Primavera do Leste

Alunos da Escola Municipal de Teatro conquistam destaque no FETRAN em Cuiabá e são recebidos pelo prefeito Sérgio Machnic

Publicado em

Primavera do Leste

Na manhã desta quarta-feira, 8, o prefeito Sérgio Machnic recebeu alunos e professores da Escola Municipal de Teatro – Sistema Faces de Ensino, de Primavera do Leste, que retornaram de Cuiabá com expressivos resultados conquistados no Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN). O evento foi realizado entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro na capital do estado.


Na oportunidade, mais de 50 integrantes da Escola, entre alunos e professores, apresentaram quatro montagens que representaram o município no festival: A Princesa Garrancho – Polo Mãe Cidinha (categoria Infantil); Zum Zum Zum – Polo Centro Cultural Bairro Primavera II (categoria Infantil); O Caixeiro Viajante – Polo CRAS Mabília dos Santos Furtado (categoria Infantojuvenil); Pa-nela – Polo CRAS Mabília dos Santos Furtado (categoria Juvenil). Das quatro produções apresentadas, três receberam “Destaque”, consolidando o talento e o comprometimento dos jovens artistas primaverenses.


Durante a recepção, o prefeito Sérgio Machnic destacou o orgulho em ver a juventude da cidade se destacando por meio da arte e da educação. “Vocês foram responsáveis por representar nossa cidade com coragem e dedicação. Isso nos enche de orgulho. Agradeço a cada aluno, professor e família envolvida nesse processo, porque sabemos que o resultado é fruto de muito empenho coletivo”, afirmou o prefeito.


Ele também ressaltou o papel do poder público em apoiar as iniciativas culturais que formam cidadãos e fortalecem o sentimento de pertencimento. “É gratificante ver que o investimento em cultura está transformando vidas e gerando oportunidades. O mérito é tanto da Secretaria de Cultura e equipe, mas principamente dos professores e alunos que se empenham e conquistam os resultados”, completou.


A coordenadora da Escola Municipal de Teatro, Ana Dorst, enfatizou que o resultado é fruto de um trabalho contínuo que vem sendo desenvolvido há 15 anos no município. “Essas conquistas materializam um processo coletivo que há anos se constrói em Primavera. A Escola Municipal de Teatro atua de forma descentralizada, com 12 polos instalados em escolas, centros culturais e espaços comunitários, atendendo mais de 400 alunos. O FETRAN mostra que o teatro é também uma forma de política pública, capaz de formar cidadãos atentos às relações humanas dentro e fora da cena”, destacou.


Segundo ela, o festival reafirma o papel da arte como linguagem de formação social. “O FETRAN é um exercício de cidadania. Nossos alunos aprendem que estar em cena é também estar no mundo, observar, cuidar e criar modos mais humanos de coexistência”, completou Ana.


O secretário municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Leopoldino André, reforçou o reconhecimento pelo trabalho conjunto que torna o projeto possível. “Parabenizo cada aluno, professor e pai envolvido. Sabemos que o teatro exige esforço, noites de criação e dedicação dos alunos e também dos pais. Sem união entre a Prefeitura, a Secretaria de Cultura, os educadores e as famílias, nada disso seria possível. Continuem crescendo na arte, pois esse é só o começo de uma grande trajetória”, concluiu.


A professora e vereadora Rúbia Longhi também participou da visita e ressaltou a importância da parceria entre escolas, famílias e poder público. “Foi um momento de muito aprendizado para os alunos e também um motivo de orgulho para todos nós. Agradecemos à Prefeitura e às secretarias envolvidas por todo o apoio e incentivo à educação e à cultura”, afirmou.


 

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Primavera do Leste recebe quarto dia de capacitação com foco em fiscalização ambiental

Publicados

em

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Primavera do Leste realizou o quarto dia da capacitação para habilitação da descentralização da gestão ambiental, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA).


A programação desta etapa teve como tema a fiscalização ambiental, com aulas teóricas e oficinas práticas voltadas à elaboração de autos de infração, julgamentos e fluxos de procedimentos administrativos. Durante o treinamento, também foram abordadas legislações importantes, como o Art. 225 da Constituição Federal e o Decreto nº 6.514/2008, que tratam da proteção ao meio ambiente e das sanções administrativas.


O encontro reuniu mais de 200 servidores públicos, representando aproximadamente 80 municípios do estado, fortalecendo a troca de experiências e o aprimoramento das práticas ambientais.


O analista de meio ambiente da SEMA, Leandro de Carvalho, destacou a importância da capacitação para atuação correta dos profissionais.


“Eu vim trazer para eles a capacitação na área de fiscalização, onde os agentes dos municípios estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a fiscalização do estado, atuar de uma maneira correta dentro dos princípios constitucionais, preservando o meio ambiente e demonstrando conhecimento e técnicas nas áreas que eles vão atuar. Todos juntos, dedicados por uma gestão ambiental mais eficiente no nosso estado”, afirmou.


A coordenadora de Meio Ambiente de Poxoréu, Joelma Renata, também ressaltou a relevância do treinamento.


“Todo treinamento da SEMA, através da SGDD e com apoio das DUDs, é de extrema relevância para que os servidores públicos e demais profissionais da área ambiental possam prestar um atendimento digno e eficaz aos cidadãos”, destacou.


A capacitação segue como uma importante ferramenta de qualificação dos servidores, contribuindo diretamente para a eficiência das ações de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental nos municípios.


A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas e a preservação do meio ambiente.

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA