Primavera do Leste
Um dos maiores Desfiles Cívicos no 07 de Setembro marca a história dos 39 anos de Primavera do Leste
Primavera do Leste
O Desfile Cívico do 7 de Setembro de 2025 em Primavera do Leste entrou para a história do município ’com certeza’. Realizado na manhã deste domingo, 07, na orla do Lago Municipal Vô Pedro Viana, o evento pode ser considerado o maior já promovido não apenas no que diz respeito à data da Independência, mas em comparação a todos os desfiles realizados ao longo dos anos na cidade.
Milhares de pessoas acompanharam o ato cívico (pais e mães de alunos), enquanto outras milhares desfilaram representando suas instituições (estudantes, professores e servidores). Entre as instituições participantes destacaram-se o Exército Brasileiro, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, PRF, instituições de ensino público e privado (escolas técnicas, faculdades), além das secretarias municipais. Ao todo, mais de duas horas e meia de apresentações deram o tom da comemoração.
Após a execução dos hinos e hasteamento das bandeiras, o prefeito Sérgio Machnic ressaltou o espírito de união que marcou o desfile e parabenizou a equipe organizadora. “Secretária Luciani, parabéns pela sua equipe, por promover esse 7 de setembro diferenciado, verde e amarelo de coração. Nossa cidade é verde e amarela, nosso coração é verde e amarelo. Assim como numa banda, em que um instrumento sozinho não faz nada, quando juntamos pessoas, corações e talentos, criamos uma força capaz de transformar. É isso que vemos em Primavera do Leste: um povo unido que se tornou referência em Mato Grosso”, declarou.
A vice-prefeita Iva Viana destacou a organização e o impacto social do desfile. “Foi tudo preparado com muito carinho. É impossível não se emocionar vendo nossas crianças desfilando, representando o futuro da nossa cidade. Investir nelas é construir um amanhã melhor”, afirmou.
Já a secretária de Educação, Luciani Cunha, responsável pela coordenação da Semana da Pátria, agradeceu o envolvimento da comunidade escolar. “Este não é apenas o encerramento de uma semana de atividades. É respeito, é cidadania e é educação. Agradeço aos profissionais da educação, aos alunos e às famílias que abraçaram esse momento conosco”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Marco Aurélio Salles, também destacou a grandiosidade do ato cívico. “Com certeza este é o maior desfile de 7 de setembro que já tivemos em nosso município. Hoje celebramos a democracia, a força do povo e a necessidade de resgatar a ordem para que o progresso continue acontecendo”, declarou, elogiando ainda o trabalho da imprensa local na divulgação das ações do município.
O ex-prefeito Getulio Viana fez questão de participar do evento e relembrou a importância de resgatar o sentimento patriótico. “Este desfile resgata o civismo e o patriotismo, valores que precisamos manter vivos. A atual gestão está de parabéns pela organização desse momento que valoriza a nossa história e o nosso município”, afirmou.
Além das autoridades políticas e militares, a celebração contou com a presença de lideranças religiosas, como o pastor visitante dos Estados Unidos, que fez questão de trazer sua bênção à cidade.
Em resumo: a manhã contribuiu para tornar o desfile ainda mais memorável, reunindo famílias inteiras que se emocionaram com cada apresentação. Entre bandas marciais, coreografias e demonstrações cívicas, Primavera do Leste reforçou o sentimento de pertencimento, orgulho e amor pela pátria. O Desfile Cívico encerrou a Semana da Pátria com o grito coletivo de “Viva o Brasil, Viva Primavera do Leste!!”, consolidando 2025 como um marco histórico no calendário cívico da cidade.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Primavera do Leste recebe quarto dia de capacitação com foco em fiscalização ambiental
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Primavera do Leste realizou o quarto dia da capacitação para habilitação da descentralização da gestão ambiental, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA).
A programação desta etapa teve como tema a fiscalização ambiental, com aulas teóricas e oficinas práticas voltadas à elaboração de autos de infração, julgamentos e fluxos de procedimentos administrativos. Durante o treinamento, também foram abordadas legislações importantes, como o Art. 225 da Constituição Federal e o Decreto nº 6.514/2008, que tratam da proteção ao meio ambiente e das sanções administrativas.
O encontro reuniu mais de 200 servidores públicos, representando aproximadamente 80 municípios do estado, fortalecendo a troca de experiências e o aprimoramento das práticas ambientais.
O analista de meio ambiente da SEMA, Leandro de Carvalho, destacou a importância da capacitação para atuação correta dos profissionais.
“Eu vim trazer para eles a capacitação na área de fiscalização, onde os agentes dos municípios estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a fiscalização do estado, atuar de uma maneira correta dentro dos princípios constitucionais, preservando o meio ambiente e demonstrando conhecimento e técnicas nas áreas que eles vão atuar. Todos juntos, dedicados por uma gestão ambiental mais eficiente no nosso estado”, afirmou.
A coordenadora de Meio Ambiente de Poxoréu, Joelma Renata, também ressaltou a relevância do treinamento.
“Todo treinamento da SEMA, através da SGDD e com apoio das DUDs, é de extrema relevância para que os servidores públicos e demais profissionais da área ambiental possam prestar um atendimento digno e eficaz aos cidadãos”, destacou.
A capacitação segue como uma importante ferramenta de qualificação dos servidores, contribuindo diretamente para a eficiência das ações de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental nos municípios.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas e a preservação do meio ambiente.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
Entretenimento5 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso3 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá6 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Cuiabá2 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Polícia7 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”
-
Mato Grosso5 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22
-
Mato Grosso5 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Coluna VIP MT1 dia atrásAniversario de Cuiabá 307 anos





