Rondonópolis

Prefeito Cláudio Ferreira e secretário Mykaell anunciam começo do Programa Zera Fila

Publicado em

Rondonópolis

A Prefeitura de Rondonópolis vai zerar a fila das cirurgias de catarata e pterígio no município. O prefeito Cláudio Ferreira e o secretário municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, anunciaram nesta quarta-feira (23/7) o começo do Programa Zera Fila, a partir do próximo dia 1º de agosto. Nesta primeira fase, vão ser realizadas 1.200 cirurgias oftalmológicas.

As cirurgias dentro do programa vão ser realizadas no CEADAS, no bairro Jardim Santa Marta, onde vai ocorrer as avaliações, a cirurgia e o retorno. Todos os pacientes já estão agendados e passando pelo risco cirúrgico antes dos procedimentos. Entre as cirurgias oftalmológicas a serem realizadas estão a de catarata e de pterígio.

Conforme o secretário de Saúde, além da área oftalmológica, novas etapas estão em fase de contratação para realização de outros procedimentos em pessoas que estão na fila há anos. “Esse programa reforça o compromisso do prefeito Cláudio com a saúde das pessoas, em especial daquelas que mais precisam. Nosso propósito é chegar até o final do ano com boa parte dessas filas zeradas”, garantiu Mykaell.

Ao anunciar o programa, Cláudio Ferreira observou que Rondonópolis possui uma estrutura de saúde ainda muito precarizada, com uma estrutura hospitalar deficitária e acanhada, com falta de leitos de internação e de equipamentos, e atendimento que precisa ser melhorado. “Tudo isso não se faz da noite para o dia, mas nós vamos investir fortemente na nossa saúde. No momento, estamos fazendo os projetos, as aquisições necessárias para a gente reestruturar o setor”, avaliou.

Por hora, o prefeito disse que a gestão vai atuar para diminuir as filas de espera de cirurgias, de exames, de consultas com especialistas, sendo que o Programa Zera Fila vem para resolver o problema daquelas pessoas que estão há muito tempo aguardando um procedimento. “Temos uma limitação orçamentária, pois nosso orçamento foi feito pelo antigo gestor e nós sabemos que o investimento estruturante para a saúde não era priorizado até então. Nós estamos buscando alternativas orçamentárias para ajustar e fazer um serviço público de saúde que esteja à altura da expectativa da população de Rondonópolis”, garantiu o gestor.

Na programação, entre 1º a 9 de agosto serão realizadas 680 cirurgias de catarata e, de 29 a 31 agosto, mais 240, totalizando 920 procedimentos. Outras 280 cirurgias de pterígio acontecerão entre 14 a 17 de agosto.

Nesta primeira fase, vão ser realizadas 1.200 cirurgias oftalmológicas. Foto: Ednilson Aguiar

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Capacitação na área da saúde vai movimentar Rondonópolis no fim de semana

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste fim de semana a parte prática da 1ª Imersão em Urgência e Emergência de Rondonópolis, capacitação com foco no atendimento pré-hospitalar para profissionais do Município e região. É a primeira ação desse tipo realizada no Sudeste do estado.

O trabalho começou na semana passada com a parte teórica, realizada nos dias 1º e 2 de novembro para 280 profissionais, das cidades de Rondonópolis, Alto Garças, Campo Verde, Primavera do Leste, Jaciara e Paranatinga. Neste sábado (8) e domingo (9), a parte prática do treinamento, que será realizada no Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes, deve movimentar a cidade.

Organizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela UPA de Rondonópolis, a imersão vai realizar simulações realistas de atendimento pré-hospitalar com vítimas de acidentes, como, por exemplo, uma explosão com feridos, acidente de motocicleta com feridos, capotamento de veículo com vítimas e até mesmo um acidente de ônibus com múltiplos feridos.

O treinamento será completo, desde o chamado para o socorro até a entrega do paciente atendido na UPA, reproduzindo assim todo o ciclo que um profissional precisa seguir para salvar vidas. Devido à imersão, a população vai presenciar viaturas do Samu, Saúde e Bombeiros passando, algumas vezes em comboio, incluindo também a participação de veículos do 18º Grupo de Artilharia de Campanha (18º GAC).

“Importante ressaltar que essa movimentação de ambulâncias vai acontecer, para que os moradores não se assustem. Será somente pelo treinamento, algo necessário para melhorar a cada dia o trabalho dos nossos servidores que atuam nessa linha de frente e são fundamentais no dia a dia”, explica o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino.

O secretário destacou ainda a importância de Rondonópolis, que é uma cidade polo, contribuir com os municípios vizinhos. “Fizemos questão de convidar os profissionais das outras cidades e oferecer esse treinamento para todos, visando garantir atendimento de qualidade não apenas para os moradores da nossa cidade, mas também para todos que vivem no Sudeste de Mato Grosso”, explica o secretário.

Fotos – Marcos Miraglia

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA