Sinop
Sinop lança Plano Municipal de Amamentação nesta terça-feira (18) durante a 1ª Mostra Municipal Agosto Dourado
Sinop
O Plano Municipal de Amamentação é uma iniciativa voltada à qualificação da assistência às gestantes e à promoção do aleitamento materno no município. A proposta estabelece ações de cuidado desde o pré-natal, com atenção às necessidades de cada mulher, participação da família nas decisões relacionadas à amamentação e qualificação das equipes da Atenção Primária à Saúde.
A programação da manhã começa às 7h, com credenciamento e visita à exposição de banners e materiais educativos. Na sequência, às 7h30, ocorre a cerimônia de abertura, com composição da mesa de autoridades e assinatura do Termo de Compromisso para a Implantação do Plano Municipal de Amamentação.
Às 8h30, a programação terá a palestra magna “Amamentação: um compromisso de toda a Rede de Atenção à Saúde”. Às 9h30, ocorre o lançamento oficial do Plano Municipal de Amamentação. Após a apresentação, haverá visita aos banners e intervalo. As atividades da manhã terminam às 11h.
No período da tarde, a programação começa às 13h, com a premiação dos melhores trabalhos da mostra. Às 14h, será realizada uma oficina prática exclusiva para enfermeiros, com o tema “Manejo das principais intercorrências relacionadas ao aleitamento materno na Atenção Primária”.
A oficina terá conteúdos sobre anatomia e fisiologia da lactação, avaliação da pega e do posicionamento, fissuras mamilares, ingurgitamento mamário, mastite, hipogalactia e percepção de baixa produção de leite, ordenha e armazenamento do leite materno, amamentação no retorno ao trabalho, mitos e verdades sobre amamentação, além de discussão de casos clínicos e demonstração prática. Já às 16h, haverá entrega dos certificados e encerramento das atividades.
O secretário municipal de Saúde, Érico Stevan, destacou que o lançamento do Plano Municipal de Amamentação fortalece a assistência às gestantes, mães e famílias e amplia as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno em Sinop. “O lançamento do Plano Municipal de Amamentação representa um avanço importante para a saúde de Sinop. Queremos fortalecer o cuidado desde o pré-natal, preparar melhor nossas equipes e oferecer mais apoio às gestantes, mães e famílias. É uma ação que passa a fazer parte da nossa rede de saúde de forma permanente, com foco na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno”, afirmou Érico Stevan.
Durante toda a programação, os participantes poderão visitar a exposição de banners e materiais educativos com ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação saudável na infância. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participarão da mostra com materiais produzidos pelas equipes. A exposição apresentará iniciativas que abrangem desde o acompanhamento no pré-natal até os primeiros anos de vida da criança e dará visibilidade ao trabalho desenvolvido pela rede municipal em favor da saúde materno-infantil.
Sinop
Prefeito Roberto Dorner autoriza obras da fase 2 no Parque Jardim Botânico
Além das melhorias, o espaço, que também sedia a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, receberá mais três salas administrativas, refeitório para os servidores, e um novo barracão coberto para guardar os maquinários utilizados pela pasta. Os investimentos são na ordem de R$ 1,3 milhão, valor remanscente dos R$ 13,7 milhões destinados para a construção do parque (emenda parlamentar do Senador Wellington Fagundes, por meio de convênio da prefeitura de Sinop com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
O Parque Natural Municipal Jardim Botânico está localizado na reserva R-3, uma das regiões mais privilegiadas da cidade, ocupa 50 hectares de área verde e está aberto à população com acesso gratuito. O espaço foi inaugurado em 30 de junho de 2024 e, hoje, é considerado um dos principais atrativos turísticos e o maior complexo de esporte, lazer e bem-estar do município.
Com uma estrutura planejada para atender a moradores e visitantes de todas as idades, o parque conta com seis quadras de areia, três quadras poliesportivas, uma quadra de tênis, um prédio administrativo onde está instalada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quatro parques infantis, duas academias ao ar livre e dois banheiros, sendo um na avenida das Sibipirunas e outro na rua dos Abacateiros.
O Jardim Botânico também se destaca pela pista de caminhada em piso intertravado com mais de 13 mil metros quadrados, permitindo ao visitante exercitar-se em meio à vegetação nativa.
-
Coluna VIP MT6 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso7 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Mato Grosso18 horas atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá18 horas atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso18 horas atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá18 horas atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











