Primavera do Leste
Primavera do Leste adere ao Projeto “Casamento Abençoado”, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes
Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste oficializou nesta quarta-feira, 19, a adesão ao Projeto “Casamento Abençoado”, iniciativa do Governo de Mato Grosso idealizada pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, que tem promovido a formalização gratuita da união civil de casais em situação de vulnerabilidade social.
A apresentação do programa ao município foi feita pela equipe da Secretaria de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) de Mato Grosso, chefiada pelo Secretário Adjunto, Emerson Santana. Na oportunidade, em reunião na prefeitura, ele fez uma explanação ao prefeito, vice-prefeita, secretária municipal de Assistência Social e integrantes da equipe, chefe de gabinete, bem como a alguns vereadores.
O prefeito Sérgio Machnic agradeceu o convite e destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Agradeço à nossa primeira-dama Virginia Mendes por esta oportunidade. É um projeto que fortalece famílias, amplia direitos e traz dignidade aos casais que sonham em oficializar sua união. Primavera do Leste recebe essa iniciativa de braços abertos e com certeza vamos fazer o possível para reunir o maior número de casais possíveis, para que possam se beneficiar desta iniciativa”, avaliou o gestor.
A secretária municipal de Assistência Social, Alexssandra Ziliotto ressalta que o projeto “garante gratuidade no processo de habilitação e no casamento civil, beneficiando famílias acompanhadas pelos CRAS, mas também atende a outros munícipes que atendam aos critérios de vulnerabilidade definidos pela Setasc”. Segundo ela essa é uma oportunidade para regularizar uniões estáveis de longa data, fortalecer vínculos familiares e superar barreiras financeiras que historicamente impedem muitos casais de formalizar o matrimônio.
Durante a apresentação, o secretário adjunto reforçou que o “Casamento Abençoado” já transformou vidas em edições anteriores realizadas em Cuiabá, e agora avança para novos municípios por meio da articulação com as prefeituras e suas estruturas de assistência social. A inclusão de Primavera do Leste representa o fortalecimento da parceria institucional e amplia a visibilidade do trabalho social realizado no município.
O secretário destacou que “com muita alegria estamos aqui em Primavera do Leste para apresentar o projeto Casamento Abençoado. Fomos muito bem acolhidos pelo prefeito, que aderiu ao projeto idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes. O município vai participar do Casamento Abençoado do Vale do Rio Cuiabá, que acontecerá na capital, no ginásio Aecim Tocantins. Vários casais de Primavera do Leste estarão presentes, oficializando sua união e dando o seu ‘sim’ durante a cerimônia”.
Com a adesão confirmada, o município iniciará o processo técnico interno, que será conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelas quatro unidades de CRAS: Primavera III, Tuiuiú, São José e Novo Horizonte. Esses locais serão responsáveis pela triagem, documentação e organização dos casais interessados, em conformidade com o checklist enviado pelo Estado e com o apoio dos cartórios locais.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Fiscalização de Posturas rebate inverdades sobre armazenamento de materiais apreendidos em Primavera do Leste
Prefeitura afirma que todos os itens apreendidos são armazenados em local adequado, preservados para possível devolução aos proprietários e, quando não retirados dentro do prazo legal, destinados a projetos sociais.
Mesmo após o trabalho de transparência realizado pela Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal Segurança Publica e Mobilidade Urbana, algumas inverdades continuam sendo disseminadas nas redes sociais e até mesmo na tribuna da Câmara Municipal. Um dos principais questionamentos envolve o destino dos materiais apreendidos pela fiscalização de Posturas.
Entre as alegações, foi dito que os produtos estariam sendo armazenados de forma irregular, expostos ao sol, à poeira e sem os devidos cuidados. No entanto, segundo a administração municipal, todos os materiais apreendidos são acondicionados em local apropriado, garantindo sua conservação para que possam ser devolvidos aos proprietários, caso a situação seja regularizada dentro dos prazos previstos em lei.
De acordo com o coordenador de Fiscalização e Posturas, Muller, todo o procedimento segue rigorosamente a legislação vigente.
“Tudo é feito dentro da lei. As apreensões seguem os procedimentos legais e, quando as pessoas procuram retirar seus materiais, eles estão sempre em bom estado de conservação. Todos os produtos apreendidos são armazenados no Almoxarifado Central da Prefeitura, localizado na Rua do Comércio. Já os materiais que não são retirados dentro do prazo previsto em lei são destinados à doação para projetos sociais, como ocorreu recentemente com os projetos Mãe Cidinha e Dom Bosco”, afirmou.
Como forma de acompanhar o trabalho desenvolvido pela fiscalização, a vereadora Maria do Super Compras esteve no Almoxarifado Central, onde os materiais permanecem armazenados após as apreensões. Segundo ela, o local apresenta condições adequadas para a conservação dos produtos.
“Como nós podemos ver, os materiais não apresentam umidade nem mofo. Eles estão em bom estado de conservação e são preservados pela Prefeitura e pelos responsáveis pelo armazenamento”, declarou a vereadora.
No cenário político, é natural que decisões da administração pública sejam alvo de críticas e divergências. No entanto, quando as informações são confrontadas com os fatos, o debate passa a exigir responsabilidade. Neste caso, a Prefeitura abriu as portas do almoxarifado, apresentou a forma como os materiais são armazenados e demonstrou que os procedimentos seguem o que determina a legislação.
A gestão municipal sustenta que continuará adotando uma postura de transparência, permitindo que a população acompanhe de perto o trabalho realizado. Afinal, críticas fazem parte da democracia, mas a divulgação de informações sem respaldo nos fatos apenas gera desinformação e acaba colocando em dúvida um trabalho que, segundo a administração, tem sido conduzido com responsabilidade, legalidade e respeito ao patrimônio dos cidadãos.
-
Várzea Grande2 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política3 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Coluna VIP MT4 dias atrásMurilo huff ao vivao na 58 expoagro
-
Mato Grosso3 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Cuiabá3 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Várzea Grande5 dias atrásSPA Terapêutico Darlene Marques abre as portas com foco em saúde e qualidade de vida
-
Política6 dias atrásInterlegis, do Senado, é premiado por Guia de Boas Práticas no Legislativo
-
Cuiabá4 dias atrásBoletim aponta queda nos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá em 2026













