Sinop

Atleta de Sinop conquista medalha de prata por equipes no xadrez em competição nacional

Publicado em

Sinop

Sinop sai com mais um destaque da competição nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), desta vez foi no xadrez. Olavo Tadeu Carvalho Oliveira, atleta sinopense, que recebeu o título de “mestre” da modalidade (por ser um atleta experiente de alto nível), conquistou a medalha de prata na disputa por equipes, representando o estado de Mato Grosso. O evento que acontece no município de Uberlândia (MG) reúne, em todas as modalidades, mais de 10 mil pessoas entre atletas, árbitros e equipes técnicas dos estados brasileiros e do Distrito Federal.

Olavo disputou a modalidade na companhia de Fagner Morel Matos do município de Rondonópolis. Juntos, a dupla disputou, na categoria por equipes, do ritmo rápido e garantiram o vice-campeonato nacional do maior torneio estudantil do país. O sinopense conquistou, ainda, a oitava posição geral na disputa individual, empatando com o terceiro colocado na mesma somatória de pontos. A pontuação máxima é 6,0, Olavo marcou 4,5.

“Essa é uma competição de alto nível, com nível de competitividade forte na categoria e termos nosso atleta conquistando o segundo colocado por equipe e a oitava posição no ranking nacional, no individual, com a mesmo pontuação do terceiro colocado, mostra que nós temos atletas fortes, competitivos e preparados para competir em qualquer nível”, comentou o diretor de Esportes de Sinop, Rudy Roger.

Os atletas foram acompanhados por dois técnicos mato-grossenses, Rodrigo Machado de Sinop, e Cleberson Lima Satil de Nova Monte Verde.

Campeonato

Os Jogos Escolares Brasileiros é a principal competição escolar do país e reúne os melhores atletas de todos os estados e do Distrito Federal em 19 modalidades esportivas. Os atletas possuem idade entre 12 e 14 anos. A classificação dos participantes acontece por meio de seletivas organizadas nas etapas municipal, regional e estadual. Os campeões e vices, em cada modalidade, da estapa estadual, garante vaga para o nacional.

O evento é organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). A competição tem apoio do Governo do Brasil, por meio de patrocínio viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte. O secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro, representou o ministro do Esporte, André Fufuca, durante a cerimônia de abertura que aconteceu no último dia sete.

“Nós traçamos duas metas entre tantas outras para que se pudesse trabalhar pelo esporte no Brasil. A primeira delas foi nos aproximarmos de todas as confederações e federações que efetivamente fazem com que o esporte de qualidade, como são os JEBs, como são os JUBs [Jogos da Juventude], aconteçam na ponta. E a outra meta a que nós nos propusemos foi fazer com que saíssemos de Brasília, da comodidade dos gabinetes, e pudéssemos levar políticas públicas de qualidade e de excelência por todo o país”, discursou ele.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

3º Seminário Regional de Turismo conta com programação voltada ao turismo náutico e pesca esportiva em Sinop

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, realiza nos dias 29 e 30 de abril o 3º Seminário Regional de Turismo, com programação voltada ao fortalecimento do turismo náutico e da pesca esportiva no município. O evento é promovido com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e terá atividades no auditório do Curupy Acqua Park e em um complexo náutico.

No dia 29 de abril, no auditório do Curupy Acqua Park, a programação inicia às 8h com a abertura oficial. Às 9h, ocorre a palestra “Regularização de Obras em Águas Jurisdicionais Brasileiras”, com Valter Pereira Batista Cunha, Primeiro-Tenente da Agência Fluvial de Cáceres e vistoriador naval nível 1.

Às 10h, o empresário Klaus Peters apresenta a palestra “Investindo no Setor Náutico: Por que Marinas São Negócios do Futuro”. Em seguida, às 11h, Eduardo Colunna, presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (ACOBAR), aborda o tema “Como Transformar Municípios em Destinos Náuticos de Sucesso”.

No período da tarde, às 13h30, lan Arthur, apresentador de programas de pesca e representante brasileiro da International Game Fish Association (IGFA), conduz a palestra “Pesca Esportiva: oportunidade de desenvolvimento para os municípios”. Às 14h30, a apresentadora e influenciadora digital Yasmin Zanon apresenta a palestra “Protagonismo Feminino na Pesca Esportiva: Inspiração, Turismo e Desenvolvimento”.

Encerrando o primeiro dia, às 16h, Alisson Fagner Santos Trindade, presidente da Associação Mato-Grossense de Ecoturismo e Pesca Esportiva, ministra a palestra “Rios que Geram Riqueza: O Valor Econômico da Pesca Sustentável”.

No dia 30 de abril, a programação ocorre em um complexo náutico, com visita técnica a partir das 8h. A atividade busca permitir aos participantes conhecer, na prática, estruturas e possibilidades de implantação de empreendimentos voltados ao turismo náutico.

A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, destacou a importância do evento para o desenvolvimento do setor turístico de Sinop e região. “O seminário apresenta conteúdos estratégicos que contribuem para a organização do turismo no município. É uma oportunidade para que os participantes compreendam o potencial do turismo náutico e da pesca esportiva como atividades econômicas estruturantes. A programação reúne especialistas e apresenta experiências que auxiliam na estruturação de serviços e na criação de novos negócios. Isso fortalece o turismo local e amplia as oportunidades para quem atua na área”, disse.

A analista técnica do Sebrae/MT, Kallinca Barbieri, pontuou sobre a relevância dos temas que serão abordados durante o seminário. “Um dos temas da programação é a pesca esportiva, reconhecendo o grande potencial da região para se consolidar como um destino turístico atrativo nesse segmento. A iniciativa busca sensibilizar e capacitar empreendedores, pescadores, guias de pesca e demais atores locais para que possam estruturar melhor seus serviços e transformar a atividade em uma experiência turística organizada, sustentável e competitiva”, afirmou.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://mt.loja.sebrae.com.br/3-seminario-de-turismo-regional-ev-90540. O objetivo do evento é ampliar o conhecimento técnico e estratégico de empreendedores, guias, operadores turísticos e demais profissionais da cadeia produtiva com conteúdos práticos e orientações sobre a organização do turismo como atividade econômica sustentável.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA