Rondonópolis

Pavimento revitalizado, iluminação funcionando e pontos críticos recuperados marcam ano de trabalho

Publicado em

Rondonópolis

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) intensificou os investimentos em obras e serviços essenciais ao longo de 2025, promovendo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população urbana e rural do município.

Começando pela zona rural e distritos da cidade foram recuperados 20 km de estradas de terra garantindo melhor acesso às famílias e boas condições para o escoamentos da produção das pequenas propriedades. O trabalho da Sinfra chegou até mesmo na Aldeia Tadarimana que teve as antigas pontes de madeira substituídas pela aduelas de concreto.

Na região urbana, o município construiu uma nova travessia na Vila São Francisco com assentamento de novas aduelas, pavimentação e construção de calçadas, gradil e plantio de grama.

Serviço de tapa buraco que antecede a aplicação do microrrevestimento.

Além disso, foram aplicados cerca de 312 mil m² de microrrevestimento, além da recuperação prévia de cerca de 65 mil metros quadrados de ruas pavimentadas. O asfalto chegou também na rua Corredor Púbico que abriu um novo acesso ao anel viário pela Vila Operária.

Para garantir a segurança dos condutores, a Sinfra tem atuado na conservação das vias públicas e mantém atualmente 10 equipes que trabalham simultaneamente em diversas regiões da cidade. Só no ano passado foram cerca de 40 mil m² de tapa buraco.

Na parte da iluminação pública, a Sinfra executou a extensão de cerca de 3 km da rede de elétrica de alta tensão, como no caso do bairro Alfredo de Castro II onde foram instalados transformadores e 200 postes com luminárias. Em outras regiões que ainda estavam no escuro, foram colocados 60 postes com iluminação. A garantia de uma cidade iluminada e mais segura também passa pela Infraestrutura que fez a troca de 400 lâmpadas em ruas e avenidas. 

Vac-All trabalhando nos pontos críticos da cidade.

O início do serviço de limpeza e desobstrução de bocas de lobo e galerias pluviais com a tecnologia Vac-All foi iniciado por essa gestão e tem ajudado a reduzir pontos de alagamentos pela cidade. Para quem não sabe, a tecnologia Vac-All combina jato de água em alta pressão e sucção a vácuo — retirando entulhos e sedimentos que bloqueiam o escoamento das águas. Cerca de 100 bocas de lobo já receberam limpeza e reparo.

O colapso do sistema das galerias pluviais de cidade ocasionou alguns rompimentos e erosões que comprometeram a passagem de pedestres e veículos em pontos específicos da cidade. Para resolver esse problema, a Sinfra executou a recuperação do pavimento e realizou a devida manutenção das galerias em 24 pontos críticos da cidade.

Dentre os grandes projetos elaborados pela Sinfra está o novo terminal de passageiros do transporte coletivo que está em fase de acabamento e em breve será inaugurado e entregue para a população. 

Obra de recuperação da via no bairro Parque dos Lírios

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Município de Rondonópolis se prepara para previsão de seca extrema e altas temperaturas

Publicados

em

A previsão de incidência do fenômeno Super El Niño, que deve elevar consideravelmente as temperaturas no segundo semestre de 2026, já começa a gerar mobilização no poder público em Rondonópolis. Diante dos comunicados recebidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (Semmaap) informou que tem atuado na tomada de decisões no início do ano para que o município possa sofrer o mínimo possível com essa situação alertada nos próximos meses.

O Boletim de Risco de Fogo, elaborado pela consultoria GMG Ambiental, por exemplo, apontou que as altas temperaturas previstas devem elevar os focos de calor na região em que Rondonópolis está inserido em até 80%, colocando em alerta máximo biomas como a Amazônia Legal, o Cerrado e o Pantanal. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Álvaro Fachim, uma das ações com vistas a esse cenário em âmbito local é o trabalho de limpeza e abertura de aceiros em áreas com histórico de queimadas.

Outra ação com vistas a reduzir os espaços propensos a propagação de fogo é o trabalho de recolhimento de resíduos em pontos irregulares, seguindo uma determinação do prefeito Cláudio Ferreira. O secretário informa que Rondonópolis possui mais de 20 bolsões de lixo, altamente propensos a proliferação de fogo, que estão sendo regularmente triados e limpos. Nesse contexto, o Município também tem reforçado a fiscalização para evitar o descarte irregular de resíduos.

Com vistas a esse período de estiagem, Álvaro diz ainda que o Comitê de Combate ao Fogo já iniciou seus trabalhos em Rondonópolis e deve promover novas reuniões para detalhar as estratégias de enfrentamento às queimadas, em parceria com diversos órgãos. De antemão, ele diz que a convocação de brigadistas está sendo feita e que caminhões-pipas já estão disponíveis.

Além do poder público fazer sua parte, o secretário faz o pedido para que a população da cidade contribua diante dessa perspectiva, ajudando a prevenir focos de fogo, com limpeza de seus terrenos e evitando o descarte irregular de lixo. A intenção, segundo ele, é trabalhar para se aproximar do feito obtido em 2025, quando Rondonópolis teve uma redução de 87,05% de queimadas em relação a 2024.

Marcos Miraglia

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA