Primavera do Leste
Atos Cívicos na Semana da Pátria reforçam o compromisso da Administração Municipal com a cidadania e a democracia
Primavera do Leste
Na manhã desta sexta-feira, 05, em frente ao Paço Municipal de Primavera do Leste foi realizado o 5º Ato Cívico em comemoração à Semana da Pátria, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Assim como nos dias anteriores, o evento reuniu autoridades políticas e militares, estudantes, professores e diretores das escolas públicas e privadas da cidade, em um momento marcado pelo civismo e pela valorização da independência do Brasil.
A solenidade seguiu o protocolo oficial, com a execução do Hino Nacional e do Hino da Independência, além do hasteamento das bandeiras. Em seguida, autoridades fizeram uso da palavra, reforçando a importância da data e o papel da juventude na preservação dos valores patrióticos.
O prefeito Sérgio Machnic abriu seu discurso de forma descontraída, compartilhando uma lembrança de infância ao recitar um discurso sobre a Independência do Brasil em sua escola. A lembrança foi usada como ponto de partida para destacar a relevância histórica do 7 de Setembro.
“Hoje somos independentes, temos liberdade de ir e vir, de nos expressar e de lutar pelos nossos ideais. Essa liberdade é um bem precioso que não podemos perder está nas mãos de vocês, jovens, manter vivo esse sentimento verde e amarelo dentro do coração”, afirmou. O gestor também reforçou o convite para o Desfile Cívico do dia 07 de setembro, que acontecerá na Lagoa Vô Pedro Viana.
A secretária de Educação, Luciani Cunha, destacou o papel da juventude na valorização da pátria. “Ver vocês aqui hoje cantando o Hino Nacional é motivo de orgulho. O Brasil é rico em cultura, em riquezas naturais e em liberdade. Vocês, que são o futuro, precisam carregar esse compromisso de respeitar o país e de divulgar sua importância. Esses momentos vão marcar a vida de cada um de vocês”, frisou.
Representando o Legislativo Municipal, o vereador Irmão Rogério também relembrou experiências em atos cívicos na infância e ressaltou a importância do engajamento das escolas. “É emocionante ver essas crianças participando, pois elas são o futuro da nossa pátria. Parabéns a todos os professores, secretários e famílias que contribuem para que esse momento aconteça. O desfile será um grande espetáculo, mostrando o amor pelo Brasil e pela nossa cidade”, destacou.
O 5º Ato Cívico encerrou mais uma manhã de atividades da Semana da Pátria em Primavera do Leste, que vem mobilizando a comunidade desde o início da semana. A programação termina no próximo domingo, 07, com o tradicional Desfile Cívico, considerado o ponto alto das comemorações e que inicia às 07h30 na Lagoa Municipal.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Primavera do Leste recebe quarto dia de capacitação com foco em fiscalização ambiental
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Primavera do Leste realizou o quarto dia da capacitação para habilitação da descentralização da gestão ambiental, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA).
A programação desta etapa teve como tema a fiscalização ambiental, com aulas teóricas e oficinas práticas voltadas à elaboração de autos de infração, julgamentos e fluxos de procedimentos administrativos. Durante o treinamento, também foram abordadas legislações importantes, como o Art. 225 da Constituição Federal e o Decreto nº 6.514/2008, que tratam da proteção ao meio ambiente e das sanções administrativas.
O encontro reuniu mais de 200 servidores públicos, representando aproximadamente 80 municípios do estado, fortalecendo a troca de experiências e o aprimoramento das práticas ambientais.
O analista de meio ambiente da SEMA, Leandro de Carvalho, destacou a importância da capacitação para atuação correta dos profissionais.
“Eu vim trazer para eles a capacitação na área de fiscalização, onde os agentes dos municípios estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a fiscalização do estado, atuar de uma maneira correta dentro dos princípios constitucionais, preservando o meio ambiente e demonstrando conhecimento e técnicas nas áreas que eles vão atuar. Todos juntos, dedicados por uma gestão ambiental mais eficiente no nosso estado”, afirmou.
A coordenadora de Meio Ambiente de Poxoréu, Joelma Renata, também ressaltou a relevância do treinamento.
“Todo treinamento da SEMA, através da SGDD e com apoio das DUDs, é de extrema relevância para que os servidores públicos e demais profissionais da área ambiental possam prestar um atendimento digno e eficaz aos cidadãos”, destacou.
A capacitação segue como uma importante ferramenta de qualificação dos servidores, contribuindo diretamente para a eficiência das ações de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental nos municípios.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas e a preservação do meio ambiente.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
Entretenimento5 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso2 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá6 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Cuiabá2 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Polícia6 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”
-
Mato Grosso5 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22
-
Mato Grosso5 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Coluna VIP MT23 horas atrásAniversario de Cuiabá 307 anos





