Rondonópolis

Prefeito ordena conclusão da ETA II, inacabada há 9 anos

Publicado em

Rondonópolis

Apesar de já ter sido inaugurada em dezembro de 2016, a Estação de Tratamento de Água (ETA II), localizada na Avenida Lions Internacional, na Vila Aurora, até hoje não entrou em operação. Diante da situação, o prefeito Cláudio Ferreira determinou que a obra possa ser concluída e venha beneficiar a população. Quando estiver em operação, a ETA II vai dobrar a capacidade de tratamento de água em Rondonópolis.

O diretor do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Victor Yago dos Santos Vitorino, informa que a ETA II, quando entrar em operação, vai tratar 400 litros de água por segundo. Somando com a ETA I, que trata 400 litros por segundo, a capacidade de tratamento de água na cidade vai dobrar, alcançando 800 litros por segundo. A estimativa é que a ETA I seja responsável hoje por 45% do abastecimento da cidade e, com a ETA 2, esse atendimento seja ampliado para 75%.

Conforme Victor Vitorino, desde 2016, a ETA II não entrou em operação devido à ausência da finalização do sistema de lavagem dos filtros. Além disso, aponta que a tecnologia adotada à época — o sistema Pulsator, utilizada especificamente na etapa de decantação com o objetivo de remover partículas sólidas em suspensão de forma mais eficiente — foi mal dimensionada, apresentando falhas e não funcionando conforme esperado. Na época, foram investidos na implantação deste sistema R$ 7.232.322,00 provenientes de financiamento oneroso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Diretor do Sanear, Victor Vitorino: “Vamos concluir as obras inacabadas conforme pedido do prefeito Cláudio Ferreira”. Foto – Ednilson Aguiar

Na última gestão, a obra da ETA II passou oito anos inoperante, sendo contratada uma empresa para fazer o chamado startup da estrutura, o que culminou na emissão de um relatório informando que a eficiência do sistema não alcançou a expectativa (foi projetada para 600 litros por segundo e tratou 100 litros por segundo). Agora, na gestão Cláudio Ferreira, Victor explica que constatou-se que, para operação e funcionamento adequado do sistema, será necessário ainda investir na elaboração e execução de projetos voltados à implantação e adequação das estruturas físicas e operacionais das ETAs I e II, com várias obras e melhorias.

Victor Vitorino observa ainda que a atual gestão está se concentrando em ajustes no processo construtivo com o objetivo de acelerar a execução da ETA II. Ele explica que devem ser investidos mais de R$ 5 milhões para concluir a obra. A estimativa, segundo repassado, é que o projeto seja concluído até junho de 2026.

“Vamos concluir as obras inacabadas conforme pedido do prefeito Cláudio Ferreira. A inauguração e o funcionamento da ETA II são nossa prioridade, bem como várias obras de adutoras, interligações, elevatórias e reservatórios que vão receber essa água para que chegue até a residência do povo de Rondonópolis, de forma segura e com regularidade”, avaliou.

Estrutura da ETA 2, junto à unidade do Sanear na Avenida Lions Internacional. Foto – Marcos Miraglia

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Assistência Social dá início à atualização cadastral dos selecionados do Residencial Celina Bezerra

Publicados

em

Teve início nesta segunda-feira (20) a atualização cadastral dos beneficiários selecionados e pré-selecionados do Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa 1 – Residencial Celina Bezerra (Etapas 4, 5, 6 e 7). A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo em conjunto com a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social. 

Ao todo, 1.684 famílias devem passar pelo procedimento, que segue até o dia 11 de agosto, no Ganha Tempo, localizado na Rua João Pessoa, nº 802, Centro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

A secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Fabiana Perez, reforça que a atualização é indispensável para garantir a regularidade do processo de seleção. “É muito importante que os convocados observem a data prevista no cronograma e compareçam com toda a documentação exigida. O atendimento está sendo realizado de forma escalonada, com aproximadamente 100 pessoas por dia, para que possamos analisar cada cadastro com atenção e garantir a regularidade do processo de seleção”, afirmou. 

A atualização cadastral ocorre após uma auditoria no processo administrativo de seleção das famílias para o empreendimento habitacional identificar inconsistências cadastrais e a ausência de documentação comprobatória em parte dos processos, tornando necessária a conferência e a regularização das informações apresentadas pelos candidatos. 

Conforme o edital, o não comparecimento para atualização cadastral no prazo estipulado implicará na desclassificação do processo de seleção do residencial Celina Bezerra, sendo convocadas as famílias suplentes que atendam aos critérios estabelecidos. 

A lista completa dos convocados, com as respectivas datas de comparecimento, está disponível no Diário Oficial do Município e também disponibilizado no site da Prefeitura de Rondonópolis (www.rondonopolis.mt.gov.br). 

Os convocados devem apresentar os documentos pessoais do titular, do cônjuge e dos demais integrantes da família. 

Confira aqui a lista de nomes convocados e a data de comparecimento.  

Documentos necessários 

Atualização Cadastral Celina Bezerra:  
a) RG, CPF e Título de Eleitor do(a) titular e do cônjuge;  
b) Certidão de Casamento;  
c) Declaração de União Estável reconhecida em Cartório;  
d) Certidão de Nascimento;  
e) Certidão de Casamento com averbação de divórcio;  
f) Certidão de óbito no caso de óbito do cônjuge, ou membro da composição familiar;  
g) Comprovante de endereço (conta de energia ou água);  
h) Comprovante de Renda (holerite ou declaração de autônomo);  
i) Carteira de Trabalho do titular e do cônjuge;  
j) Comprovante do Cadastro Único (CadÚnico) atualizado;  
l) Extrato de benefício (INSS, LOAS, BPC) do titular e do cônjuge;  
m) Laudo médico legível e atualizado com a Classificação Internacional de Doenças – CID, CRM do Médico e data;  
n) Contrato de aluguel ou de casa cedida;  
o) Procuração Pública em casos de não alfabetizado e/ou incapacitados;  
p) RG e CPF do Procurador;  
q) Documento Comprobatório de Inexistência de bens (Retirar gratuitamente na Prefeitura de Rondonópolis.  

Documentos a serem apresentados dos demais moradores (filhos e/ou outros): 
a) RG e CPF; 
b) Certidão de Nascimento;  
c) Título de Eleitor, se maior de 16 anos;  
d) Carteira de Trabalho (CTPS), se maior;  
e) Comprovante de Renda, holerite ou declaração de autônomo 

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA