Sinop
Prefeitura entrega novo semáforo no cruzamento da avenida André Maggi com avenida dos Pinheiros
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, colocou em funcionamento, nesta sexta-feira (28), às 12h, o sinal semafórico no cruzamento da avenida André Maggi com avenida dos Pinheiros. O ponto fica localizado no novo centro comercial da cidade e serve como ligação à centenas de bairros, incluindo os: Jardim Violetas, Residencial Carandá Bosque, Jardim dos Ipês e Jardim das Oliveiras.
O semáforo possui as seguinte programação de funcionamento: no horário compreendido entre 00h e 5h, o semáforo permanecerá em sinal amarelo, fixo, (intermitente) – o que significa que o fluxo está liberado sem controle por semáforo. No horário compreendido entre 5h e 9h, o tempo liberado para passagem será maior para quem circula em direção ao centro (maior demanda nesse tempo). Já no horário compreendido entre 17h e 19h, o maior tempo de passagem será para quem circula sentido centro/bairros – maior demanda no período.
O secretário da pasta, Wesney Sodré, esteve acompanhando o momento em que o sinal foi ligado e comentou que o objetivo é organizar o fluxo de veículos e promover segurança aos usuários das vias públicas de Sinop.
“Hoje ativando mais um campo semafórico no município – uma cidade que cresce vertiginosamente na quantidade de veículos no trânsito de Sinop -, e é preciso fazer algumas intervenções. Isso [semáforo] segue um estudo técnico da nossa secretaria e um esforço conjunto entre a Secretaria de Segurança e Trânsito e a Secretaria de Obras que permitiu a colocação de mais um plano semafórico com intuito de organizar e melhorar o fluxo de veículos e proporcionar mais segurança para os usuários das nossas vias”, comentou.
A implantação de semáforos em pontos críticos de Sinop, faz parte do Plano de Mobilidade Urbana em vigor no município. Sodré esclarece que a intenção é dar sequência a esse tipo de instalações e melhorar a vida dos condutores. “A intenção é implantar muitos pontos semafóricos em todo o município, objetivando fazer melhor o controle desse fluxo, proporcionar mais segurança aos usuários e, lógico, diminuir esses números de acidentes que, infelizmente, ainda é muito alto no município”, comentou.
Para que fosse liberado o uso do novo semáforo, houve a necessidade de adequação viária com o aumento da malha viária do canteiro central do que antes funcionava como uma “rotatória”, a construção de passarelas de pedestres com acessibilidade para cadeirantes e construção de meio-fio. Todos esses trabalhos foram executados pelos servidores da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, comandada por Vilmar Scherer.
“Esse é um trabalho que a Obras tem em parceria com todas as secretarias, em especial com a de Segurança e Trânsito. Sempre que nos chama estamos a disposição, toda a equipe, para fazer as intervenções necessárias para que a população tenha mais segurança, em especial no trânsito, salvando vidas, evitando que essas pessoas cheguem a um pronto socorro induzido por um acidente, por exemplo. Esse trabalho é resultado de mãos de obra humanas. Para que isso fosse feito, recebemos ajuda de várias mãos: dos nossos servidores, da Administração Pública e da classe empresarial também”, reconheceu ele.
Um dos motoristas que passavam naquele momento, aprovou a instalação e afirmou que foi uma iniciativa acertada. “Isso [semáforo] é ótimo! É uma beleza! Vai ajudar muito”, disse ele ao passar pelo cruzamento.
Ainda nesse semestre, na mesma região, a Prefeitura implantou, também, uma botoeira (sinal semafórico de controle de pedestres) em frente à Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA24h). O equipamento auxilia pacientes e funcionários da unidade médica na travessia da avenida André Maggi, permitindo o acesso aos bairros: Jardim das Oliveiras e Residencial das Acácias.
Estudo Técnico
A Secretaria de Segurança e Trânsito realizou um estudo técnico, em novembro, que balizou a escolha pelo local como prioridade no investimento. O resultado foi que, por ser uma rota de acesso a diversos bairros e a principal – daquela região -, ao centro da cidade (permitindo a chegada dos moradores aos locais de trabalho) a concentração de veículos automotores no cruzamento era gigantesco e o controle do fluxo por meio simples, já não era suficiente.
O estudo computou a circulação de 7.973 veículos (motos, carros, caminhões, carretas e afins) somente em duas horas de observação – compreendido entre 6h20 e 7h20 e, também, das 17h20 e 18h20. Um volume muito grande para o controle por meio de rotatória ou cruzamento seco – surgindo a necessidade de um sinal semafórico eficaz.
Sinop
Prefeitura de Sinop divulga serviços que funcionarão no feriado prolongado de Tiradentes
A Prefeitura de Sinop divulga os serviços essenciais que serão mantidos durante o ponto facultativo de segunda-feira (20) e o feriado nacional de Tiradentes, na terça-feira (21). Em decorrência disso, os serviços administrativos e atendimentos ao público no Paço Municipal Prefeito Geraldino Dal’Maso e nas secretarias municipais estarão suspensos. Esses serviços retornarão normalmente na quarta-feira (22). Entretanto, os serviços considerados essenciais serão mantidos integralmente.
Conforme os Decretos nº 002/2026 e nº 101/2026, publicados pelo Executivo Municipal no Diário Oficial do Estado, a manutenção dos serviços públicos municipais imprescindíveis visa garantir a atenção do poder público à população e os direitos à saúde e ao saneamento básico.
Segunda-feira (20) – Ponto Facultativo | O que funciona?
Saúde
Urgência e Emergência:
- UPA 24 Horas – Avenida André Maggi, nº 7077, Jardim das Acácias
- Policlínica Menino Jesus – Rua Colonizador Ênio Pipino, bairro Menino Jesus
Atenção Primária:
- UBS Manoel Loretino dos Santos
- UBS Família Menino Jesus
- UBS Família Sabrina
- UBS Sebastião de Matos
- UBS São Cristóvão
- UBS São Francisco
- UBS Jardim América
- UBS Gleba Mercedes
- UBS Camping Club
Demais serviços essenciais: os trabalhos desenvolvidos pela Guarda Civil Municipal (GCM), o Cemitério Municipal Santo Antônio e os serviços de saneamento básico (água potável e esgoto), além da coleta de resíduos domésticos, serão mantidos regularmente.
Terça-feira (21) – Feriado | O que funciona?
Saúde
Urgência e Emergência:
- UPA 24 Horas – Avenida André Maggi, nº 7077, Jardim das Acácias
- Policlínica Menino Jesus – Rua Colonizador Ênio Pipino, bairro Menino Jesus
Demais serviços essenciais: os trabalhos desenvolvidos pela Guarda Civil Municipal (GCM), o Cemitério Municipal Santo Antônio e os serviços de urgência e emergência de saneamento básico (água potável e esgoto), além da coleta de resíduos domésticos, serão mantidos regularmente.
Em relação aos atendimentos de água potável e esgoto, estes serão realizados mediante acionamento pelo telefone 0800 647 6060.
Final de semana
Neste sábado (18) e domingo (19), a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Imunização, segue com ação itinerante de vacinação. Das 14h às 20h, os atendimentos estarão concentrados no Shopping Center Sinop, próximo à loja C&A. Estarão disponíveis todas as vacinas inclusas no Plano Nacional de Imunização (PNI), inclusive a vacina contra a influenza.
-
Entretenimento6 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso3 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá7 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Polícia7 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”
-
Cuiabá3 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Coluna VIP MT2 dias atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Mato Grosso6 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Mato Grosso5 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22





