Sinop

Prefeitura de Sinop entrega amanhã (11) títulos do Escritura na Mão aos moradores da Chácara Tapajós

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, fará nesta quarta-feira (11), às 19h, a entrega de 73 títulos às famílias moradoras da Chácara Tapajós. O evento, que será realizado no Plenário Deputado Jorge Abreu, na Câmara de Vereadores, é resultado das ações do maior programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) da história do município, o Escritura na Mão.

A Chácara Tapajós é o 15º bairro regularizado e, oficialmente, declarado bairro de Sinop contemplado pelo programa do Executivo Municipal. Nesta fase, 73 famílias receberão em mãos a escritura de seu imóvel. Além desse, ainda restam outras duas regularizações: a Rua Ayrton Senna, ao lado do bairro Menino Jesus (108 títulos), e a Comunidade Canarinho (119 títulos).

O programa, que foi lançado em 2022, já beneficiou 2.233 famílias sinopenses e já regularizou, ao menos, 14 bairros: Jardim do Ouro (294), Jardim Planalto (217), Chácaras de Lazer São Cristóvão I e II (438), Maria Carolina I e II (143), Residencial Adalgisa (133), Comunidade Águas Claras (181), Casa da Gente (130), Jardim Maria Carolina (203), Chácara Sílvia (91), Chácara de Lazer Comunidade Vitória (242), Chácara Monaliza (63) e Comunidade Belo Ramo (98).

Para conceder a escritura de maneira gratuita aos moradores e promover a regularização fundiária dos 16 bairros irregulares, a Prefeitura de Sinop concedeu a isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) — valor que corresponde de 2% a 5% do valor venal do imóvel. A regularização, segundo a secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, representa “valorização do imóvel, segurança jurídica e, principalmente, a possibilidade de novos olhares, ampliações e financiamentos para melhoria desses locais. E aqui é mais um momento”, disse.

A empresa responsável pela gerência de todo o processo de regularização deve finalizar todo o processo de entrega até o mês de maio deste ano. Ao todo, serão 2.533 famílias beneficiadas.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop participa do Nortão em Ação com atendimentos de saúde e assistência social

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio das secretarias de Saúde e de Assistência Social, participou no último sábado (29) do Nortão em Ação, com a oferta de serviços gratuitos à população. O evento ocorreu na Unifasipe e teve cerca de 6 mil atendimentos em diferentes áreas. O projeto é idealizado pela TV Centro América e realizado pelo Grupo Fasipe.

Na área da Saúde, a Prefeitura disponibilizou vacinação, vacinação antirrábica, testes rápidos, consultas médicas, coleta de preventivo e serviços de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com auriculoterapia, reiki e cromoterapia. Também houve orientações sobre tabagismo, avaliação para uso de palmilhas pela Sapataria Ortopédica e orientações da Farmácia Municipal.

Ao todo, os serviços municipais de Saúde registraram 64 atendimentos de auriculoterapia, dois de coleta de preventivo, 40 testes rápidos, 28 aplicações de vacinas, 20 consultas médicas e mais de 100 orientações sobre tabagismo. A Sapataria Ortopédica também esteve no local com avaliação dos pés e orientações sobre os serviços disponíveis na rede municipal. A Farmácia Municipal prestou orientações sobre o uso correto de medicamentos, possíveis interações e riscos relacionados ao uso de remédios sem orientação profissional. O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) participou com distribuição de preservativos e orientações sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O secretário municipal de Saúde, Érico Stevan, destacou que a presença da pasta no evento segue a proposta de ampliar o acesso da população aos serviços públicos. “Participamos do Nortão em Ação, um grande evento da TV Centro América e da Fasipe. A Saúde de Sinop não para e buscamos sempre atender o nosso paciente, que é o nosso bem maior. São atendimentos que levam os serviços até a população, sem esperar que ela procure uma UBS ou outro órgão de atendimento. A ideia é sempre levar mais serviços para a população, não apenas vacinação, mas também atendimento geral na área da Saúde”, disse.

O diretor da Atenção Primária à Saúde, Lucas Salvador, destacou a variedade de serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde. “Estivemos presentes no Nortão em Ação, uma ação da Fasipe que trouxe uma oportunidade importante para a população. Oferecemos testes rápidos, consultas médicas, coleta de preventivo e informações sobre tabagismo. Também tivemos a Sapataria Municipal, com avaliação dos pés, análise da necessidade de palmilhas e outras orientações para que a população tenha acesso aos serviços de Saúde”, explicou.

A médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Sara Luciano de Sousa, também participou da ação e ressaltou a importância da vacinação como medida de prevenção. “É uma grande alegria e um privilégio participar de um evento que atende toda a população. É uma ação de grande importância, com vários tipos de vacinas disponíveis para prevenir doenças, melhorar a qualidade de vida e contribuir para a redução e a erradicação de doenças”, afirmou.

A estudante Jaillainy Cristina aproveitou a ação para atualizar a carteira de vacinação. “Eu vim para trabalhar no evento, pelo curso de Educação Física, e também aproveitei para atualizar minha carteira de vacinação com a equipe da Prefeitura. Atualizei minha carteirinha e tomei a vacina contra a gripe”, relatou.

A Secretaria de Assistência Social também participou do Nortão em Ação, com cerca de 50 atendimentos. A equipe prestou informações sobre os programas Criança Feliz e Ser Família, além dos serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Família Acolhedora, Escritório Social, Cadastro Único e Conselho Tutelar.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA