Rondonópolis

Prefeito anuncia início da limpeza de “bolsões de lixo” espalhados pela cidade

Publicado em

Rondonópolis

Tornar Rondonópolis mais limpa e com qualidade de vida para os mais de 260 mil moradores. Com esse objetivo, o prefeito Cláudio Ferreira liderou, no início da manhã desta quinta-feira (24), mais uma ação do programa Cidade Verde, que prevê a limpeza de mais de 40 bolsões de lixo em diversos pontos da cidade que foram mapeados.

O pontapé desta ação de limpeza aconteceu nas proximidades do Ecoponto da Vila Paulista, que se transformou num verdadeiro lixão a céu aberto. Estão envolvidos na ação de limpeza a Coder, Sanear e a secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (Semaap). 

“Estamos iniciando hoje aqui (Vila Paulista) uma grande ação de limpeza dos mais de 40 bolsões de lixo que estão espalhados pela cidade e foram esquecidos nos últimos anos, prejudicando o meio ambiente e a saúde da população”, atestou o prefeito.

Ele convocou os mais de 260 mil moradores de Rondonópolis para que sejam “agentes de limpeza, de desenvolvimento e progresso. Este é o número que nós precisamos para deixar a nossa cidade limpa e com mais qualidade de vida, uma vez que o lixo descartado de forma irregular representa risco para saúde pública, pois servem de criadouro do mosquito da dengue e proliferação de outras doenças”.

O prefeito chamou atenção ainda para o fato de que muitas pessoas na cidade podem ter morrido em decorrência do descarte irregular de lixo. “Isto pode ter contribuído para a morte de pessoas inocentes, Pois, este lixo descartado irregularmente pela cidade acumula água e propícia a reprodução de mosquitos. A gente sabe o que acontece depois”, refletiu o prefeito. “É com a união de todos que vamos garantir uma verdadeira mudança nesta situação que temos aqui hoje”.

Para realização desta ação conjunta da gestão municipal estão sendo investidos mais de R$ 4 milhões. Além de mão de obra, estão sendo utilizados maquinários da Coder, Sanear e da Semmaap. Entre os principais objetos descartados irregularmente que estão sendo recolhidos estão pneus velhos, móveis, eletroeletrônicos, resto de materiais de construção, entulhos e até lixo doméstico. 

“Tudo aqui deveria ser descartado de forma ambientalmente correta, que é no Aterro Sanitário”, observou o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Álvaro Fachim, acrescentando que a fiscalização da pasta continuará para coibir o descarte irregular de lixo e entulho, que é um crime ambiental. “Vamos continuar atuando e a multas são pesadas. Necessitamos preservar o nosso meio ambiente”, ressaltou.

O presidente do Sanear, Victor Vitorino enalteceu a ação liderada pelo prefeito Cláudio Ferreira para limpar os bolsões de lixo e entulho que estão espalhados pela cidade. “Parabéns ao prefeito por liderar esta grande ação. Todos nós sabemos da preocupação dele em manter a nossa cidade limpa”, reiterou ele, fazendo, em seguida, um apelo à população. “Os ecopontos da cidade estão funcionando todos os dias, inclusive aos domingos. Agora, não tem mais desculpa de descartar o lixo incorretamente”.

O presidente da Coder, Laerte Costa, disse que a empresa é parceira desta grande ação para deixar Rondonópolis mais limpa e com melhor qualidade de vida. “Nós seremos cooperadores desse trabalho maravilhoso que inicia agora para deixar a nossa cidade limpa e verde constantemente”, reforçou.

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Capacitação na área da saúde vai movimentar Rondonópolis no fim de semana

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste fim de semana a parte prática da 1ª Imersão em Urgência e Emergência de Rondonópolis, capacitação com foco no atendimento pré-hospitalar para profissionais do Município e região. É a primeira ação desse tipo realizada no Sudeste do estado.

O trabalho começou na semana passada com a parte teórica, realizada nos dias 1º e 2 de novembro para 280 profissionais, das cidades de Rondonópolis, Alto Garças, Campo Verde, Primavera do Leste, Jaciara e Paranatinga. Neste sábado (8) e domingo (9), a parte prática do treinamento, que será realizada no Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes, deve movimentar a cidade.

Organizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela UPA de Rondonópolis, a imersão vai realizar simulações realistas de atendimento pré-hospitalar com vítimas de acidentes, como, por exemplo, uma explosão com feridos, acidente de motocicleta com feridos, capotamento de veículo com vítimas e até mesmo um acidente de ônibus com múltiplos feridos.

O treinamento será completo, desde o chamado para o socorro até a entrega do paciente atendido na UPA, reproduzindo assim todo o ciclo que um profissional precisa seguir para salvar vidas. Devido à imersão, a população vai presenciar viaturas do Samu, Saúde e Bombeiros passando, algumas vezes em comboio, incluindo também a participação de veículos do 18º Grupo de Artilharia de Campanha (18º GAC).

“Importante ressaltar que essa movimentação de ambulâncias vai acontecer, para que os moradores não se assustem. Será somente pelo treinamento, algo necessário para melhorar a cada dia o trabalho dos nossos servidores que atuam nessa linha de frente e são fundamentais no dia a dia”, explica o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino.

O secretário destacou ainda a importância de Rondonópolis, que é uma cidade polo, contribuir com os municípios vizinhos. “Fizemos questão de convidar os profissionais das outras cidades e oferecer esse treinamento para todos, visando garantir atendimento de qualidade não apenas para os moradores da nossa cidade, mas também para todos que vivem no Sudeste de Mato Grosso”, explica o secretário.

Fotos – Marcos Miraglia

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA