Primavera do Leste
Primavera do Leste encerra Semana Nacional do Trânsito com caminhada de Mobilidade Humana
Primavera do Leste
Nesta quinta-feira, 25 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Trânsito, o município de Primavera do Leste realiza o encerramento oficial da Semana Nacional do Trânsito, iniciada no último dia 18. A programação será finalizada com a Caminhada de Mobilidade Humana, que terá início às 7h, em frente ao Colégio CEP.
A única alteração no calendário, segundo o secretário municipal de Fazenda, Vanderlei Tolfo, foi com relação à cerimônia oficial que estava prevista para às 16h, no Teatro Municipal, mas foi cancelada “devido à agenda das autoridades”.
A programação da semana foi organizada pela Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), vinculada à Sefaz, em parceria com a Ciretran e as forças de segurança no município. Ao longo dos últimos dias, foram promovidas dezenas de ações, como blitze educativas, palestras em escolas, treinamentos de direção e orientações aos condutores.
O trabalho, no entanto, não se encerra com a programação oficial. A coordenadora da CMTU, Marta Eunice ressalta que “ao longo do ano continuaremos desenvolvendo atividades permanentes de orientação e prevenção, reforçando o slogan da Semana Nacional do Trânsito 2025: Desacelere – seu bem maior é a vida”.
O objetivo é reduzir os índices de acidentes no município, cuja frota de veículos emplacada já ultrapassa 81 mil unidades, número que, segundo a CMTU e a CIRETRAN do município, pode ser ainda maior considerando os veículos não registrados oficialmente.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Prefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Infraestrutura, atuou de forma imediata no combate ao incêndio registrado neste domingo (18) no antigo aterro sanitário municipal. O fogo teve início por volta das 11h da manhã, após uma faísca da rede elétrica atingir a vegetação seca e materiais combustíveis existentes na área.
O principal objetivo da força-tarefa foi impedir que as chamas se expandissem para outras áreas do entorno. Graças à rápida mobilização das equipes, o incêndio foi contido ainda no mesmo dia, preservando áreas vizinhas e evitando maiores danos ambientais.
Assim que a ocorrência foi identificada, foram acionados o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e empresas privadas, que disponibilizaram caminhões-pipa para reforçar o combate.
Ao todo, participaram da operação dois caminhões-pipa do Corpo de Bombeiros, três caminhões da Secretaria de Infraestrutura e outros quatro caminhões da iniciativa privada, garantindo uma resposta rápida e eficiente durante todo o dia.
Após aproximadamente 12 horas de trabalho ininterrupto, por volta das 23h, as equipes conseguiram controlar completamente o avanço das chamas, impedindo que o fogo alcançasse outras áreas. Em seguida, foi iniciado o trabalho de rescaldo e monitoramento, que continua para eliminar pequenos focos remanescentes e evitar qualquer possibilidade de reignição.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Rocha, destacou que toda a estrutura foi mobilizada imediatamente após o chamado.
“Logo que recebemos o chamado, a Prefeitura foi mobilizada, assim como o Corpo de Bombeiros e empresas parceiras. Tivemos dois caminhões-pipa do Corpo de Bombeiros, três da Secretaria de Infraestrutura e outros quatro da iniciativa privada auxiliando no combate. Permanecemos aqui durante todo o dia e seguimos até as 23 horas realizando o rescaldo. O incêndio está controlado e continuaremos monitorando a área para evitar novos focos”, afirmou.
Paulo Rocha ressaltou ainda que o trabalho continuará nos próximos dias com ações preventivas.
“Esse foi mais um grande esforço da Prefeitura. Agora iniciaremos um trabalho de limpeza, construção de aceiros, organização da área e reforço das ações preventivas para evitar novos focos, porque o período de seca está apenas começando”, destacou.
A Prefeitura reforça que o antigo aterro sanitário seguirá sendo monitorado e pede a colaboração da população para evitar queimadas e qualquer prática que possa provocar incêndios, principalmente durante o período de estiagem. Em caso de focos de fogo, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
Várzea Grande4 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política5 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Coluna VIP MT6 dias atrásMurilo huff ao vivao na 58 expoagro
-
Política2 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Mato Grosso5 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Política3 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Cuiabá5 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Cuiabá7 dias atrásBoletim aponta queda nos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá em 2026













