Primavera do Leste
Primavera do Leste lança cursos profissionalizantes com foco no mercado de trabalho
Primavera do Leste
Foi realizado na tarde desta segunda-feira (23), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Primavera do Leste (Aciple), o lançamento de quatro novos cursos profissionalizantes por meio do programa Qualifica MT.
A iniciativa garante à população novas oportunidades de qualificação gratuita em áreas estratégicas e com grande demanda no mercado de trabalho. Entre os cursos ofertados estão instalação de placas solares, mecânica de motos, piloto de drone agrícola e instalação e manutenção de ar-condicionado.
A ação conta com o apoio de parceiros institucionais e reforça o compromisso da gestão municipal em investir na qualificação da mão de obra local, criando oportunidades tanto para quem busca o primeiro emprego quanto para quem deseja se reposicionar profissionalmente.
O prefeito Sérgio Machnic destacou a importância da união entre poder público e parceiros para promover desenvolvimento.
“Como prefeito, nosso compromisso é fazer o bem para Primavera do Leste. Todas as secretarias estão trabalhando, inovando e buscando tecnologia. Deputado, muito obrigado pelo apoio. Que Deus continue abençoando e que Primavera siga sendo exemplo”, afirmou.
O deputado estadual Thiago Silva, autor das emendas que viabilizaram os cursos, reforçou o papel da educação na transformação de vidas.
“Quero agradecer a todos os secretários, parceiros e ao prefeito, que tem trabalhado muito pelo município. Acredito que não existe outro caminho para melhorar de vida que não seja por meio da educação e da qualificação profissional. Esses cursos têm grande demanda em Primavera e em toda a região, e nosso objetivo é justamente atender essa necessidade”, destacou.
Presente no evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, ressaltou a importância da qualificação profissional para o crescimento do município e geração de oportunidades.
“Primavera do Leste é uma cidade que cresce de forma acelerada, e a qualificação da nossa população precisa acompanhar esse desenvolvimento. Esses cursos vêm justamente para preparar as pessoas para as oportunidades que já existem no mercado local, fortalecendo a economia e gerando mais emprego e renda”, afirmou.
As capacitações são resultado de uma parceria com o Governo do Estado e a Cáritas Diocesana, ampliando o alcance das ações e garantindo formação de qualidade para os participantes.
As inscrições foram realizadas no próprio dia do lançamento, permitindo que os interessados já garantissem vaga nos cursos. O programa tem como objetivo ampliar as oportunidades de emprego e geração de renda, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico do município.
A Prefeitura de Primavera do Leste reforça o convite para que a população fique atenta às próximas oportunidades e participe das ações de qualificação profissional, que seguem fortalecendo o crescimento da cidade e valorizando a população.
Prefeitura de Primavera do Leste
Mato Grosso
Saúde de Primavera amplia estrutura e ganha reforço de 132 profissionais
Os resultados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde durante a prestação de contas do programa Vira Saúde revelam uma mudança significativa no cenário da saúde pública de Primavera do Leste. O comparativo entre 2024 e a atual gestão demonstra não apenas a ampliação dos serviços, mas uma reestruturação que vem modificando a capacidade de atendimento do município em diferentes áreas.
Um dos exemplos mais evidentes está na rede farmacêutica municipal. Em 2024, a população contava com apenas seis unidades de atendimento. Atualmente, a rede opera com nove unidades em funcionamento, representando um crescimento de 50% na oferta de serviços e ampliando o acesso da população aos medicamentos por meio da descentralização do atendimento.
O avanço contrasta com uma realidade que por anos limitou a expansão dos serviços de saúde. Em pouco mais de um ano, a atual administração implantou a Farmácia do CAPS, estruturou a farmácia vinculada ao ESF 2, reorganizou a Farmácia de Alto Custo e colocou em funcionamento a primeira Farmácia Viva de Mato Grosso, iniciativa inédita no estado.
Os investimentos também avançam em áreas que permaneceram sem soluções estruturantes por vários anos. Entre as obras em andamento estão o Laboratório Central Municipal, considerado um dos projetos mais estratégicos da saúde local, a nova Unidade Básica de Saúde do bairro Buritis, já com mais de 80% das obras executadas, além da nova sede do CAPS Infantil e Núcleo de Saúde Mental e da Academia da Saúde.
A diferença entre os dois períodos administrativos também aparece na capacidade de planejamento e execução. Enquanto em 2024 não havia um conjunto de obras estruturantes em andamento capaz de ampliar significativamente a rede municipal, a gestão 2025-2026 colocou em prática projetos que devem elevar a capacidade diagnóstica, reduzir o tempo de espera por exames e ampliar a cobertura dos serviços básicos de saúde.
Para o prefeito Sérgio Machnic, os números demonstram que o município está deixando para trás antigas deficiências estruturais. “Estamos realizando investimentos que deveriam ter acontecido há muito tempo. Nosso compromisso é fortalecer a rede, ampliar o acesso da população e garantir que os serviços acompanhem o crescimento de Primavera do Leste. Saúde pública se faz com planejamento, investimento e capacidade de execução”, afirmou.
Outro indicador que evidencia a expansão da rede é o reforço no quadro de servidores. Desde o início da atual gestão, foram incorporados 132 novos profissionais à saúde municipal. Desse total, 75 ingressaram por concurso público e outros 57 por processo seletivo, ampliando a força de trabalho em diversas áreas e fortalecendo o atendimento direto à população.
A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destaca que a ampliação da estrutura física e das equipes tem sido fundamental para melhorar a capacidade de resposta da rede. “Estamos fortalecendo a saúde em todas as frentes. São novas unidades, mais profissionais, mais investimentos e uma organização dos serviços voltada para atender melhor a população”, afirmou.
Os dados apresentados pelo Vira Saúde mostram que a diferença entre a realidade encontrada em 2024 e a estrutura que está sendo construída em 2025 e 2026 vai além dos números. O município passa por um processo de modernização e expansão que busca recuperar demandas históricas, ampliar a oferta de serviços e preparar a rede pública para acompanhar o crescimento da cidade.
Com novas unidades, obras estratégicas em andamento, ampliação do quadro de servidores e investimentos inéditos em infraestrutura, a atual gestão consolida um dos maiores ciclos de fortalecimento da saúde pública municipal dos últimos anos, transformando planejamento em entregas concretas para a população.
-
Polícia3 dias atrásPM apreende veículo com 200 frascos de perfumes sem nota fiscal em rodovia estadual
-
Política6 dias atrásCâmara aprova fim da escala 6×1 com jornada máxima de 40 horas semanais; acompanhe
-
Polícia3 dias atrásPM apreende veículo com 200 frascos de perfumes sem nota fiscal em rodovia estadual
-
Mato Grosso5 dias atrásPRÉ-CAMPANHA NÃO É TERRA SEM LEI
-
Mato Grosso5 dias atrásPrefeito de Chapada afirma que acordo com a Energisa está sendo pago e rebate possibilidade de intervenção no SAAE
-
Política6 dias atrásDocumento lançado na Câmara lista 51 projetos de lei sobre dignidade menstrual
-
Cuiabá5 dias atrásHMC implanta agendamento imediato de consultas pós-operatórias para pacientes da ortopedia
-
Esportes6 dias atrásMédico confirma lesão e Neymar está fora dos amistosos antes da Copa








