Sinop

Prefeitura de Sinop encerra atividades da Assistência Social com fortalecimento de vínculos nos CRAS

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou nesta semana o encerramento anual das atividades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Na manhã desta quarta-feira (10), o CRAS Boa Esperança promoveu uma confraternização que reuniu centenas de moradores atendidos pela unidade, com momentos de integração, celebração e valorização das políticas públicas voltadas à proteção social básica no município.

A programação faz parte do calendário oficial da Secretaria de Assistência Social e envolve todas as unidades do CRAS e o Centro de Convivência Dona Zezé. As ações celebram o trabalho desenvolvido ao longo de 2025 nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, que atendem crianças, adolescentes, adultos, mulheres e idosos com atividades semanais.

A secretária municipal de Assistência Social, Sineia Abreu, detalhou como os serviços ofertados transformam a vida das famílias que frequentam as unidades. “É um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. São feitas oficinas durante toda a semana, e a função é realmente fortalecer o vínculo com a comunidade. Esse serviço que nós prestamos transforma a vida das pessoas. A Assistência Social tem um trabalho, às vezes, silencioso, mas que tem um resultado muito positivo na vida de cada um que frequenta aqui”, afirmou.

Para a secretária, o ano foi bastante positivo e repleto de conquistas. “Este ano foi maravilhoso, e nós tivemos muitos avanços. Aqui no CRAS mesmo aumentou o número de grupos, e é isso que realmente queremos, que as pessoas venham aqui e que se sintam à vontade, que se sintam parte da comunidade, que se sintam parte do CRAS e da Assistência Social. Nós prestamos esse serviço com muita alegria, com um coração cheio de felicidade ao ver a grande evolução que essas pessoas têm”, destacou.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Mara Meyer, falou sobre o impacto das atividades ao longo do ano e reforçou o papel social das unidades no fortalecimento das famílias. “Esse trabalho que realizamos durante o ano todo é justamente para tirar as famílias da situação de vulnerabilidade em que elas se encontram. Trazemos essas famílias para o CRAS para fortalecer os vínculos delas tanto com as próprias famílias quanto com a comunidade, porque a inclusão é muito importante para elas. É onde, além do trabalho desenvolvido aqui, nós as encaminhamos para o mercado de trabalho, para toda a rede de proteção, para a política de educação e para a política de saúde. A Assistência Social é uma ponte para as outras políticas”, explicou.

O encerramento reuniu participantes históricos das atividades dos CRAS, que compartilharam experiências e reforçaram a importância dos encontros na rotina diária. Entre as participantes, a aposentada Nelci Antes descreveu o quanto as oficinas influenciam positivamente seu bem-estar. “Há muitos anos participo das atividades do CRAS, e é tudo muito bom. Eu fico sentida no dia que não posso vir. A ginástica, por exemplo, é muito boa porque ajuda muito. É bom demais sair de casa um pouco, e aqui somos bem atendidos”, relatou.

A aposentada Jacinta Teixeira de Souza do Amaral, com mais de 15 anos de participação, também reforçou a transformação proporcionada pelo convívio nas unidades. “A minha experiência aqui é muito grande, porque já faz mais de 15 anos que participo das atividades. Toda quarta-feira nós estamos aqui. Aqui nós fazemos tudo, até ginástica. E eu melhorei 100%, porque tenho 85 anos, então é muito importante vir. Para nós que somos idosos, se ficarmos muito tempo parados, travamos”, destacou.

A aposentada Irene Alves dos Santos também enfatizou os benefícios da participação nas atividades do CRAS. “Eu acho maravilhoso vir para o CRAS, principalmente na quarta-feira, quando nós dançamos, mexemos o corpo, esticamos os nervos. Tenho 75 anos, então nós temos que dançar, fazer exercícios para ficarmos bem”, afirmou.

Até o fim da semana, mais unidades devem receber as atividades de confraternização para diferentes públicos. Na segunda-feira (8), o encontro foi realizado no CRAS Palmeiras e no CRAS Menino Jesus. Já na terça-feira (9), a confraternização ocorreu no CRAS Paulista.

Veja cobertura de fotos: Confraternização Cras Boa Esperança | Flickr

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop reforça importância da testagem rápida para hepatites virais durante o Julho Amarelo

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, reforça, durante a campanha Julho Amarelo, a importância da realização dos testes rápidos para hepatites virais, HIV e sífilis, que são ofertados gratuitamente no Serviço de Assistência Especializada (SAE). A iniciativa busca ampliar o diagnóstico precoce e conscientizar a população sobre doenças que, na maioria dos casos, evoluem de forma silenciosa.

A médica infectologista do SAE, Dra. Érica Moreira, explica que a campanha nacional tem justamente o objetivo de incentivar a população a realizar a testagem, já que as hepatites virais costumam não apresentar sintomas nas fases iniciais. “O Julho Amarelo é uma iniciativa do Governo Federal, desde 2019, e a intenção é justamente promover a testagem mais frequente das pessoas para esses agravos, considerando que as hepatites virais são doenças que cursam praticamente sem sintomas. Então, grande parte da população pode ter entrado, em algum momento, em contato com as hepatites sem apresentar nenhuma sintomatologia e, por conta disso, está perdendo uma oportunidade de um adequado tratamento”, explicou.

Os testes rápidos são realizados por meio de uma pequena amostra de sangue coletada na ponta do dedo, dispensando estrutura laboratorial. O resultado fica pronto em poucos minutos, permitindo que, em caso de diagnóstico positivo, o paciente seja imediatamente orientado sobre os próximos passos.

“Nas próprias UBS’s e no SAE é feita a testagem, onde é feito o furo no dedo e, com a gota de sangue, é realizado o teste, com o resultado na hora. Então, em poucos minutos, a pessoa já consegue identificar se tem esse agravo ou não”, acrescentou Moreira.

De acordo com a médica, embora possam permanecer assintomáticas por muitos anos, as hepatites virais podem evoluir para complicações graves quando não diagnosticadas e tratadas precocemente. “As hepatites muitas vezes se manifestam com um cansaço muito grande. Às vezes a pessoa fala: ‘Ah, eu estou com o fígado inflamado’, ela tenta remeter a quadros de mudanças de padrão intestinal ou de digestão, ou acha que vai estar com a pele amarelada, mas não. Na verdade, o principal sintoma seria o cansaço. Quando essa pessoa não tem o diagnóstico oportuno, ela pode evoluir para quadros mais graves, como cirrose e câncer de fígado. Então, antes que evolua para essas formas graves, muitas vezes esse sintoma de cansaço já vai chamar bastante atenção para fazer a testagem”, apontou.

A infectologista também lembra que as hepatites B e C podem ser transmitidas por relações sexuais desprotegidas e pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes, como alicates de unha, lâminas de barbear e materiais utilizados em procedimentos sem a devida esterilização. “A gente lembrar que são várias situações do dia a dia em que a pessoa pode ter entrado em contato com esse vírus e, por isso, a importância da testagem”, lembrou.

Além da realização dos testes rápidos, o SAE oferece acompanhamento e tratamento para pessoas diagnosticadas com hepatites virais, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, além da sala de vacinação disponível no local e aberta ao público em geral.

O SAE está localizado na Avenida das Itaúbas, nº 2.715, Setor Comercial, próximo ao Hospital Regional de Sinop (HRS).

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA