforça que a população deve buscar os serviços de saúde não apenas em momentos de doença, mas também para promover hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de atividade física e cuidado com a saúde emocional. A prevenção e o acesso regular aos serviços são fundamentais para garantir mais qualidade de vida e bem-estar aos moradores de Primavera do Leste.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Prefeito recebe deputado Nininho durante visita à Farm Show 2026
O prefeito Sérgio Machnic recebeu, na tarde desta quinta-feira (13), o deputado estadual Nininho (Ondanir Bortolini – REP) durante visita à Farm Show 2026, em Primavera do Leste. A agenda contou também com a presença do secretário municipal de Infraestrutura, Victor Diniz.
Durante a visita, o prefeito acompanhou o deputado em um passeio pela feira, apresentando alguns estandes e parceiros que contribuem para o fortalecimento do agronegócio e para o sucesso do evento.
Segundo Sérgio Machnic, é sempre uma satisfação receber o parlamentar no município, destacando o apoio que ele tem destinado à cidade ao longo dos anos.
“O Nininho sempre prestigiou a Farm Show e, na décima edição da feira, ele também está aqui presente visitando esse grande show de tecnologia. Ele ajuda muito Primavera do Leste com emendas, assim como outros deputados também contribuem. Para nós é uma satisfação receber o deputado no estande da Prefeitura, dentro da Farm Show, trocando ideias e mostrando essa organização fora de série. A Farm Show apresenta para Mato Grosso, para o Brasil e para o mundo o grande show de tecnologia que temos aqui”, afirmou o prefeito.
O deputado Nininho elogiou a estrutura do evento e destacou a importância da feira para o fortalecimento do agronegócio regional.
“É uma feira maravilhosa, linda, organizada e toda estruturada para receber seus visitantes. Hoje já se tornou uma tradição entre as grandes feiras de negócios. É um evento que mostra a força do agronegócio e que envolve muitas pessoas que contribuem para que tudo aconteça, como a Câmara de Vereadores, os organizadores e todos que trabalham para realizar esse grande evento aqui em Primavera do Leste”, destacou o deputado.
O secretário municipal de Infraestrutura, Victor Diniz, também ressaltou a importância da visita e o momento de integração entre produtores, empresas e autoridades.
“Hoje recebemos a visita do deputado Nininho e estamos percorrendo vários estandes para mostrar a força do agronegócio, especialmente aqui na nossa região. Estamos visitando empresas, conhecendo as estruturas montadas e apresentando a organização dos produtores e das empresas que participam da feira”, afirmou.
A Farm Show chega à sua décima edição consolidada como uma das principais feiras do agronegócio do Mato Grosso, reunindo tecnologia, inovação e oportunidades de negócios para produtores e empresas de todo o país.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste fortalece acesso à ciência e inovação com o MT Ciências durante a Farm Show 2026
-
Mato Grosso6 dias atrásEvento pelo Dia da Mulher reúne mais de 400 participantes em Trivelato com palestras, show e jantar especial
-
Mato Grosso6 dias atrásPrimavera do Leste recebe visita técnica internacional e amplia articulações para novas parcerias no agronegócio
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeito Sérgio Machnic ressalta trabalho e união das equipes de saúde após município conquistar Selo Ouro do Imuniza Mais MT
-
Mato Grosso4 dias atrásAssembleia Legislativa de Mato Grosso amplia presença feminina em cargos de liderança
-
Mato Grosso6 dias atrásMax Russi diz que Podemos quer espaço na majoritária e decisões serão coletivas em MT
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste recebe visita técnica internacional para fortalecimento de parcerias no agronegócio
-
Opinião6 dias atrásA CLAUSULA DE PACTO ANTENUPCIAL





