Primavera do Leste

Prefeito Sérgio Machnic visita ganhadora do “Café com o Prefeito” em Primavera do Leste

Publicado em

Primavera do Leste

O prefeito Sérgio Machnic realizou, na tarde desta sexta-feira (27), a visita à ganhadora da caneca do quadro “Café com o Prefeito”, dona Maria de Fátima, em sua residência.


A ação faz parte do quadro especial transmitido pela rádio 93.5 FM, dentro do programa Conexão Primavera, apresentado pelo radialista Anderson Silva, que também acompanhou a visita.


Durante o encontro, o prefeito destacou a importância de manter um canal direto com a população e explicou que a proposta do sorteio é justamente promover essa aproximação.


“É conversar com as pessoas, ter essa conexão e ver de perto os anseios de cada um, bater um papo com os moradores e mostrar a importância que cada cidadão tem para Primavera do Leste”, afirmou.


Dona Maria de Fátima contou que inicialmente não acreditou que receberia a visita.


“Quando falaram que o prefeito vinha tomar café, eu disse: ‘Ele não vem não, é só propaganda’. Mas quando confirmaram que ele vinha mesmo, eu gelei, fiquei nervosa. O prefeito Sérgio é uma pessoa muito humilde, todo mundo fala. Eu fiquei sem acreditar. Agora deixo um recado: participem mais, porque ele cumpre a palavra. Ele vem mesmo, eu já tirei a prova”, relatou.


O programa vai ao ar todos os sábados, e o prefeito se coloca à disposição para ouvir demandas, sugestões e opiniões da população. Para participar do sorteio e interagir, basta enviar mensagem pelo telefone (66) 99239-2700.

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Primavera do Leste avança para transformar Farmácia Viva em referência nacional em práticas integrativas

Publicados

em

O prefeito de Primavera do Leste, Sérgio Machnic, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, e da equipe da pasta, recebeu na manhã desta quarta-feira (2) a pesquisadora da Fiocruz e coordenadora nacional do projeto de estruturação das Farmácias Vivas, Islândia Carvalho, e a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde do Estado de Mato Grosso, Rosienne Rosa Pires.


O encontro teve como objetivo apresentar a estrutura e o trabalho desenvolvido pela Farmácia Viva de Primavera do Leste, que já é considerada referência no Estado. Durante a visita, Islândia avaliou o potencial da iniciativa local para se tornar um centro de referência nacional em práticas integrativas e destacou que Primavera do Leste foi selecionada como campo de estudo, podendo servir como modelo para a formalização e implementação do projeto em outros municípios e estados brasileiros.


De acordo com a pesquisadora, o diferencial da Farmácia Viva não está apenas no fornecimento de medicamentos naturais, mas principalmente na proposta de promover o cuidado integral do indivíduo, integrando práticas de saúde e o uso responsável de plantas medicinais e fitoterápicos.


Islândia também ressaltou que o apoio da gestão municipal é fundamental para garantir a estruturação e a continuidade do projeto.


“Realizamos este encontro com o prefeito a fim de apoiar a estruturação da Farmácia Viva do município. O intuito é consolidá-la como uma referência regional e local no cuidado à saúde por meio da fitoterapia, fornecendo o suporte necessário para o desenvolvimento da produção de fitoterápicos na região.”


A pesquisadora apontou ainda três aspectos considerados fundamentais para o sucesso e a continuidade da iniciativa: apoio político, suporte técnico especializado e possibilidade de apoio financeiro.


“A necessidade de apoio político é fundamental e aqui vimos que o prefeito abraçou a causa. Isso é muito importante: ter um gestor que acredita na saúde. Também é necessário um projeto de lei que garanta que esse projeto fique intacto, independentemente da gestão da iniciativa, além do suporte técnico especializado para a estruturação e compra de equipamentos e a possibilidade de apoio financeiro.”


Para Islândia, o projeto desenvolvido em Primavera do Leste apresenta características que podem permitir sua utilização como modelo para outras regiões do país.


“O projeto de Primavera é visto como promissor, com potencial para servir de modelo de implementação para todo o Brasil.”


A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destacou que a visita representa uma oportunidade de aprendizado e aprimoramento para a equipe, além de reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido no município.


“Esta visita é uma oportunidade valiosa de aprendizado e aprimoramento. Temos a humildade de reconhecer que ainda há muito a evoluir, mas mantemos a convicção de que estamos fazendo a diferença na vida das pessoas e nos orgulhamos do trabalho que tem sido realizado. Este é apenas o início.”


Laura também ressaltou o apoio recebido da atual gestão municipal para que projetos voltados à saúde pudessem avançar.


“Agradeço ao Sr. Sérgio, um homem de imensa humanidade e acessibilidade. Lembro-me de quando a Dra. Lírio, após anos de tentativas frustradas de colocar em prática o seu propósito, encontrou em sua gestão, Sr. Sérgio, o acolhimento necessário. O senhor abriu as portas e nos permitiu transformar esse sonho em realidade.”


A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde do Estado de Mato Grosso, Rosienne Rosa Pires, também destacou a importância do encontro para o fortalecimento da Farmácia Viva e de outras iniciativas de promoção da saúde desenvolvidas no município.


“Este encontro é fundamental, pois marca o avanço do processo de implementação da Farmácia Viva no município. Considerando a crescente expansão deste projeto em âmbito nacional, Primavera do Leste se consolidará como uma referência para todo o estado de Mato Grosso.”


Rosienne ressaltou ainda a presença da representante da Fiocruz e integrante do Observatório PICS, que conduz um estudo relacionado à regulamentação técnica das plantas medicinais utilizadas na Farmácia Viva.


“Estamos muito satisfeitos com a presença da representante da Fiocruz, Islândia, integrante do Observatório PICS, que conduz um estudo sobre a regulamentação técnica das plantas medicinais para a Farmácia Viva.”


Durante a visita, a coordenadora também parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde pelo desenvolvimento de outras ações de promoção da saúde, com destaque para o projeto Florescer, ressaltando os relatos dos usuários sobre os impactos positivos da iniciativa.


“É motivo de grande alegria acompanhar o desenvolvimento dos projetos locais. Gostaria de parabenizar a Secretaria Municipal de Saúde pelo excelente trabalho realizado no projeto ‘Florescer’. Foi gratificante ouvir os relatos dos usuários sobre como a iniciativa transformou suas vidas, reafirmando a eficácia e a importância do SUS. Esses depoimentos nos motivam a continuar lutando pelo fortalecimento da saúde pública e pela melhoria da qualidade de vida da população.”


A agenda reforça o avanço das políticas de práticas integrativas e promoção da saúde em Primavera do Leste. Com o reconhecimento do trabalho desenvolvido no município e o acompanhamento de instituições como a Fiocruz e a Secretaria de Estado de Saúde, a Farmácia Viva amplia seu potencial de crescimento e de contribuição para um modelo de cuidado integral que possa inspirar outras cidades brasileiras.

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA