Sinop

Prefeitura de Sinop realiza mais de 450 exames preventivos durante ações do Outubro Rosa

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 462 exames preventivos durante as ações especiais do Outubro Rosa. As atividades ocorreram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que abriram as portas em horários especiais para atender mulheres e promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
 
No dia 18 de outubro, durante o “Dia D” da campanha, foram feitas 289 coletas de exames preventivos. Já no dia 30 de outubro, as unidades funcionaram com horário estendido e possibilitaram a realização de mais 173 coletas. Somando os dois dias, a rede municipal alcançou 462 exames preventivos.
 
Além das coletas de preventivo (Papanicolau), as ações ofereceram vacinação, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), atendimentos odontológicos, planejamento familiar e cadastro no programa Bolsa Família. As equipes também realizaram encaminhamentos para mamografias com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres ao rastreamento do câncer de mama.
 
O secretário municipal de Saúde, Érico Stevan, destacou que o principal objetivo da campanha foi incentivar o cuidado contínuo com a saúde feminina. Ele explicou que as atividades do Outubro Rosa representam um esforço conjunto entre as equipes de saúde e a população. “Foi uma ação importante de cuidado à saúde da mulher. Nosso trabalho é garantir que esse cuidado aconteça o ano todo, não apenas durante o mês de outubro. As unidades seguem com atendimento contínuo, acolhendo as mulheres que precisam realizar seus exames preventivos e mamografias”, afirmou.
 
O gestor também ressaltou o comprometimento das equipes e o resultado positivo das ações desenvolvidas ao longo do mês. “As equipes da Atenção Básica estão empenhadas em acolher cada paciente e orientar sobre a importância de manter os exames em dia. Nossas UBS’s seguem de portas abertas, com um atendimento amplo e humanizado, para que o cuidado seja constante e alcance cada vez mais mulheres”, completou Érico.
 
Os endereços e telefones das Unidades Básicas de Saúde de Sinop estão disponíveis neste link: https://www.sinop.mt.gov.br/portal/telefones/2/0/0.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeito realiza visita técnica à ETE Teles Pires e destaca importância da obra para Sinop

Publicados

em

O prefeito Roberto Dorner, acompanhado da diretora-executiva da Ager, Marcia Cristina Lopes, e também do secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, realizou, na manhã desta quarta-feira (03), visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Teles Pires. A agenda integra o plano de acompanhamento e fiscalização da administração municipal das obras de saneamento básico e esgotamento sanitário, consideradas estratégicas para garantir a universalização do serviço e acompanhar o crescimento planejado da cidade.

Durante a visita, o prefeito destacou a importância da obra para o futuro de Sinop e para a consolidação da infraestrutura necessária ao desenvolvimento urbano do município. “Viemos fazer essa visita para ver de que maneira funciona, de que maneira é feito o tratamento de água e esgoto da nossa cidade. Essa é uma cobrança que há muito tempo a gente vem fazendo. Agora, com essa ETE Teles Pires, vamos complementar, até 2060, todo o nosso sistema de esgoto da cidade”, explicou o prefeito ao referir-se ao marco legal do saneamento básico, uma determinação legal imposta pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O gestor também ressaltou que a ampliação da capacidade de tratamento de esgoto foi uma etapa fundamental para dar suporte ao novo Plano Diretor e assegurar o crescimento ordenado de Sinop, especialmente diante do avanço da verticalização urbana. “Para que a verticalização [da cidade] se consolidasse, nós também teríamos que ter um sistema de tratamento adequado para receber os dejetos de toda a cidade de Sinop”, acrescentou.

A visita foi conduzida pelo diretor-presidente da Águas de Sinop, Eduardo Lana, e pelo gerente operacional da concessionária, Tarcísio Freire, que apresentou aos representantes do Executivo Municipal todas as etapas do processo de tratamento realizado na unidade. “Eles puderam hoje conhecer todo o processo de tratamento: a chegada e o caminho do efluente dentro da nossa estação, até ele sair tratado e limpo para ser devolvido ao rio Teles Pires”, disse.

De acordo com Freire, a estação conta com tecnologia de ponta para garantir eficiência operacional e minimizar impactos ambientais, incluindo sistemas voltados à mitigação de odores. “Ela, hoje, tem capacidade para tratar 100 litros por segundo e vai crescer modularmente até 500 litros por segundo, para sustentar o crescimento da cidade, que vem em ritmo acelerado. A estação já foi desenhada para receber o esgoto da população até 2060, mas é feita de maneira modular. Conforme a cobertura da rede de esgoto vai aumentando, a cidade cresce e o volume de esgoto recebido também aumenta, nós vamos criando novos módulos e ampliando ainda mais a capacidade de tratamento”, acrescentou.

“Essa estação representa um marco importante para a cidade. É ela quem vai garantir a expansão da rede de esgoto e o tratamento de todo o esgoto da população até o final do contrato de concessão, em 2060. Depois disso, permanecerá como patrimônio do cidadão sinopense”, finalizou.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA