Primavera do Leste

Primavera do Leste avança na internacionalização com presença estratégica no 1º Summit da Câmara de Comércio Índia-Brasil e Indonésia-Brasil

Publicado em

Primavera do Leste

O evento marca um novo capítulo no processo de internacionalização do município e consolida o esforço diplomático iniciado em 2025 com a Missão Índia. Nesta quinta-feira, 8 de janeiro de 2026, o prefeito de Primavera do Leste, Sérgio Machnic, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Fábio Parente, participou do primeiro Summit promovido pela Câmara de Comércio Índia-Brasil e pela Câmara de Comércio Indonésia-Brasil, realizado em São Paulo.

A presença da gestão municipal no evento representa mais do que um gesto institucional: trata-se de um passo estratégico no processo de internacionalização de Primavera do Leste como polo de desenvolvimento econômico e destino de capital estrangeiro. A participação do secretário Fábio Parente na missão Índia, realizada em setembro de 2025, já havia aberto importantes frentes de diálogo com empresários, investidores e agentes comerciais interessados em parcerias com o Brasil, especialmente com municípios em crescimento, como Primavera do Leste.

Agora, com a presença institucional do prefeito no summit, o município consolida esse movimento. Durante o evento, foram discutidas oportunidades de exportação de carne, soja, DDG, leite e derivados para o mercado indonésio, além da atração de empresas indianas interessadas em setores como energia, biofertilizantes e indústrias de base.

Desse modo, o município avança na institucionalização dessas tratativas, transformando conversas em projetos, e intenções em possibilidades concretas. A estratégia visa posicionar Primavera do Leste como um hub de exportação e industrialização, com capacidade de receber fábricas, centros de distribuição e empresas de base tecnológica e alimentar, conectadas com mercados asiáticos.


A Índia, com PIB de US$ 3,7 trilhões (2024) e crescimento projetado acima de 6% ao ano, já é o 4º maior parceiro comercial do Brasil na Ásia. Exportações brasileiras para a Índia superaram US$ 8,5 bilhões em 2025. A Indonésia, maior economia do Sudeste Asiático, ultrapassou os US$ 6 bilhões em intercâmbio com o Brasil no mesmo ano, impulsionada pelo interesse em proteína animal, biocombustíveis e insumos do agronegócio.

Primavera do Leste, com PIB municipal acima de R$ 6,2 bilhões, destaque no agro e nas políticas de qualificação e infraestrutura, se coloca agora como uma porta de entrada para investimentos asiáticos no Centro-Oeste brasileiro. A estratégia supera o modelo passivo de concessão de incentivos fiscais e inaugura uma política ativa, diplomática e institucional de atração de investimentos, única no cenário de municípios de médio porte no Brasil.

Segundo Paulo Azevedo, presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil, “a presença de Primavera aqui é estratégica. A missão à Índia já havia aberto muitas portas, mas agora, com o prefeito e o time da prefeitura interagindo diretamente com empresários indianos e indonésios, o município se posiciona na vanguarda das oportunidades de negócios internacionais.”

A participação no summit reforça o compromisso da gestão com uma política de desenvolvimento econômico ativa, conectada aos movimentos globais e capaz de projetar a cidade como protagonista no cenário internacional.

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Emissão de Nota Fiscal de Serviços volta a funcionar na próxima segunda-feira em Primavera do Leste

Publicados

em

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, informa aos contribuintes que utilizam o sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) que o serviço voltará a operar normalmente na próxima segunda-feira, dia 8 de junho, a partir das 12h (horário de Brasília).


A suspensão temporária ocorreu em razão da atualização do certificado digital junto à Plataforma Nacional da NFS-e, procedimento necessário para garantir a continuidade, segurança e conformidade do sistema com as exigências estabelecidas pelo padrão nacional.


Com a conclusão da atualização, a emissão de notas fiscais pelo emissor disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Primavera do Leste estará novamente disponível para todos os prestadores de serviços cadastrados no município.


De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Fábio José, a atualização faz parte do processo de modernização dos sistemas fiscais e tributários adotados pelo município.


“Essa atualização do certificado digital foi necessária para manter a integração com a Plataforma Nacional da NFS-e e garantir mais segurança aos contribuintes que utilizam o sistema diariamente. A partir do meio-dia de segunda-feira, os serviços estarão restabelecidos normalmente para emissão das notas fiscais eletrônicas”, explicou.


A Secretaria de Fazenda orienta os contribuintes que aguardem o retorno do sistema para realizar novas emissões e reforça que a equipe técnica permanece à disposição para prestar esclarecimentos e suporte, caso necessário.


A administração municipal segue investindo na modernização dos serviços digitais, buscando oferecer mais agilidade, segurança e eficiência aos contribuintes de Primavera do Leste.

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA