Sinop

Escola Municipal de Artes de Sinop sedia 1º Arraiá dos Escritores

Publicado em

Sinop

A Escola Municipal de Artes (EMA), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, sediou no último sábado (4) o 1º Arraiá dos Escritores de Sinop. Promovido pela Família Literária, grupo formado por escritores do município, o evento reuniu escritores, leitores, alunos, professores e famílias em uma programação inspirada nas tradicionais festas juninas, com atividades voltadas à valorização da literatura, ao incentivo à leitura e à troca de experiências entre autores e público.

Uma das organizadoras da iniciativa, a escritora Dolores Flor explicou que o evento surgiu da necessidade de ampliar a visibilidade dos escritores da região e criar um espaço de aproximação entre autores e leitores. “Este evento é uma organização dos escritores sinopenses e de convidados da região. Surgiu a partir da necessidade de ter mais contato, mais visibilidade e mais integração entre os escritores. Fizemos essa confraternização em clima de festa junina com o objetivo de divulgar nosso trabalho, fazer novas amizades e fortalecer o contato com os leitores. É um encontro entre escritores e leitores, com a intenção de ampliar esse público e compartilhar a literatura com todos”, destacou.

Também organizadora do evento, a escritora Marlete da Crossi ressaltou que a proposta foi unir elementos tradicionais das festas juninas ao universo literário para aproximar a comunidade da produção cultural local. “É o primeiro Arraiá do Escritor e buscamos fazer com uma temática específica, com quadrilha, casamento literário e outras atrações que envolvem personagens da literatura. Toda a programação foi construída dentro desse universo para inovar, sem deixar de preservar a tradição, a alegria e a cultura das festas juninas. O nosso objetivo foi compartilhar esse momento com leitores, escritores, pessoas que produzem literatura e também com as crianças, para que elas desenvolvam o gosto pela leitura”, afirmou.

A coordenadora da EMA, Débora Nardin, destacou que a unidade busca incentivar ações que aproximem a comunidade das diferentes manifestações culturais. “Nós estamos felizes, porque este é um espaço exatamente para isso: para que as pessoas possam confraternizar. Recebemos um público diferente, formado por escritores e por pessoas que levam a leitura ao nosso público e aos nossos alunos. A escola está de portas abertas para receber eventos como esse e proporcionar a participação dos nossos professores, alunos e familiares”, ressaltou.

Aluna dos cursos de desenho e teatro da EMA, Rafaella Siqueira contou que aproveitou o evento para conhecer mais sobre literatura e fazer novas amizades. “Eu faço desenho e teatro aqui na EMA e estou achando o arraiá muito legal e divertido. Dá para conversar com várias pessoas, fazer amizades e aprender mais sobre literatura e livros. Fiquei sabendo do evento por meio da minha professora, que explicou como seria a programação, e resolvi participar. Estou gostando muito”, disse.

A escritora Dolores Flor convidou escritores, leitores e instituições a conhecerem o trabalho desenvolvido pela Família Literária e participarem das ações promovidas pelo grupo. “Para quem tem interesse em acompanhar a Família Literária, nós temos um site onde organizamos todo o trabalho. Instituições, bibliotecas, escolas, clubes de leitura, escritores e leitores podem fazer o cadastro. Ao acessar o site, basta escolher a categoria correspondente. O processo é simples e qualquer pessoa pode fazer parte desse grupo de trabalho voltado à literatura”, concluiu.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura promove Dia de Campo para apresentar novas possibilidades para o turismo rural de Sinop

Publicados

em

A Diretoria de Turismo realiza, amanhã, sábado, 17, o Dia de Campo “Sabores, Natureza e Experiências Rurais”, no Sítio Dois Amigos. Programado para acontecer das 08h às 12h, o evento reunirá guias, condutores, profissionais do trade turístico, entidades e parceiros para conhecer o potencial da propriedade e avaliar novas possibilidades para o turismo rural do município.

A ação faz parte de um trabalho desenvolvido pela Diretoria de Turismo, desde o início deste ano, junto ao proprietário, com orientações e consultorias voltadas à diversificação da atividade rural e à geração de novas oportunidades de renda por meio do turismo.

Durante a manhã, os participantes terão contato com experiências que podem integrar um futuro produto turístico, como café rural, cultivo de pimentas, pitayas, cacau e mirtilo, além do meliponário, produção rural e trilha interpretativa até o rio. Um dos destaques será a experiência “Colha suas Pimentas”, aproximando o visitante da produção e do cotidiano do campo.

Para a diretora de Turismo, Leidiane Viegas, a proposta é mostrar que a atividade turística pode agregar valor ao que já existe nas propriedades rurais. “O turismo pode ser uma forma de diversificar a atividade e agregar valor ao que já existe na propriedade. Nosso trabalho é apresentar possibilidades, orientar e construir junto com o empreendedor, respeitando a realidade e a capacidade de cada propriedade”.

O Dia de Campo também busca aproximar os proprietários rurais dos profissionais que atuam diretamente no turismo, contribuindo para avaliar a viabilidade de futuras experiências, roteiros e produtos comercializáveis.

“A busca por experiências autênticas, contato com a natureza, gastronomia e vivências no campo abre novas oportunidades para o turismo rural. Sinop tem muitas possibilidades e precisamos preparar nossos empreendedores para transformar esses potenciais em produtos turísticos e, para isso, temos importantes parceiros como o SEBRAE que atua, diretamente, na preparação do produto para o mercado, através da precificação e parceria com agências”, destaca a diretora e turismóloga da Prefeitura.

Tudo isso integra a agenda da Diretoria de Turismo para diversificar a oferta turística de Sinop, fortalecendo segmentos como turismo rural, de natureza, gastronômico e de experiência.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA