Sinop
Prefeito cumpre agenda em Cuiabá e apresenta novas demandas a deputado
Sinop
O prefeito Roberto Dorner esteve reunido ontem (25) com o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, em Cuiabá, articulando apoio para o desenvolvimento de novos projetos na área de infraestrutura para Sinop.
“Viemos a Cuiabá conversar com o nosso deputado, Dilmar Dal Bosco, para que possamos fazer aquele trabalho de complementação dos projetos cujos convênios já foram assinados, colocando-os todos em dia para que possamos licitar e iniciar essas obras que vêm para Sinop e, também, apresentar novos pedidos. O deputado é sensível às nossas demandas, tem feito um grande trabalho pelo nosso município, e tenho certeza de que ele vai atuar para viabilizar esses projetos”, detalhou.
Um dos projetos colocados em pauta corresponde à Estrada Débora. A obra já possui projeto e visa asfaltar cerca de 10 quilômetros de extensão. “Estamos solicitando a estrada Débora para conseguir essa interligação, que também vai beneficiar o pessoal de Sorriso. Vai funcionar quase como um anel viário para Sinop. Tenho certeza de que, com a força que o deputado tem, vamos conseguir”, acrescentou.
No encontro, o deputado destacou a atuação do prefeito Roberto Dorner que, mesmo com a recente assinatura de mais de R$ 400 milhões em convênios entre o município e o Estado, segue empenhado em desenvolver novos projetos que beneficiarão a população sinopense.
“Prefeito Roberto veio com mais três pedidos: a estrada Débora, que nós vamos buscar viabilizar junto ao vice-governador Otaviano Pivetta; também tem um projeto magnífico, próximo à Catedral, de um lago, coisa linda; e, ainda, um projeto para o Camping Club, que já tem um recurso meio alinhado com o senador Jayme Campos, comigo e com o Governo do Estado”, pontuou o deputado.
Agora, seguem as tratativas para viabilizar a execução dos projetos.
Sinop
Prefeitura de Sinop reforça importância da testagem rápida para hepatites virais durante o Julho Amarelo
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, reforça, durante a campanha Julho Amarelo, a importância da realização dos testes rápidos para hepatites virais, HIV e sífilis, que são ofertados gratuitamente no Serviço de Assistência Especializada (SAE). A iniciativa busca ampliar o diagnóstico precoce e conscientizar a população sobre doenças que, na maioria dos casos, evoluem de forma silenciosa.
A médica infectologista do SAE, Dra. Érica Moreira, explica que a campanha nacional tem justamente o objetivo de incentivar a população a realizar a testagem, já que as hepatites virais costumam não apresentar sintomas nas fases iniciais. “O Julho Amarelo é uma iniciativa do Governo Federal, desde 2019, e a intenção é justamente promover a testagem mais frequente das pessoas para esses agravos, considerando que as hepatites virais são doenças que cursam praticamente sem sintomas. Então, grande parte da população pode ter entrado, em algum momento, em contato com as hepatites sem apresentar nenhuma sintomatologia e, por conta disso, está perdendo uma oportunidade de um adequado tratamento”, explicou.
Os testes rápidos são realizados por meio de uma pequena amostra de sangue coletada na ponta do dedo, dispensando estrutura laboratorial. O resultado fica pronto em poucos minutos, permitindo que, em caso de diagnóstico positivo, o paciente seja imediatamente orientado sobre os próximos passos.
“Nas próprias UBS’s e no SAE é feita a testagem, onde é feito o furo no dedo e, com a gota de sangue, é realizado o teste, com o resultado na hora. Então, em poucos minutos, a pessoa já consegue identificar se tem esse agravo ou não”, acrescentou Moreira.
De acordo com a médica, embora possam permanecer assintomáticas por muitos anos, as hepatites virais podem evoluir para complicações graves quando não diagnosticadas e tratadas precocemente. “As hepatites muitas vezes se manifestam com um cansaço muito grande. Às vezes a pessoa fala: ‘Ah, eu estou com o fígado inflamado’, ela tenta remeter a quadros de mudanças de padrão intestinal ou de digestão, ou acha que vai estar com a pele amarelada, mas não. Na verdade, o principal sintoma seria o cansaço. Quando essa pessoa não tem o diagnóstico oportuno, ela pode evoluir para quadros mais graves, como cirrose e câncer de fígado. Então, antes que evolua para essas formas graves, muitas vezes esse sintoma de cansaço já vai chamar bastante atenção para fazer a testagem”, apontou.
A infectologista também lembra que as hepatites B e C podem ser transmitidas por relações sexuais desprotegidas e pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes, como alicates de unha, lâminas de barbear e materiais utilizados em procedimentos sem a devida esterilização. “A gente lembrar que são várias situações do dia a dia em que a pessoa pode ter entrado em contato com esse vírus e, por isso, a importância da testagem”, lembrou.
Além da realização dos testes rápidos, o SAE oferece acompanhamento e tratamento para pessoas diagnosticadas com hepatites virais, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, além da sala de vacinação disponível no local e aberta ao público em geral.
O SAE está localizado na Avenida das Itaúbas, nº 2.715, Setor Comercial, próximo ao Hospital Regional de Sinop (HRS).
-
Várzea Grande6 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política6 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política4 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política4 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política5 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Cultura3 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Política5 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre













