Primavera do Leste
Secretaria de Assistência Social faz pit stop alusivo o Setembro Verde
Primavera do Leste
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Primavera do Leste faz na manhã dessa sexta-feira (19) um pit stop educativo e de conscientização alusivo ao Setembro Verde, mês dedicado a inclusão das pessoas com deficiência. A ação acontecerá a partir de 8 horas na Avenida Porto Alegre, na altura do Posto Barril, e os servidores da Pasta distribuirão materiais educativos e conversarão com as pessoas sobre os malefícios do capacitismo.
A secretária de Assistência Social Tânia Carlotto comentou sobre a importância de um novo olhar sobre a temática e explicou que o mês de setembro é dedicado à luta pelos direitos das Pessoas com Deficiência (PCD). “É um período em que a sociedade é chamada a refletir sobre a importância da acessibilidade e da inclusão. A campanha Setembro Verde visa conscientizar a população sobre o capacitismo, que se manifesta na discriminação e na dificuldade de acesso enfrentadas por essas pessoas no dia a dia”, afirmou.
Durante todo o mês a SAS desenvolverá diversas ações para sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de respeitar e valorizar as diferenças e uma das principais demandas é a mudança no entendimento sobre a terminologia que usamos. “Devemos substituir expressões que estigmatizam e reduzem a identidade das pessoas com deficiência. É fundamental usarmos o termo ‘Pessoa com Deficiência’, que enaltece a individualidade e o respeito”, destacou Tânia Carlotto.
Ela também enfatizou a necessidade de agir contra frases estereotipadas que perpetuam preconceitos, como “a desculpa do aleijado é a muleta” ou “apesar de deficiente, é inteligente”. “Essas colocações não só são inadequadas, mas também ferem a dignidade e os direitos das pessoas que lutam diariamente por um espaço na sociedade. Nós devemos, sim, promover um ambiente inclusivo onde cada um possa ser reconhecido por suas habilidades e contribuições”, afirmou.
“Faça você também a diferença nesta luta, vista-se de roupa verde e nos acompanhe no pit stop pelo fim do capacitismo”, conclama Tânia Carlotto, convidando a população para participarem da ação.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Prefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Infraestrutura, atuou de forma imediata no combate ao incêndio registrado neste domingo (18) no antigo aterro sanitário municipal. O fogo teve início por volta das 11h da manhã, após uma faísca da rede elétrica atingir a vegetação seca e materiais combustíveis existentes na área.
O principal objetivo da força-tarefa foi impedir que as chamas se expandissem para outras áreas do entorno. Graças à rápida mobilização das equipes, o incêndio foi contido ainda no mesmo dia, preservando áreas vizinhas e evitando maiores danos ambientais.
Assim que a ocorrência foi identificada, foram acionados o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e empresas privadas, que disponibilizaram caminhões-pipa para reforçar o combate.
Ao todo, participaram da operação dois caminhões-pipa do Corpo de Bombeiros, três caminhões da Secretaria de Infraestrutura e outros quatro caminhões da iniciativa privada, garantindo uma resposta rápida e eficiente durante todo o dia.
Após aproximadamente 12 horas de trabalho ininterrupto, por volta das 23h, as equipes conseguiram controlar completamente o avanço das chamas, impedindo que o fogo alcançasse outras áreas. Em seguida, foi iniciado o trabalho de rescaldo e monitoramento, que continua para eliminar pequenos focos remanescentes e evitar qualquer possibilidade de reignição.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Rocha, destacou que toda a estrutura foi mobilizada imediatamente após o chamado.
“Logo que recebemos o chamado, a Prefeitura foi mobilizada, assim como o Corpo de Bombeiros e empresas parceiras. Tivemos dois caminhões-pipa do Corpo de Bombeiros, três da Secretaria de Infraestrutura e outros quatro da iniciativa privada auxiliando no combate. Permanecemos aqui durante todo o dia e seguimos até as 23 horas realizando o rescaldo. O incêndio está controlado e continuaremos monitorando a área para evitar novos focos”, afirmou.
Paulo Rocha ressaltou ainda que o trabalho continuará nos próximos dias com ações preventivas.
“Esse foi mais um grande esforço da Prefeitura. Agora iniciaremos um trabalho de limpeza, construção de aceiros, organização da área e reforço das ações preventivas para evitar novos focos, porque o período de seca está apenas começando”, destacou.
A Prefeitura reforça que o antigo aterro sanitário seguirá sendo monitorado e pede a colaboração da população para evitar queimadas e qualquer prática que possa provocar incêndios, principalmente durante o período de estiagem. Em caso de focos de fogo, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
Várzea Grande5 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política5 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política3 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Coluna VIP MT7 dias atrásMurilo huff ao vivao na 58 expoagro
-
Política3 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Mato Grosso6 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Cuiabá6 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Política4 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre













