Sinop
Com ação itinerante, Sinop ultrapassa 2,3 mil doses aplicadas da vacina contra influenza
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde — setor de imunização —, já aplicou mais de 2,3 mil doses contra o vírus da influenza, causador da gripe. O número foi alcançado com a ação itinerante de vacinação realizada pelo poder público no último sábado (4), no estacionamento do Supermercado Machado Supercenter. O estabelecimento fica localizado no bairro São Cristóvão.
Somente na ação descentralizada, o município vacinou mais de 200 pessoas que integram o grupo prioritário definido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Além do imunizante contra a gripe, a Prefeitura também aplicou mais de 120 doses das demais vacinas incluídas no PNI. O coordenador do setor de imunização, João Breganó, explica que as ações itinerantes são fundamentais para ampliar a cobertura vacinal da cidade.
“A vacinação itinerante, descentralizada, é uma ferramenta importante para a ampliação da cobertura vacinal da cidade, porque funciona como uma busca ativa. Com essa ação, levamos o serviço para próximo da população e em horário que permite o comparecimento. Muitas vezes, a pessoa não consegue ir à UBS para atualizar a caderneta, porque funciona em horário comercial, e, no sábado, ela tem tempo e comparece”, disse.
A busca por imunizar a população continua. No sábado, dia 11 de abril, uma equipe de vacinadores estará no estacionamento do Super Atacado Machado Vitória Régia. O estabelecimento fica localizado na Avenida André Maggi, bairro Jardim dos Ipês. O atendimento será das 8h às 15h30. “Será uma nova oportunidade para a população buscar a atualização da caderneta de vacinas. Todos os imunizantes do PNI estarão disponíveis, inclusive o da influenza”, reforçou Breganó.
De segunda à sexta-feira, das 7h às 11h (manhã) e das 13h às 17h (tarde), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que possuem salas de vacina, farão as aplicações. Nos Centros Integrado de Atendimento (CIA’s) as aplicações acontecem das 6h às 17h30.
Quem pode receber o imunizante contra a gripe?
Neste primeiro momento, apenas os grupos prioritários definidos pelo Governo Federal receberão os imunizantes. Segundo a cartilha do Ministério da Saúde, os grupos são definidos da seguinte maneira e ordem de prioridade, considerando a predisposição a complicações graves da doença:
Grupo 1 – Crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes em qualquer idade gestacional; e idosos com 60 anos ou mais, comprovado mediante documento pessoal;
Grupo 2 – Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
Meta
O Ministério da Saúde busca imunizar, ao menos, 90% da população inserida em cada um dos grupos prioritários definidos.
Vacina
A vacina influenza trivalente é uma suspensão injetável composta por diferentes cepas do vírus Myxovirus influenzae inativadas, fragmentadas e purificadas.
Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com elevada transmissibilidade, distribuição global e tendência a se disseminar facilmente na população. No Brasil, a vigilância epidemiológica dos vírus respiratórios de importância em saúde pública monitora os casos e óbitos por influenza por meio da estratégia da vigilância sentinela da síndrome gripal (SG) e da vigilância universal da síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
Os casos clínicos de influenza podem variar de SG a SRAG e, em algumas situações, evoluir para óbito. Trata-se de uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos de influenza A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por surtos e epidemias sazonais e, no caso da influenza A, também por pandemias em seres humanos. Em 2009, o vírus influenza A foi associado à pandemia de Influenza A (H1N1).
Sinop
Entre sabores e natureza, turismo rural ganha novos caminhos em Sinop
Um café preparado com produtos da própria propriedade, a colheita de pimentas, o contato com frutas pouco comuns na região e uma trilha em meio à natureza até o rio. Essas foram algumas das experiências vivenciadas por guias de turismo, representantes de agências de viagens, entidades e parceiros que participaram, no último sábado (17), do Dia de Campo “Sabores, Natureza e Experiências Rurais”, no Sítio Dois Amigos, em Sinop. A atividade marcou mais uma etapa do trabalho da Prefeitura de Sinop para transformar o potencial das propriedades rurais em novas oportunidades para o turismo e a geração de renda.
Promovido pela Diretoria de Turismo, vinculada à Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, o encontro apresentou aos participantes as possibilidades da propriedade e permitiu avaliar como as experiências oferecidas podem ser organizadas para receber visitantes e integrar futuros roteiros turísticos comercializáveis. A ação é resultado de um trabalho de consultoria iniciado no começo deste ano, com orientações aos proprietários sobre a estruturação da propriedade, a organização das atividades e a criação de experiências que valorizem a produção rural e o contato com a natureza.
Durante a programação, os visitantes conheceram diferentes espaços e atividades, começando pelo café rural, preparado com produtos da própria propriedade, como café, garapa, sucos e pães. Na sequência, participaram da experiência “Colha suas Pimentas”, conheceram um tanque de piscicultura com a espécie panga, originária do Vietnã, e percorreram os pomares de mirtilo e outras plantas cultivadas no sítio. O roteiro também incluiu uma visita ao meliponário e uma trilha ecológica até o rio, com parte do trajeto realizada em um trator com carretinha.
Para a diretora de Turismo de Sinop, Leidiane Viegas, o Dia de Campo representou uma etapa importante para testar as experiências planejadas e aproximar os proprietários rurais dos profissionais responsáveis por conectar os atrativos aos visitantes. “Hoje os nossos visitantes tiveram inúmeras experiências. Foi um teste: convidamos as entidades de classe, guias de turismo, agências de viagens e associações para conhecer esse trabalho e agora nos auxiliarem a criar novas conexões para colocar esse produto no mercado de uma forma muito estruturada”, explicou.
Segundo a diretora, a Prefeitura desenvolve há cinco anos um trabalho de estruturação do turismo no município, com iniciativas voltadas à diversificação dos atrativos e à preparação de empreendedores para receber visitantes. No Sítio Dois Amigos, a consultoria envolveu a organização de estações de visitação, a construção de narrativas para apresentar cada espaço e o planejamento das experiências oferecidas ao público.
Para a proprietária do Sítio Dois Amigos, Cecília Simoni, o encontro representou a concretização de um projeto que começou a ganhar forma a partir do incentivo de pessoas que visitavam a propriedade e enxergavam seu potencial turístico. Ela conta que a família passou a considerar a atividade com mais atenção depois que o filho retornou de um congresso em Brasília com referências de outras propriedades que já recebiam visitantes.
“Estamos começando, dando o primeiro passo, e espero que vá longe”, afirmou Cecília, que destacou a importância do apoio da Prefeitura para organizar a iniciativa e orientar os procedimentos necessários à estruturação do negócio.
A proprietária também celebrou a recepção dos participantes e a possibilidade de ampliar as experiências oferecidas no sítio. A expectativa é criar novas opções para que os visitantes possam passar o dia no local, conhecer a rotina rural e estabelecer uma relação próxima com a família.
“Eu espero que ele avance, que a gente tenha mais planos para expandir e oferecer mais opções para a pessoa vir e passar o dia conosco. Ela não vem só como turista. Vai fazer parte do nosso dia, vai ser mais um amigo que a gente espera que volte muitas vezes”, destacou.
A visita técnica também permitiu que os profissionais do setor avaliassem o potencial da propriedade para integrar a oferta turística de Sinop. Presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Mauro Dall’Agnol considerou positiva a experiência e a variedade de atividades apresentadas. Para ele, a propriedade reúne características que podem contribuir para a construção do roteiro de turismo rural do município, oferecendo aos visitantes contato com a produção agrícola, plantas, frutas e experiências ligadas ao cotidiano do campo.
A guia de turismo Eglen Jacobi também avaliou positivamente a atividade. Durante a visita, ela conheceu o cultivo de mirtilo, a plantação de pimentas e a trilha até o rio, experiências que, segundo ela, podem agregar valor à oferta turística local. “É uma experiência que tem muito a agregar ao município, que está em desenvolvimento para trazer os nossos turistas de fora e de Sinop também”, avaliou.
A aproximação com guias, agências e entidades é importante para identificar quais experiências apresentam potencial para compor roteiros e como elas podem ser oferecidas ao público de maneira organizada e profissional.
Parceria prepara o turismo rural para o mercado
Além do acompanhamento da Prefeitura, o trabalho conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que contribui com a capacitação dos empreendedores e a preparação dos produtos turísticos para comercialização.
A analista técnica do Sebrae, Kalinca Barbieri, explica que a parceria envolve a estruturação das experiências, a definição de custos e a precificação, etapas fundamentais para que as propriedades possam oferecer seus serviços de forma sustentável e estabelecer parcerias comerciais.
“O Sebrae está aqui em parceria com a Prefeitura, dando todo o apoio técnico para capacitação do produtor rural na formatação do produto e entrega da precificação para colocar esse produto rural nas prateleiras para comercialização, para que as agências de turismo possam comercializar esse turismo rural que está crescendo e se desenvolvendo no nosso município”, destacou.
A iniciativa integra a agenda da Diretoria de Turismo para ampliar e diversificar os atrativos de Sinop, fortalecendo segmentos como turismo rural, de natureza, gastronômico e de experiência.
Com o acompanhamento técnico, a aproximação entre empreendedores e profissionais do setor e a avaliação das atividades na prática, a Prefeitura busca criar condições para que o potencial das propriedades rurais se transforme em produtos turísticos estruturados, capazes de atrair visitantes, movimentar a economia e gerar novas oportunidades de renda para as famílias do campo.
-
Sinop5 dias atrásSinop abre semana com 261 vagas de emprego disponibilizadas pelo Sine
-
Rondonópolis5 dias atrásPrefeitura inaugura novo Laboratório Central e garante mais comodidade e qualidade no atendimento
-
Várzea Grande5 dias atrásConselho da Cidade de Várzea Grande analisa projetos de empreendimentos em sessão extraordinária
-
Várzea Grande5 dias atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Várzea Grande5 dias atrásCâncer do colo do útero pode evoluir silenciosamente e médica de Várzea Grande alerta para importância do exame preventivo
-
Cuiabá5 dias atrásPrefeitura de Cuiabá convoca 02 candidatos para o cargo de Professor Pedagogo e Professor de Educação Física
-
Política6 dias atrásPresidente do TSE confirma reeleição de Lula e faz balanço do pleito
-
Cuiabá5 dias atrásEducação Especial Inclusiva reúne 150 profissionais para compartilhar práticas e planejar ações para 2027










