Sinop
Prefeitura e Caixa Econômica alinham andamento de obras com recursos federais em Sinop
Sinop
O prefeito Roberto Dorner, juntamente com a equipe técnica, reuniu-se, nesta quarta-feira (01), com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) para alinhar o desenvolvimento e a execução de projetos estruturantes para Sinop, que envolvem recursos do Governo Federal nas áreas de esporte, educação, saúde e infraestrutura.
“As obras públicas precisam seguir um processo burocrático extenso, previsto em lei, que muitas vezes não chega ao conhecimento da população. Nessas reuniões, que ocorrem com uma frequência preestabelecida, conseguimos debater e atualizar o andamento dos projetos para os quais o município conta com recursos do Governo Federal. Isso garante mais agilidade, transparência e organização, para que essas obras saiam do papel e realmente atendam às necessidades da nossa população. Nosso compromisso é acompanhar de perto cada etapa, buscando sempre avançar e entregar resultados de qualidade para Sinop”, pontuou o prefeito.
O encontro atualizou o status de cada projeto e definiu os próximos passos a serem executados pelas partes. “Foi um encontro importante e muito proveitoso, principalmente para que eu pudesse me inteirar, do ponto de vista administrativo, de todos os projetos em andamento no município. A partir disso, conseguimos conduzir de forma mais estratégica e eficiente a execução de cada iniciativa, em conjunto com as demais secretarias envolvidas”, destacou o secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves.
Entre os projetos estão a construção de uma nova Policlínica e de uma maternidade regional, na área da saúde; a construção de uma creche e de um espaço esportivo comunitário no Residencial Nico Baracat, contemplando, respectivamente, as áreas de educação e esporte; e, ainda, a duplicação e pavimentação da Avenida André Maggi, cuja ordem de serviço deve ser anunciada em breve.
Além da diretoria da Caixa Econômica local, o encontro contou com a participação remota de representantes da Caixa Nacional; do vice-prefeito Paulinho Abreu; do procurador-geral do município, Ivan Schneider; dos secretários de Obras, Lindomar Guida, e de Meio Ambiente, Rúbia Naves; além da equipe técnica.
Sinop
Sinop avança: articulação da Prefeitura de Sinop moderniza transporte público coletivo
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, intensificou as cobranças junto à empresa concessionária do transporte público coletivo, resultando não apenas na entrega de 20 novos ônibus zero quilômetro, mas também em uma série de melhorias estruturais e operacionais que modernizam todo o sistema do transporte público coletivo.
O avanço ocorre após a reavaliação de um contrato de concessão firmado ainda em 2004, período em que Sinop possuía cerca de 70 mil habitantes. De lá para cá, o município apresentou crescimento acelerado, ultrapassando atualmente a marca de 200 mil moradores, o que tornou o modelo antigo insuficiente para atender a realidade local. Diante desse cenário, a Prefeitura promoveu um termo aditivo contratual, garantindo o reequilíbrio do contrato e exigindo contrapartidas importantes da concessionária (Viação Rosa).
A renovação da frota – apresentada oficialmente na manhã de hoje (17) – é apenas uma das principais entregas desse novo momento, com veículos modernos, equipados com ar-condicionado, wifi, reconhecimento facial, câmeras de segurança, acessibilidade e mais conforto aos usuários. No entanto, as melhorias vão além: o novo modelo contempla ampliação de rotas e horários, atendendo regiões que antes não contavam com o serviço, a exemplo do Nico Baracat, São Francisco, UFMT, Gente Feliz, além dos Aquarelas Brasil e das Artes.
Outra medida importante anunciada foi a implantação de sistema de integração com tempo de até 1h30, onde o passageiro não precisa adquirir uma nova passagem dentro desse período (caso se desloque no mesmo sentido inicial da rota, e não no sentido contrário), facilitando o deslocamento da população.
Além disso, foi exigido no termo aditivo contratual a construção e revitalização – por parte da concessionária – de 50 pontos de ônibus cobertos em diferentes regiões da cidade, garantindo mais dignidade, segurança e proteção contra sol e chuva aos passageiros. A iniciativa é complementada pela regulamentação do programa “Adote um Ponto de Ônibus”, que segue disponível para adesão e permite a participação da iniciativa privada na construção e manutenção desses espaços, recebendo a contrapartida de explorar esse espaço de forma publicitária.
O pacote de modernização também inclui aplicativos que permitem o monitoramento em tempo real da frota (acompanhando rotas, horários, onde está o ponto de ônibus mais próximo) e realizar a compra de passagens e/ou recarga do cartão de forma prática e segura.
O prefeito Roberto Dorner destacou a união política e os benefícios dessa modernização do transporte público coletivo, inclusive no trânsito. “Sinop só avança assim, com união e toda a classe política se ajudando. Isso é um trabalho que já vem há muito tempo, Câmara cobrando, prefeito cobrando e chegamos aqui, trazendo esses ônibus novos, com acessibilidade, ar-condicionado, wifi, reconhecimento facial, enfim. Vamos incentivar o povo a andar de ônibus para desafogar um pouco o trânsito da cidade”, afirmou.
O secretário de Segurança e Trânsito, Wesney Sodré, reforçou o caráter técnico das ações adotadas. “Temos que enaltecer o prefeito Roberto e o vice Paulinho que tiveram a coragem de colocar todos os atores na mesa, mexer nesse contrato que estava defasado há mais de vinte anos e viabilizar melhorias concretas para a população. Foi uma das primeiras coisas que o senhor Roberto nos cobrou, quando assumimos a Secretaria, para dar continuidade nessa demanda, resolver e estamos aqui hoje fazendo essa entrega. Não é só ônibus novos, é todo um sistema que está sendo remodelado”, destacou.
Paulinho Abreu, vice-prefeito, ressaltou que as melhorias são resultado de uma atuação firme da gestão municipal diante de um contrato que já não atendia mais a realidade da cidade. “Estamos falando de um contrato antigo, feito para uma Sinop muito menor. Hoje, a cidade cresceu, evoluiu e precisa de um transporte à altura. Por isso, a Prefeitura atuou com responsabilidade para reequilibrar esse contrato e garantir avanços concretos para a população”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Remídio Kuntz, destacou o papel do Legislativo nesse processo. “Desde 2009, quando estive na Câmara, já vínhamos discutindo essa situação, do contrato que precisava de ajustes. Mais recente os vereadores Dilmair Callegaro e Moisés do Jardim do Ouro, juntamente com todos os demais colegas vereadores, fizeram a CPI que apontou tudo o que precisava ser ajustado. A Câmara foi parceira da Prefeitura ao longo de todo esse processo, apoiando as medidas necessárias para garantir melhorias no transporte coletivo. Então só temos a parabenizar o senhor Roberto e todos os envolvidos”, declarou.
Com as medidas, a Prefeitura de Sinop reforça seu compromisso com a modernização do transporte público coletivo, por meio de um sistema mais eficiente, tecnológico e alinhado ao crescimento da cidade, garantindo um serviço de qualidade à população.
-
Entretenimento6 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso3 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Polícia7 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”
-
Cuiabá7 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Cuiabá3 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Coluna VIP MT1 dia atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Mato Grosso6 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Mato Grosso5 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22





