Primavera do Leste
Secretaria de Desenvolvimento Econômico busca fortalecer divulgação de Primavera do Leste em evento nacional municipalista
Primavera do Leste
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Primavera do Leste realizou, na manhã desta sexta-feira (15), uma reunião com Hemerson Máximo (Maninho), presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM-MT), para alinhar ações voltadas à participação do município na XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
Considerado o maior evento municipalista da América Latina, a Marcha é organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e será realizada entre os dias 18 e 21 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF, reunindo prefeitos, vereadores, secretários e gestores públicos de todo o país para discutir autonomia municipal, desenvolvimento e políticas públicas.
Buscando ampliar a visibilidade de Primavera do Leste no cenário nacional, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, destacou a importância da participação do município no evento.
“Eu fiz uma solicitação para a gente apresentar a cidade de Primavera do Leste lá em Brasília para todo mundo, para os prefeitos que vão estar lá, para vereadores. Então assim, é um movimento muito grande em relação a essa marcha e o presidente atendeu o pedido para a gente poder usar o stand da AMM para fazer essas divulgações da cidade. Então a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai participar efetivamente desses dias, desse encontro dos prefeitos lá em Brasília, e vai estar divulgando, mostrando os trabalhos, mostrando o vídeo e o material da cidade de Primavera do Leste para todo mundo que vai estar lá”, destacou.
Segundo o secretário, a participação no evento será uma oportunidade importante para apresentar o potencial econômico, os investimentos e o crescimento de Primavera do Leste para representantes de municípios de todo o Brasil.
“A gente do Brasil todo que vai para esse encontro dos prefeitos. Essa é uma visibilidade bastante importante para o município”, completou.
A gestão municipal segue buscando novas parcerias, investimentos e oportunidades que fortaleçam o desenvolvimento econômico e ampliem a visibilidade de Primavera do Leste no cenário estadual e nacional.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Após incêndio, Prefeitura avança em plano para recuperação do antigo aterro sanitário de Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura, segue monitorando o antigo aterro sanitário do município após o incêndio registrado no último sábado (18). As equipes permanecem atuando no local com ações de rescaldo, monitoramento dos pontos de calor e planejamento das próximas etapas para recuperação definitiva da área.
O incêndio teve início após faíscas provenientes de uma rede elétrica atingirem a vegetação seca, favorecidas pelas altas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos intensos. As chamas alcançaram um ecoponto de pneus existente no local. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os pneus eram armazenados temporariamente até a retirada por empresa especializada, porém houve redução na demanda da indústria recicladora, aumentando o tempo de permanência do material.
O combate às chamas mobilizou uma força-tarefa formada pela Prefeitura, Corpo de Bombeiros, empresas parceiras e voluntários. A operação durou aproximadamente 10 horas e conseguiu controlar o incêndio antes que ele atingisse outras áreas, evitando danos ambientais ainda maiores.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Rocha, os trabalhos agora se concentram na estabilização da área e na preparação para o início da recuperação ambiental.
“Nós vamos fazer essa ação essa semana agora, que é o trabalho de aguardar o resfriamento. Depois disso fazer a limpeza da área, demolir o barracão que ficou condenado com a queima, fazer o aceiro e continuar todo esse trabalho de prevenção. Esse antigo lixão está vivendo seus últimos meses como área de transbordo e ecoponto de pneus, porque já existe um PRAD, um Plano de Recuperação de Área Degradada, protocolado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, aguardando apenas análise e aprovação. Esse plano vai definir todas as ações necessárias para a recuperação definitiva da área”, explicou.
Segundo o secretário, o Plano de Recuperação de Área Degradada prevê uma série de intervenções técnicas, como a retirada de estruturas remanescentes, limpeza completa do terreno, nivelamento da área, plantio de grama em toda a extensão do antigo lixão, instalação de chaminés para liberação controlada dos gases produzidos pelos resíduos e construção de bacias de contenção para o chorume gerado durante os períodos chuvosos.
A proposta também contempla o isolamento total da área e sua readequação ambiental, seguindo todas as exigências dos órgãos competentes.
Paulo Rocha destacou ainda que o município já trabalha na futura concessão da gestão dos resíduos sólidos, que deverá contemplar a implantação de um novo aterro sanitário licenciado em um raio de até 20 quilômetros de Primavera do Leste.
“A empresa concessionária deverá adquirir uma área, construir um aterro sanitário dentro de todas as normas técnicas e ambientais e também executar o PRAD do antigo lixão. Com isso, Primavera deixará de transportar seus resíduos para outro município e passará a contar com uma estrutura própria, moderna e ambientalmente adequada”, afirmou.
Atualmente, o município não possui aterro sanitário em operação. O espaço existente funciona apenas como área de transbordo temporário, onde os resíduos permanecem por até 24 horas antes de serem encaminhados para um aterro licenciado em outro município.
A Prefeitura reforça que continuará acompanhando permanentemente a área atingida pelo incêndio e executando medidas preventivas para evitar novos focos, especialmente durante o período de estiagem, quando o risco de queimadas é significativamente maior. Além disso, a gestão municipal reafirma o compromisso com a recuperação ambiental do antigo aterro sanitário e com a implantação de uma solução definitiva para a destinação dos resíduos sólidos em Primavera do Leste.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
Várzea Grande5 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política6 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política3 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política4 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Mato Grosso7 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Cuiabá7 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política5 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre













