Primavera do Leste
Prefeitura assina ordem de serviço e retoma obra da creche do Jardim Luciana após anos de paralisação
Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste assinou, na manhã desta sexta-feira (12), a ordem de serviço para a retomada das obras da creche do bairro Jardim Luciana. A unidade faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), com convênio firmado junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2014, e enfrentou uma série de dificuldades que impediram sua conclusão ao longo dos últimos anos.
A obra será executada com investimento de R$ 4.314.991,87 e tem prazo contratual de 10 meses para conclusão, representando um importante avanço para a ampliação da oferta de vagas na educação infantil do município.
Desde o lançamento do projeto, o município enfrentou diversos entraves, entre eles problemas relacionados à estrutura metálica da cobertura, dificuldades nos repasses federais e contratos interrompidos por empresas vencedoras das licitações realizadas em diferentes períodos.
A primeira licitação ocorreu em 2015, porém a empresa responsável abandonou a obra devido aos atrasos nos repasses do FNDE. Em 2018, uma nova empresa solicitou alterações no projeto, mas não obteve retorno do órgão federal e não executou os serviços. Já em 2021, uma terceira empresa iniciou parte da obra, mas os recursos referentes à medição aprovada só foram liberados em 2023, provocando novos atrasos.
Desde então, a administração municipal buscou alternativas para garantir a retomada dos trabalhos. O avanço só foi possível após a publicação de uma portaria do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, em 2024, autorizando os municípios a retomarem obras paralisadas do FNDE com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
A coordenadora de Convênios Estaduais do município, Silvia, destacou o esforço realizado para viabilizar a retomada da obra.
“Tivemos uma reunião no ano passado, em 2025, quando veio a autorização para a retomada. A partir daí iniciamos todo o processo licitatório. Agora vamos finalmente retomar essa obra. Obra parada significa recurso público parado e um serviço que deixa de chegar à população. Nosso objetivo é concluir essa creche e entregar esse espaço para atender as famílias da melhor forma possível”, afirmou.
Durante o ato, o secretário de Governo, Valfredo Rodrigues, agradeceu o empenho de todos os envolvidos e destacou o trabalho técnico realizado para superar os desafios enfrentados ao longo do processo.
“Quero agradecer a todos que contribuíram para que esse momento fosse possível. A vereadora Gislaine teve um papel fundamental nessa articulação junto ao FNDE. Também agradeço à nossa equipe técnica, aos engenheiros e servidores que trabalharam constantemente na atualização dos projetos e planilhas necessárias para viabilizar a retomada dessa obra tão importante para o município”, destacou.
A vereadora Gislaine Yamashita, que acompanhou de perto as tratativas em Brasília, ressaltou a união de esforços entre Legislativo, Executivo e órgãos federais para destravar o projeto.
“Tudo isso só foi possível graças ao trabalho em equipe. Quando recebi essa demanda, fui buscar informações junto ao FNDE e participei de diversas reuniões para encontrar uma solução. Tivemos apoio importante em Brasília e também da equipe técnica do município. Quem ganha com isso é a população, especialmente as famílias desta região que aguardam há muitos anos pela conclusão dessa creche”, afirmou.
A retomada da obra representa um avanço importante para a educação infantil de Primavera do Leste, ampliando a oferta de vagas e proporcionando mais conforto e segurança para crianças e famílias da região do Jardim Luciana e bairros vizinhos.
A administração municipal reforça que seguirá acompanhando a execução dos serviços para garantir que a unidade seja concluída e entregue à população dentro do prazo previsto, proporcionando um espaço moderno e adequado para o atendimento das crianças do município.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
SEMMA e Sebrae promovem oficina de capacitação para recicladores em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com o Sebrae, realizou uma oficina de capacitação voltada aos recicladores do município. A iniciativa reuniu cerca de 40 participantes, entre trabalhadores organizados em associações, cooperativas e profissionais autônomos que atuam diretamente na coleta e comercialização de materiais recicláveis.
A ação teve como objetivo promover a qualificação dos trabalhadores, ampliar o conhecimento sobre a destinação correta dos resíduos e fortalecer a cadeia produtiva da reciclagem, atividade que desempenha papel fundamental na preservação ambiental e na geração de renda para diversas famílias.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Rocha, destacou a importância da capacitação e agradeceu o comprometimento dos participantes.
“Esses profissionais reservaram quatro horas do seu trabalho em uma sexta-feira para estarem aqui se capacitando. É um momento importante para atualizar conhecimentos, receber novas informações e reforçar a consciência ambiental. Eles já realizam um trabalho fundamental para a cidade, mas agora terão um acompanhamento mais técnico e mais didático sobre a importância da atividade que exercem. Essa é a primeira oficina de uma série de capacitações que acontecerão ao longo do ano em parceria com o Sebrae”, afirmou.
O secretário também ressaltou que os recicladores são peças fundamentais para o funcionamento da cadeia da reciclagem.
“É muito importante fortalecer essa cadeia produtiva que beneficia diretamente os trabalhadores que estão na linha de frente, lidando diariamente com os resíduos e materiais recicláveis da cidade. Agradecemos ao Sebrae pela parceria e esperamos realizar muitas outras ações como esta até o final do ano”, completou.
A coordenadora do Sebrae, Samantha Costa, explicou que a oficina busca orientar os trabalhadores sobre a correta identificação e destinação dos materiais recicláveis.
“A importância desse projeto é justamente fazer com que as pessoas que trabalham com a coleta reconheçam o que realmente é um resíduo reciclável, o que pode ser reaproveitado e o que deve ser descartado como rejeito. Além disso, buscamos orientar sobre a destinação correta desses materiais, fortalecendo o trabalho de quem já atua nessa área. A oficina é destinada a cooperativas, associações, catadores e todos que estão envolvidos com essa atividade no dia a dia”, destacou.
A capacitação integra as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e reforça o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade, a valorização dos recicladores e o fortalecimento das práticas de preservação ambiental em Primavera do Leste.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
Mato Grosso15 horas atrásWanderley Cerqueira chega com 12 votos consolidados para eleição da Mesa Diretora em VG
-
Polícia15 horas atrásPai é preso suspeito de espancar e matar filha de 12 anos em VG
-
Cuiabá15 horas atrásExpoagro 2026 terá Simone Mendes, Zezé, Thiaguinho, Wesley Safadão e outros nomes de graça em Cuiabá
-
Primavera do Leste15 horas atrásPrefeitura entrega novos veículos para fortalecer atendimentos na saúde pública de Primavera do Leste
-
Cuiabá15 horas atrásAções de tapa-buracos interditam quatro espaços da UFMT em Cuiabá
-
Polícia15 horas atrás“Esganou até ela começar a espirrar sangue”, diz delegado sobre pai que matou filha em VG
-
Entretenimento15 horas atrásExposul 2026 Prefeito Claudio Ferreira garante aporte para entrada gratuita e grandes shows nacionais.
-
Cuiabá15 horas atrásPELA PRIMEIRA VEZ PREFEITO CLAUDIO FERREIRA GARANTE ENTRADA GRATUITA TODOS OS DIAS NA EXPOSUL











