Primavera do Leste
SEDEC leva MT Ciências Itinerante à Farm Show e iniciativa atrai mais de 1.500 visitantes em quatro dias
Primavera do Leste
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) de Primavera do Leste foi responsável por viabilizar a participação do projeto MT Ciências Itinerante durante a programação da Farm Show. A iniciativa foi articulada pelo secretário Fábio Parente, em diálogo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), Allan Kardec.
Durante quatro dias, o espaço funcionou em anexo ao estande da Prefeitura, recebendo visitantes de diferentes idades interessados em conhecer experiências científicas e tecnológicas apresentadas pela equipe do programa. De acordo com a coordenadora do MT Ciências Itinerante,Carolina Silvana Ribeiro de Moraes, a participação do público superou as expectativas da organização.
Ao longo do evento, mais de 1.500 pessoas passaram pelo estande para conhecer os experimentos e atividades interativas, entre crianças, adolescentes, adultos e integrantes da terceira idade. “Foi muito positivo. Em outros eventos do mesmo porte, normalmente a participação é menor. Aqui em Primavera do Leste tivemos uma presença muito expressiva de público, superando a média que encontramos em outras cidades”, destacou.
Carolina também fez questão de agradecer o suporte oferecido pela equipe da SEDEC durante toda a realização da feira. “Fomos muito bem acolhidos pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Tivemos todo o suporte necessário para realizar as atividades, o que contribuiu diretamente para o sucesso do projeto durante a Farm Show”, afirmou.
A coordenadora da SEDEC, Taís Costa, ressaltou que o resultado alcançado é fruto de um trabalho de articulação e organização conduzido pelo secretário Fábio Parente e por toda a equipe da secretaria. “Foi um trabalho muito bem coordenado pelo secretário Fábio Parente e por toda a equipe da SEDEC. Conseguimos trazer o MT Ciências Itinerante para dentro da Farm Show e proporcionar à população uma experiência de contato direto com a ciência e a tecnologia”, pontuou.
Ela também destacou que a receptividade oferecida pela equipe da secretaria foi reconhecida pelos próprios participantes do projeto. Segundo Taís, a equipe do MT Ciências Itinerante demonstrou gratidão pela estrutura e pelo acolhimento recebidos durante o evento. “Eles comentaram que em muitos lugares participam de eventos e nem sempre recebem esse tipo de suporte. Aqui procuramos dar toda a assistência possível, desde a organização do espaço até o apoio durante os dias de atividades”, relatou.
AGROLIGADAS
Na manhã desta sexta-feira (13), último dia da Farm Show, a equipe também recebeu a visita das integrantes do projeto e também representantes do grupo Agroligadas estiveram no estande da Prefeitura para agradecer a parceria e parabenizar a equipe da SEDEC pela iniciativa.
A expressiva participação do público reforça o interesse da comunidade por iniciativas que aproximam ciência, inovação e conhecimento do cotidiano da população, consolidando a Farm Show também como um espaço de aprendizado e troca de experiências para pessoas de todas as idades.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Primavera do Leste recebe quarto dia de capacitação com foco em fiscalização ambiental
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Primavera do Leste realizou o quarto dia da capacitação para habilitação da descentralização da gestão ambiental, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA).
A programação desta etapa teve como tema a fiscalização ambiental, com aulas teóricas e oficinas práticas voltadas à elaboração de autos de infração, julgamentos e fluxos de procedimentos administrativos. Durante o treinamento, também foram abordadas legislações importantes, como o Art. 225 da Constituição Federal e o Decreto nº 6.514/2008, que tratam da proteção ao meio ambiente e das sanções administrativas.
O encontro reuniu mais de 200 servidores públicos, representando aproximadamente 80 municípios do estado, fortalecendo a troca de experiências e o aprimoramento das práticas ambientais.
O analista de meio ambiente da SEMA, Leandro de Carvalho, destacou a importância da capacitação para atuação correta dos profissionais.
“Eu vim trazer para eles a capacitação na área de fiscalização, onde os agentes dos municípios estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a fiscalização do estado, atuar de uma maneira correta dentro dos princípios constitucionais, preservando o meio ambiente e demonstrando conhecimento e técnicas nas áreas que eles vão atuar. Todos juntos, dedicados por uma gestão ambiental mais eficiente no nosso estado”, afirmou.
A coordenadora de Meio Ambiente de Poxoréu, Joelma Renata, também ressaltou a relevância do treinamento.
“Todo treinamento da SEMA, através da SGDD e com apoio das DUDs, é de extrema relevância para que os servidores públicos e demais profissionais da área ambiental possam prestar um atendimento digno e eficaz aos cidadãos”, destacou.
A capacitação segue como uma importante ferramenta de qualificação dos servidores, contribuindo diretamente para a eficiência das ações de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental nos municípios.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas e a preservação do meio ambiente.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
Entretenimento5 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso2 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá6 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Cuiabá2 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Polícia6 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”
-
Mato Grosso5 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22
-
Mato Grosso5 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Coluna VIP MT24 horas atrásAniversario de Cuiabá 307 anos





