Sinop
Hotéis registram aumento na ocupação e reforçam impacto econômico da Exponorte em Sinop
Sinop
A Prefeitura de Sinop acompanha os reflexos positivos da Exponorte na economia local, especialmente no setor hoteleiro, que registra aumento expressivo na procura por hospedagens durante o período de realização do evento. Com a chegada de visitantes de diversas cidades de Mato Grosso e de outros estados, os hotéis do município ampliam sua taxa de ocupação e reforçam o papel de Sinop como polo regional de turismo e eventos.
De acordo com dados levantados junto à Associação dos Hotéis de Sinop e a empreendimentos da rede hoteleira local, a ocupação dos hotéis apresentou crescimento de 40% em comparação com períodos comuns.
O gerente-geral do Ibis Hotel Sinop, Rafael Benevides, reforça que a realização de eventos como a Exponorte é estratégica para diversificar o perfil de visitantes recebidos pela cidade. “A hotelaria busca muito que esses eventos aconteçam, porque a rede hoteleira de Sinop é, em sua maioria, corporativa. Quando temos eventos assim, começamos a atrair outro tipo de turismo, que é o turismo de lazer, com pessoas de outras cidades vindo conhecer”, afirmou.
Segundo Benevides, os hotéis de Sinop, especialmente o Ibis, costumam registrar excelente ocupação durante os dias úteis, enquanto os finais de semana apresentam demanda menor. Com a realização da Exponorte, esse cenário muda de forma significativa. “Nossa previsão é de ocupação máxima neste final de semana, chegando a 100%, sendo que geralmente ficamos na faixa de 60%”, explicou.
Para o gerente, o incentivo à realização de grandes eventos gera benefícios diretos para toda a cidade. “São eventos importantes de acontecer. Quanto mais a Prefeitura e demais órgãos fomentarem esse tipo de evento aos finais de semana, é isso que precisamos que aconteça. A cidade ganha e o setor turístico também”, concluiu.
Esse anseio do setor hoteleiro está alinhado a estudos recentes divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que apontam que, a cada R$ 1 investido em cultura, podem ser gerados até R$ 7,59 em retorno econômico e social.
A Exponorte está em sua segunda edição e segue sendo realizada no Interpark (às margens da BR-163, na região do bairro São Cristóvão). Para os hotéis que ficam nas proximidades, o cenário positivo é o mesmo. De acordo com a gerente do Hotel Dubai (localizado no bairro Umuarama I), Bruna Marcondes, as reservas para os dias do evento começaram ainda em janeiro.
Bruna também destacou que, além do aumento na procura e na ocupação dos 23 quartos disponíveis, houve incremento na contratação de funcionários e na compra de alimentos. “Nos finais de semana, geralmente temos uma funcionária para cuidar do café da manhã. Nesses dias da Exponorte, contratamos uma diarista a mais para suprir a demanda. Além disso, compramos mais alimentos para ofertar no café da manhã, com inclusão de sobremesas e mais variedades no cardápio”, relatou.
Além de beneficiar diretamente a hotelaria, o aumento no fluxo de visitantes também impulsiona restaurantes, supermercados, postos de combustíveis, serviços de transporte por aplicativo, o comércio e diversos outros segmentos da economia local.
Para o prefeito Roberto Dorner, o fortalecimento do setor hoteleiro é um dos indicadores concretos dos resultados gerados pelo evento. “Sinop merece um evento grande como esse, que traz muitos benefícios para a economia da cidade. Sem falar na parte social, com entrada gratuita todos os dias, atrações de grande porte para a população, além da ação solidária com destinação dos alimentos arrecadados”, reforçou.
Com estrutura consolidada e capacidade para receber visitantes de diferentes regiões do país, Sinop reafirma sua força como centro regional de desenvolvimento e mostra, mais uma vez, como grandes eventos contribuem para a geração de renda, a movimentação econômica e a valorização do potencial turístico do município.
Sinop
Prefeitura de Sinop promove Dia D de saúde com vacinação e atendimentos nas UBSs neste sábado (18)
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, realizará neste sábado (18), o Dia D de imunização contra a Influenza e demais doenças preveníveis e da campanha Julho Amarelo, voltada à conscientização e combate às hepatites virais. A mobilização ocorrerá das 7h30 às 16h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, com exceção da UBS Gleba Mercedes.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, fortalecer a cobertura vacinal e intensificar as ações de prevenção e promoção da saúde. Durante todo o dia, as equipes estarão mobilizadas para oferecer diversos atendimentos, facilitando o acesso da comunidade aos serviços da Atenção Primária.
Entre os serviços disponibilizados estão a aplicação de vacinas, consultas de enfermagem, consultas de pré-natal do parceiro, consultas de planejamento familiar, coleta e captação de exames preventivos, atendimentos odontológicos, além da solicitação de mamografias e outros exames, conforme a necessidade de cada paciente.
Lucas Salvador, médico e diretor da Atenção Primária, destaca que a mobilização foi planejada para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e ampliar a cobertura vacinal no município. “Esse sábado é um dia muito importante para a saúde da nossa população. Vamos abrir as UBS’s, das 7h30 às 16h30, para vacinar contra a gripe, atualizar a caderneta de vacinação e reforçar o combate às hepatites virais, dentro da campanha Julho Amarelo. Além da vacinação, também vamos oferecer coleta de preventivos e testes rápidos. É uma oportunidade para que a comunidade cuide da saúde em um só dia. Estamos de portas abertas para atender bem e proteger quem mais precisa.”
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da participação da população na ação, especialmente daqueles que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação ou precisam realizar algum acompanhamento preventivo. A orientação é que os usuários levem um documento oficial com foto, Cartão SUS e a caderneta de vacinação, quando houver.
Além de contribuir para o aumento da cobertura vacinal contra a influenza e outras doenças imunopreveníveis, a mobilização também integra as ações do Julho Amarelo, campanha nacional dedicada à prevenção, diagnóstico precoce e conscientização sobre as hepatites virais, reforçando a importância do cuidado contínuo com a saúde.
-
Cultura5 dias atrásEm Teresina, Cidade Junina começa nesta sexta com programação variada
-
Cuiabá5 dias atrásPrefeito anuncia quatro telões para os próximos jogos da Seleção durante festa nos bairros
-
Mato Grosso5 dias atrásPaniago Imobiliária amplia atuação no mercado imobiliário de Cuiabá com foco em consultoria, segurança e investimento
-
Várzea Grande5 dias atrásOperação Céu Azul apreende linha chilena com menores e reforça alerta sobre riscos do material cortante
-
Esportes5 dias atrásBrasil bate Escócia na estreia de Neymar e vai ao mata-mata da Copa após show de Vini Jr
-
Cuiabá5 dias atrásCuiabá realiza mutirão com cirurgias de vesícula por vídeo para reduzir fila de espera
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop registra 197 alvarás e mais de 39 mil m² construídos em maio
-
Mato Grosso5 dias atrásSaúde de Primavera amplia estrutura e ganha reforço de 132 profissionais













