Sinop
População de Sinop ultrapassa os 223 mil habitantes e prefeito atribui ao planejamento do município
Sinop
Na região geográfica imediata, onde possui 12 municípios, Sinop ocupa a primeira colocação em crescimento demográfico. No estado de Mato Grosso, a cidade continua ocupando a posição da quarta mais populosa, no entanto, se aproximou da terceira colocada, Rondonópolis, que registrou uma estimativa de 263.708 moradores. A diferença entre as duas cidades é menos de 40 mil pessoas. No Brasil, o município assegurou a posição 155 em relação a 5.571 municípios.
O prefeito Roberto Dorner comemorou a notícia e credita o crescimento aos investimentos e planejamento econômico e urbano, incentivados pela gestão ao longo dos anos. Para ele, a infraestrutura rodoviária, aeroportuária e vias locais, bem como investimentos e ampliações dos atendimentos da saúde e a ascenssão do município a nível estadual e nacional, como é o caso do crescimento do roteiro turístico, atraem investidores e moradores.
“Esse crescimento está alinhado com tudo que já foi realizado nesta cidade. Além do Plano Diretor que foi elaborado, a cidade também tem passado por diversas mudanças, como melhorias na mobilidade urbana e a duplicação da rodovia BR-163, entre outros. Esses fatores vêm contribuindo para esse rápido desenvolvimento da cidade. Portanto, aqui em Sinop, estamos sempre em busca de empresas e pessoas que queiram vir para cá, seja em busca de emprego ou para investir. Sinop é hoje uma cidade que atrai muitos investidores, e nós não somos diferentes, buscamos constantemente investidores externos para que venham para cidade e ajudem a gerar emprego e renda no município”, comentou.
Economia
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, destaca que o crescimento da população está diretamente ligada à economia local. Sinop possui uma economia crescente, agregada e em constante transformação. Em seu início a economia se fundamentou na extração de madeira, depois migrou para comércio, passando pelo fortalecimento da prestação de serviço e agora unindo à industrialização.
“O crescimento de quase 14% mostra o desenvolvimento acelerado de todos os setores da economia sinopense, refletindo uma elevação da população e, consequentemente, dos indicadores econômicos que destacam Sinop como uma cidade polo de uma região macro. Uma cidade que se prepara, efetivamente, para se tornar uma grande metrópole — uma grande capital de um novo estado, que pode vir a se concretizar em 20, 30 ou 50 anos. Sinop já reúne essas condições”, comentou.
Serafini reforça ainda que a população da cidade não está relacionada apenas aos que moram, mas por ter característica de metrópole, por ser líder polo regional, a população volante é um grande diferencial para a crescente da economia local.
“É muito importante que se inclua – e isso não aparece nesses dados do IBGE – uma quantidade que estimamos hoje em pelo menos 50 a 60 mil pessoas, que compõem a chamada população em trânsito: aquelas que não moram aqui, mas trabalham aqui. Pessoas que residem em outras cidades, mas representam suas empresas em Sinop, e que não são consideradas residentes”, explorou.
Na programação institucional do Festeja Sinop – festa de comemoração aos 51 anos da cidade -, existe uma cerimônia, na qual os gestores municipais participarão ao lado de autoridades locais e regionais, de lançamento da pedra fundamental de mais uma indústria de etanol.
Planejamento Urbano
Assim como a economia, o espaço urbano e a habitação municipal é uma das principais áreas impactadas pelo crescimento. A secretária Scheila Pedroso, da pasta de Planejamento Urbano e Habitação, destaca que a atualização do Plano Diretor, que entrou em vigor ano passado, é a principal resposta do poder público municipal à absorção desse público que chega na cidade todos os dias. O impacto da atualização do plano se passa pela atração do setor imobiliário que tem investido constantemente na verticalização do município.
“Temos a responsabilidade de planejar o futuro de Sinop de forma organizada e sustentável. Cada novo habitante traz consigo uma demanda por moradia, infraestrutura e serviços públicos, e nosso compromisso é alinhar o crescimento urbano à qualidade de vida da população. O desafio é grande, mas também representa uma oportunidade de consolidar Sinop como uma cidade planejada, moderna e inclusiva”, destacou ela.
Sinop
Prefeito Roberto Dorner autoriza obras da fase 2 no Parque Jardim Botânico
Além das melhorias, o espaço, que também sedia a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, receberá mais três salas administrativas, refeitório para os servidores, e um novo barracão coberto para guardar os maquinários utilizados pela pasta. Os investimentos são na ordem de R$ 1,3 milhão, valor remanscente dos R$ 13,7 milhões destinados para a construção do parque (emenda parlamentar do Senador Wellington Fagundes, por meio de convênio da prefeitura de Sinop com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
O Parque Natural Municipal Jardim Botânico está localizado na reserva R-3, uma das regiões mais privilegiadas da cidade, ocupa 50 hectares de área verde e está aberto à população com acesso gratuito. O espaço foi inaugurado em 30 de junho de 2024 e, hoje, é considerado um dos principais atrativos turísticos e o maior complexo de esporte, lazer e bem-estar do município.
Com uma estrutura planejada para atender a moradores e visitantes de todas as idades, o parque conta com seis quadras de areia, três quadras poliesportivas, uma quadra de tênis, um prédio administrativo onde está instalada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quatro parques infantis, duas academias ao ar livre e dois banheiros, sendo um na avenida das Sibipirunas e outro na rua dos Abacateiros.
O Jardim Botânico também se destaca pela pista de caminhada em piso intertravado com mais de 13 mil metros quadrados, permitindo ao visitante exercitar-se em meio à vegetação nativa.
-
Coluna VIP MT6 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso6 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Mato Grosso14 horas atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá14 horas atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso14 horas atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá14 horas atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











