Sinop

Prefeitura de Sinop alerta: 80% dos focos do mosquito da dengue estão dentro das residências

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Combate às Endemias, divulga que levantamentos realizados por Agentes de Combate às Endemias (ACE’s) apontam que 80% dos focos do mosquito Aedes Aegypti estão localizados em imóveis residenciais e comerciais. Os cuidados com o próprio imóvel devem ser  reforçados para um combate eficaz aos mosquitos transmissores da dengue, chikungunya e zika vírus.

De acordo com o coordenador do Centro de Combate às Endemias, Alef Souza Costa, os principais criadouros do mosquito estão relacionados à água parada em recipientes comuns do dia a dia. “Não importa o tipo de material. Calhas, base de plantas, pneus, lonas, recipientes de água de animais, tudo isso pode servir de criadouro para o mosquito. No nosso dia a dia, precisamos observar o quintal, o imóvel, o comércio ou a indústria. Quem tem um imóvel precisa ter esse zelo”, destacou.

Ainda conforme o coordenador, o município realiza periodicamente a limpeza de áreas institucionais, valetões e bocas de lobo, seguindo um cronograma de serviços. No entanto, os dados mostram que a maior concentração de focos não está nesses locais. “A população costuma reclamar de terrenos baldios, valetões e bocas de lobo, e o poder público faz a parte dele. Mas reforçamos que de 70% a 80% dos criadouros estão dentro das residências”, explicou.

Na semana passada, o município realizou o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), que avalia a infestação do mosquito em imóveis residenciais e comerciais. O resultado oficial será divulgado nos próximos dias, mas as equipes já identificaram inúmeros focos, principalmente em ambientes domésticos. O levantamento não inclui valetões, áreas de reserva ou espaços públicos, sendo realizado exclusivamente dentro dos imóveis.

Outro dado que chama a atenção é que cerca de 80% dos focos encontrados são provenientes de lixo doméstico. Mesmo com a coleta regular de resíduos em todos os bairros — chegando a até três vezes por semana em algumas regiões —, locais como os bairros Violeta e Jardim Primavera continuam apresentando altos índices de infestação. “É um paradoxo. O serviço é oferecido, a coleta acontece com frequência, e ainda assim são os bairros que mais apresentam focos todos os anos. Isso mostra a necessidade de uma mudança de mentalidade”, reforçou Alef.

Após o lixo doméstico, os focos mais comuns são encontrados em recipientes com água de animais e vasos de plantas. A orientação é manter os potes de água dos pets sempre limpos e trocados diariamente e evitar o uso de pratinhos em vasos de plantas. Caso sejam utilizados, devem ser preenchidos com areia.

A Secretaria de Saúde alerta que doenças como dengue e chikungunya podem levar a complicações graves e até a óbito. No caso da chikungunya, mesmo quando não é fatal, pode deixar sequelas por anos. “É muito triste pensar que alguém possa ficar com uma sequela no corpo por causa de um mosquito, sendo que é fácil de prevenir. Basta um olhar mais atento no dia a dia”, concluiu o coordenador.

A Prefeitura de Sinop reforça que o combate ao mosquito é uma responsabilidade compartilhada e pede o apoio da população para manter quintais limpos, sem água parada e com o lixo devidamente descartado. Pequenas atitudes fazem grande diferença na proteção da saúde de todos.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop entrega 20 ônibus novos e tecnológicos para o transporte público coletivo nesta sexta-feira (17)

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop realiza, nesta sexta-feira (17), às 8h, na área externa do Estádio Municipal Massami Uriú – Gigante do Norte, a entrega oficial da nova frota do transporte público coletivo do município. A solenidade marca um momento histórico para a mobilidade urbana da cidade, com a implantação de um sistema moderno, mais eficiente e alinhado às necessidades da população.

Logo após a cerimônia, os 20 novos ônibus zero quilômetro participarão de uma carreata pelas principais vias da cidade e, na sequência, já entrarão em operação nas novas rotas ampliadas. Para celebrar o lançamento e permitir que a população conheça de perto todas as melhorias, o transporte será gratuito até o final do dia desta sexta-feira (17).

A nova fase do transporte coletivo de Sinop foi planejada para oferecer mais qualidade, conforto e tecnologia aos usuários. Os veículos são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, entradas USB para carregamento de celulares, sistema de reconhecimento facial, além de acessibilidade com rampas e assentos especiais para pessoas com obesidade. Cada ônibus conta, ainda, com quatro câmeras de segurança, garantindo mais tranquilidade durante os trajetos.

Outro avanço importante é o tempo de integração do bilhete, estipulado em 1h30. Ou seja, o passageiro pode descer em um ponto e, dentro desse período, utilizar outro ônibus sem ter que pagar novamente (desde que seja no mesmo sentido da rota inicial; não pode ser no sentido inverso). Dessa forma, o passageiro só paga nova passagem caso deseje retornar à região de origem ou se deslocar para outra linha. Os passageiros que descerem no terminal poderão mudar para qualquer outra linha sem cobrança (como já ocorre atualmente).

Ao todo, são sete linhas, com percursos estendidos e mais horários disponíveis aos usuários. Após o lançamento e a entrega dos veículos à população, a Prefeitura de Sinop divulgará todos os detalhes sobre as linhas, horários e valores do novo sistema de transporte coletivo.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA