Primavera do Leste
Secretaria de Desenvolvimento Econômico alerta MEIs sobre golpes e fraudes relacionados ao cadastro empresarial
Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, faz um alerta aos Microempreendedores Individuais (MEIs) sobre tentativas de golpes e fraudes que vêm sendo aplicadas em todo o país.
Com o crescimento do número de pequenos negócios formalizados, também aumentaram as ações de criminosos que utilizam boletos falsos, mensagens eletrônicas e cobranças indevidas para enganar empreendedores.
Entre os golpes mais comuns estão o envio de boletos falsos para abertura ou manutenção do MEI, e-mails e mensagens solicitando pagamento de taxas inexistentes, além de sites não oficiais que cobram por serviços que são gratuitos nos canais do Governo Federal.
A Secretaria orienta os empreendedores a ficarem atentos e sempre verificarem a origem de qualquer cobrança recebida por e-mail, WhatsApp, SMS ou correspondência.
Entre as principais recomendações estão:
- Utilizar apenas os canais oficiais do Governo Federal para serviços relacionados ao MEI;
- Emitir as guias DAS exclusivamente pelos portais oficiais;
- Desconfiar de cobranças recebidas por e-mail, mensagens ou aplicativos;
- Procurar orientação antes de efetuar qualquer pagamento.
A formalização do Microempreendedor Individual é gratuita e diversos serviços podem ser realizados sem custo por meio do Portal do Empreendedor.
A responsável pela Sala do Empreendedor de Primavera do Leste, Silvany Santos, reforça a importância de buscar informações em fontes seguras.
“Antes de pagar qualquer cobrança relacionada ao seu MEI, confirme a informação com os canais oficiais ou procure atendimento especializado. Sua segurança também faz parte do sucesso do seu negócio”, destacou.
A Sala do Empreendedor oferece atendimento gratuito e orientação segura para empresários que tenham dúvidas sobre abertura, regularização, emissão de guias ou demais serviços relacionados ao MEI.
Sala do Empreendedor de Primavera do Leste
Rua Blumenau, nº 325, 3º piso – Centro (Antigo Primacredi)
WhatsApp: (66) 99952-1771
Telefone: (66) 3500-4931
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico reforça que, em caso de dúvidas, os empreendedores devem procurar a Sala do Empreendedor antes de realizar qualquer pagamento, garantindo mais segurança e tranquilidade para a gestão de seus negócios.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Primavera do Leste sedia 52ª Reunião Técnica dos Procons de Mato Grosso
A Prefeitura de Primavera do Leste participou, nesta quarta-feira (9), da 52ª Reunião Técnica dos Procons de Mato Grosso, realizada no auditório da OAB-MT, em Primavera do Leste. O encontro reúne representantes de diversos municípios do Estado para dois dias de capacitação, troca de experiências e atualização sobre temas relacionados à defesa do consumidor.
O prefeito Sérgio Machnic esteve presente na abertura do evento e destacou a importância da qualificação dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população.
“Esta capacitação é de extrema relevância, visto que temos acompanhado o trabalho do Procon em nível estadual e, aqui em nosso município, a Aline e sua equipe têm conduzido as atividades com excelência. Com frequência, recebo munícipes na Prefeitura que relatam dificuldades com a variação no valor das contas de água e luz, sem saber a quem recorrer. Nesses casos, minha orientação é sempre procurar o Procon. A Aline nos confirma que grande parte das demandas envolve justamente essas questões de serviços essenciais. É fundamental que a população saiba que, ao se sentir lesada, possui um órgão de defesa ao qual pode solicitar auxílio”, afirmou.
A programação reúne profissionais de Juína, Diamantino, Tangará da Serra, Rondonópolis, Pedra Preta, São José do Rio Claro, Cuiabá, entre outros municípios, fortalecendo a integração entre os órgãos de defesa do consumidor de diferentes regiões do Estado.
Ao longo dos dois dias, a programação aborda temas como greenwashing e consumo sustentável, direitos do consumidor e obrigações do fornecedor no turismo de aventura, publicidade por influenciadores digitais, boas práticas no atendimento, procedimentos de fiscalização, conciliação e decisão administrativa, gestão de processos do protocolo ao arquivo, impacto das bets na saúde mental do consumidor, publicidade de bets e influenciadores, alterações no Código de Defesa do Consumidor e raio-X do sistema estadual.
O prefeito também agradeceu aos profissionais que se deslocaram de outras cidades para participar da capacitação e ressaltou o impacto direto da formação na qualidade do atendimento oferecido à população.
“Agradeço aos profissionais que vieram de outras cidades para realizar este treinamento. Essa qualificação é indispensável para que o atendimento ao cidadão seja cada vez mais preciso, acolhendo as expectativas daqueles que buscam justiça e orientação. Sinto muito orgulho de ver Primavera do Leste recebendo um evento dessa importância e contribuindo para o fortalecimento da defesa do consumidor em Mato Grosso”, destacou.
A reunião técnica segue até esta quinta-feira (10), com novas palestras, momentos de integração e discussões voltadas ao aprimoramento das atividades dos Procons. A iniciativa reforça a importância da formação continuada dos profissionais e da atuação integrada para garantir que o cidadão tenha acesso a informação, orientação e mecanismos de defesa de seus direitos.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
OAB5 dias atrásParanatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
OAB6 dias atrásParanatinga, Primavera, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Política6 dias atrásCongresso estará fechado para visitação neste fim de semana e feriado











