Sinop
Prefeitura de Sinop amplia modernização e passa a oferecer mais serviços de alvará totalmente on-line
Sinop
Para solicitar qualquer um dos serviços, o cidadão deve acessar o site oficial da Prefeitura pelo link https://www.sinop.mt.gov.br/ e selecionar o ícone “Nota Fiscal”. Em seguida, o sistema redireciona para a plataforma digital onde é possível realizar o login e emitir as solicitações. O modelo dispensa o atendimento presencial e oferece todas as etapas de forma digital, incluindo envio de documentos, acompanhamento e emissão final.
A secretária municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, ressaltou que a digitalização representa um avanço significativo na relação entre o poder público e o cidadão. “Disponibilizar esses serviços de forma totalmente on-line é um avanço importante para modernizar a relação entre o cidadão e a Prefeitura. Esse formato reduz deslocamentos, agiliza processos e dá mais transparência às etapas de análise. Nosso objetivo é tornar o atendimento mais eficiente e acessível, garantindo que profissionais, empresas e a população em geral tenham respostas mais rápidas e um serviço público à altura do crescimento de Sinop”, afirmou.
O engenheiro da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, Fernando Morari, explicou que o objetivo da pasta é migrar todos os processos para o ambiente digital para proporcionar padronização, comodidade e controle ao contribuinte. “Estamos migrando todos os processos da Secretaria para o on-line justamente para dar praticidade, comodidade e mais transparência para o contribuinte e para os profissionais, até para que eles possam fazer o acompanhamento desses processos de forma mais prática. Agora implantamos a renovação de Alvará e a emissão de Alvará de Publicidade e Alvará de Demolição on-line”, pontuou.
O engenheiro detalhou que a digitalização proporciona economia, rapidez e controle direto das etapas. “Esses três itens são tipos de alvarás que já estavam sendo emitidos pela secretaria de forma física, e agora, migrando para o on-line, vão trazer muito mais agilidade e praticidade, porque são itens que as pessoas não precisam solicitar presencialmente. Elas fazem a solicitação, o envio de documentos e o pagamento da taxa tudo pelo sistema. A emissão do documento também ocorre de forma on-line, sem necessidade de comparecer à secretaria”, explicou.
Para o engenheiro, outra facilidade é que o processo passa a ser totalmente transparente e acompanhado pelo próprio solicitante de forma simultânea. “Como é feito on-line, a pessoa acompanha todo o passo a passo: o dia que anexou, o dia que foi liberado, o que está faltando. Esse monitoramento ajuda no processo e dá mais transparência. Se tudo estiver correto e toda a documentação estiver anexada, o alvará pode ser liberado em até 15 dias”, disse.
Fernando Morari também alertou sobre o andamento dos processos iniciados antes da implantação da emissão on-line. “Os processos antigos, que já tinham taxas emitidas, seguem de forma física por conta dessas taxas anteriores. Já os novos processos, a partir de agora, serão totalmente on-line. A central de ISSQN não emitirá mais essas taxas e já orienta os profissionais a usar exclusivamente o sistema digital”, explicou.
Para dúvidas sobre os serviços digitais, os interessados podem entrar em contato pelo número (66) 99249-9139 (WhatsApp).
Sinop
Festeja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
A Prefeitura de Sinop – em parceria com a Igreja Católica, por meio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – deu início, neste domingo (30), à programação do Festeja Sinop 2026 com a realização da 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires e da Santa Missa na Praia do Cortado. Cerca de 90 embarcações participaram da procissão fluvial e aproximadamente mil pessoas acompanharam a celebração religiosa, realizada em uma supertenda montada na Praia do Cortado.
A Romaria partiu da Praia Barra do Rio Verde e percorreu cerca de 10 quilômetros pelo Rio Teles Pires até a Praia do Cortado. A procissão fluvial foi acompanhada por fiéis e famílias, em um momento de fé, união e valorização das belezas naturais do município. Na chegada, os participantes acompanharam a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Canísio Klaus e concelebrada pelos padres Beto Konzen e Marcos Quaini.
Dom Canísio destacou a importância da Romaria como um momento de agradecimento a Deus e de valorização da natureza, especialmente das águas do Rio Teles Pires. “Com muita alegria, no início desse festejo dos 52 anos do município de Sinop, estivemos hoje pela manhã sobre as águas do Rio Teles Pires, na terceira Romaria nas Águas. Queremos trazer presente toda a obra da criação que Deus nos presenteou nesta cidade bonita e maravilhosa, que é também banhada por um rio tão importante, com tanta força e tanta água, que irriga e ajuda a promover a vida da natureza, dos peixes, da água, da floresta e também da vida humana”, afirmou.
O bispo ressaltou a responsabilidade da população na preservação da criação. “Essa Romaria tem esse objetivo de valorizar os benefícios que Deus nos concede ao criar a natureza. Tudo foi criado para o bem da pessoa humana e nós somos cuidadores, guardiões desta natureza, que é obra de Deus. O município de Sinop, ao completar 52 anos, é prova de que aqui o povo constrói a sua história a partir da obra de Deus, valorizando a água, a natureza, as árvores, a flora, a fauna e também a pessoa humana”, completou.
Moradora do Residencial Nossa Senhora Aparecida, Simone Besold participou da Romaria pela primeira vez com a família e destacou a experiência vivida na Praia do Cortado. “Foi maravilhoso. Foi a primeira vez que viemos participar. Trouxemos a nossa família para prestigiar e os nossos filhos vieram servir na Santa Missa. Foi algo muito grandioso ver o nosso bispo diocesano, com a idade e a vitalidade que ele tem. Ele fez uma belíssima celebração. Recomendo a todos participarem da Romaria. Quem puder vir pelas águas, venha, e quem puder acompanhar aqui na Praia do Cortado também.”, afirmou.
O prefeito Roberto Dorner destacou o crescimento da Romaria desde a primeira edição e a participação do público na celebração deste ano. “Nós conseguimos realizar a Romaria Náutica há três anos e, a cada ano, ela vem melhorando mais. O povo está aderindo e está achando bom. Hoje, você vê a tenda lotada de gente e ficamos felizes. Agradecemos a Deus por essa oportunidade de fazer tudo com alegria, tudo na paz e sem nenhum acidente. Vamos trabalhar para a nossa Sinop crescer cada vez mais, aumentando o turismo, os trabalhos, a educação e a saúde”, declarou.
Dorner também ressaltou o trabalho realizado para receber a população na Praia do Cortado. “O conjunto da força é que faz a diferença. Quando temos um grupo trabalhando em prol de uma situação, as coisas acontecem. Aqui estamos trabalhando com uma equipe muito grande e vimos o trabalho feito nesta praia, com a regularização das areias. Fizemos isso com carinho, porque a população de Sinop merece”, afirmou.
Para o vice-prefeito Paulinho Abreu, a programação do Festeja Sinop contempla diferentes públicos e também contribui para movimentar a economia do município. “Sempre iniciamos com o dia dos católicos, com a Romaria e, dessa vez, com o show do Padre Fábio de Melo. A festividade de Sinop é de toda a população: católicos, evangélicos, com shows para todos os gostos, comemorando e celebrando os 52 anos dessa história tão linda que tem a cidade de Sinop”, destacou.
Paulinho também lembrou que os eventos atraem visitantes de outros municípios. “Eles acabam gastando aqui no nosso município, fomentando o comércio, os hotéis, os postos de combustível e as lojas. Enfim, toda a economia também é movimentada pelos eventos. Todo dinheiro investido, além de proporcionar lazer e entretenimento para a população, traz esse retorno para a economia”, completou.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, avaliou positivamente a abertura da programação e destacou a organização e a segurança do evento. “Hoje tivemos a bênção dessa maravilhosa Romaria, culminando com a Missa. Tudo muito bem organizado e sem acidentes. Vimos o respeito do sinopense por esse grande evento e ficamos muito felizes em poder realizar essa primeira parte. Agora, a partir das 17h30, teremos a abertura dos Jogos Olímpicos e, à noite, o show com o Padre Fábio de Melo. Tudo sempre gratuito, com toda a organização e estrutura para que a população possa se divertir e celebrar esse grande momento dos 52 anos do nosso município”, afirmou.
A 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires foi promovida pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com a Igreja Católica, por meio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A edição deste ano contou com um novo percurso, reduzido para aproximadamente 10 quilômetros, entre a Praia Barra do Rio Verde e a Praia do Cortado, com o objetivo de facilitar a participação de embarcações e ampliar a adesão dos fiéis.
A programação do Festeja Sinop segue neste domingo (30), no Estádio Municipal Massami Uriú, o Gigante do Norte, com a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, às 17h30, e o show católico gratuito com o Padre Fábio de Melo, às 20h.
O Festeja Sinop 2026 será realizado de 30 de agosto a 14 de setembro pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município. Toda a programação oficial pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura de Sinop e no site institucional.
Confira a programação completa do Festeja Sinop 2026:
30 de agosto (domingo)
8h – Romaria Náutica – Rio Teles Pires (Barra do Rio Verde até a Praia do Cortado).
9h – Santa Missa – Praia do Cortado.
17h30 – Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h – Show Católico com Padre Fábio de Melo – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
4 de setembro (sexta-feira)
20h – Shows regionais e show nacional com Edson & Hudson – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
5 de setembro (sábado)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Caiaques – Praia do Cortado.
8h – Banho Assistido – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – artistas regionais – Praia do Cortado.
6 de setembro (domingo)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)
7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.
19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso5 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Várzea Grande5 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá1 dia atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso1 dia atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá2 dias atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar
-
Cuiabá5 dias atrásMercadinho do ETA transforma matemática em aprendizado na prática e anima alunos da EMEB Manoel João de Arruda











