Sinop

Fortalecimento de vínculos: Prefeitura de Sinop inicia programação julina nos CRAS e Centro de Convivência

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou nesta terça-feira (30) a programação das comemorações julinas promovidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Convivência Dona Zezé. A abertura ocorreu no CRAS Palmeiras e marcou o início do calendário de atividades que, até 22 de julho, deve reunir cerca de 1.270 usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

As festividades integram as ações da Proteção Social Básica e têm como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários e ampliar a convivência entre os usuários. A iniciativa reúne crianças, adolescentes, adultos e idosos atendidos pelos serviços socioassistenciais do município, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A secretária municipal de Assistência Social, Sinéia Abreu, destacou que as comemorações fazem parte do trabalho desenvolvido pela rede de assistência e representam uma oportunidade para aproximar ainda mais a comunidade das unidades. “Comemoramos todas as festas que são importantes para a nossa comunidade. O objetivo do CRAS é fazer com que, cada vez mais, a gente crie um vínculo forte com a comunidade. Estamos aqui para comemorar com as crianças, os jovens, os adolescentes e, principalmente, com os idosos, porque é uma festa que contempla todas as faixas etárias”, disse.

A secretária ressaltou que o principal resultado é o fortalecimento da participação da população nas atividades desenvolvidas pelos equipamentos da assistência social. “Nossa principal missão é fazer com que esse vínculo aumente cada vez mais e que essa presença da comunidade, vindo até o CRAS, seja cada vez mais fortalecida. Isso é o mais importante”, afirmou.

No CRAS Palmeiras, a programação reuniu cerca de 260 participantes. A coordenadora da unidade, Mariza Bertoldo, explicou que a festa faz parte do calendário anual das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e integra todos os grupos atendidos. “Temos a nossa festa junina/julina em comemoração com todos os grupos do Serviço de Convivência. É um momento de festividade, de alegria e de companheirismo. Todos amam vir aqui nessa data maravilhosa”, descreveu.

A coordenadora também falou sobre as atividades ofertadas pela unidade durante todo o ano. “Nós temos o serviço de convivência dos idosos, também atendemos crianças de 0 a 6 anos e adolescentes. Oferecemos oficinas de jiu-jítsu, capoeira e musicalização. Reunimos hoje todos esses grupos para realizar o nosso arraiá”, completou.

Participante das atividades do CRAS Palmeiras há mais de cinco anos, a aposentada Lenilde Bento relatou a importância do serviço para sua qualidade de vida e bem-estar emocional. “Isso aqui nos livra da depressão, que eu já tive, da ansiedade, de um monte de problemas e do estresse. Graças a Deus, há mais de cinco anos estou por aqui e me sinto outra pessoa. Aqui a gente faz exercícios, participa de todas as palestras, de várias atividades e também faz musicalização. Estar aqui é uma alegria, uma alegria total”, afirmou.

Aluna da oficina de desenho, Maria Eduarda Morais, de 10 anos, contou que gosta das atividades desenvolvidas no CRAS.. “Eu tenho 10 anos e participo do curso de desenho. Eu gosto bastante, é bem divertido desenhar. A gente aprende a desenhar de um jeito fácil e prático. Está bem divertido aqui hoje. Foi muito divertido dançar e aproveitar”, contou.

Também integrante da oficina de desenho, Myllena Krauze, de 9 anos, disse que percebeu evolução nas aulas e destacou o ambiente de convivência. “Eu tenho 9 anos e participo do curso de desenho. Aprendi a desenhar um pouco mais, porque antes eu desenhava muito mal e agora estou melhorando. Já fiz várias amizades e aqui é muito legal. Achei a festa muito divertida”, disse.

A programação das comemorações julinas continua no dia 7 de julho, no CRAS Paulista; no dia 10 de julho, no CRAS Paulista e no Centro de Convivência Dona Zezé; no dia 14 de julho, no CRAS Menino Jesus; e no dia 22 de julho, no CRAS Boa Esperança. Ao longo do calendário, a Secretaria de Assistência Social estima reunir aproximadamente 1.270 usuários dos serviços socioassistenciais.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop aplica mais de 1,7 mil doses durante Dia “D” de Multivacinação

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, aplicou 1.702 doses de vacinas durante o Dia “D” de Multivacinação, realizado no último sábado (22). A mobilização integrou a Campanha Nacional de Multivacinação e teve como objetivo ampliar o acesso da população aos imunizantes e incentivar a atualização das cadernetas de vacinação.

Durante a ação, 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além do Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás e do CIA André Maggi, permaneceram abertas das 7h30 às 16h30. Foram disponibilizadas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), para crianças e adultos.

Para o coordenador de Imunização da Prefeitura de Sinop, João Breganó, a realização de ações aos sábados facilita o acesso da população aos serviços de saúde. “Essas ações são muito positivas, no balanço geral, porque elas atraem as clientelas de uma maneira geral para as unidades, não em alguns pontos específicos da cidade, e sim o município como um todo. Então isso facilita o acesso à população, principalmente em um horário diferenciado”, explicou.

Segundo ele, a mobilização também representa uma oportunidade para pais e responsáveis verificarem a situação vacinal das crianças e colocarem as doses em dia, especialmente com a proximidade do período de matrículas e rematrículas escolares. “É uma chance muito grande da gente conseguir pegar esses pais em casa e ir para levar essas crianças para vacinar e, consequentemente, atualizar o cartão de vacinas”, destacou Breganó.

Além da vacinação, algumas unidades também ofertaram outros serviços. Na UBS Palmeiras, por exemplo, foram disponibilizados o exame preventivo para rastreamento do câncer do colo do útero, destinado a mulheres de 25 a 64 anos.

A enfermeira responsável pela unidade, Dayenne Cáceres, destacou que o atendimento aos sábados permite alcançar pessoas que não conseguem comparecer às unidades durante a semana. “A importância dessas ações aos finais de semana é porque muitas pessoas geralmente trabalham nesse horário de 7h às 17h, que é o horário que a gente está aberto aqui na unidade. Então, no sábado, essas pessoas que trabalham no dia de semana conseguem vir e a gente vai estar o dia todo”, explicou.

A mobilização também foi aproveitada por moradores para atualizar a própria situação vacinal e a de seus familiares. Morador do Vila Itália, Luciano Janjacomo levou a família ao CIA Jacarandás para aproveitar o Dia “D”. “Aproveitei que estamos de folga no sábado. Aproveitei a campanha do Dia D de vacinação e deixar em dia a nossa saúde. Foi uma boa campanha para a gente se atualizar nas vacinas. Trouxe meus filhos, minha esposa também, para deixar tudo em dia”, contou.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA