Sinop
Sinop vai sediar etapa regional dos Jogos Abertos Mato-grossenses 2025; inscrições seguem até dia 26
Sinop
O evento é promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael), em parceria com as prefeituras e instituições educacionais, desportivas e filantrópicas. A competição conta com quatro modalidades coletivas, nas categorias feminina e masculina: basquetebol, handebol, voleibol e futsal.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Sinop, Gabriel Vasconcelos, afirmou que a cidade já está estruturando a logística necessária para sediar a competição. “Os jogos vão acontecer nos dias 03, 04 e 05 de outubro. Os participantes ficarão alojados nas escolas e vão se alimentar no refeitório. O município já está organizando toda a estrutura para receber os atletas”, explicou.
Nesta etapa, podem se inscrever os municípios das regiões Centro-Norte (Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, União do Sul e Vera) e Norte (Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte).
As inscrições estão abertas até o dia 26 de setembro e os municípios interessados devem enviar ofício de confirmação de participação e o mapa quantitativo, devidamente preenchidos e assinados pelo prefeito ou secretário de Esportes, para o e-mail oficial da Secel (esportoescolar@secel.mt.gov.br). Os modelos dos documentos estão disponíveis no site da secretaria pelo link: https://www.secel.mt.gov.br/-/jogos-abertos-mato-grossenses-2025.
De acordo com o regulamento, a faixa etária mínima para participação é de 18 anos. No entanto, cada equipe poderá inscrever até três atletas nascidos em 2008, mediante autorização dos responsáveis legais.
Vasconcelos reforçou sobre o prazo de inscrições, que está próximo do encerramento. “Dia 26 é o prazo final de inscrição, e a partir do dia 27 começamos a organizar o alojamento com as devidas divisões. Essa é uma responsabilidade que o município assume para garantir conforto e segurança a todos os participantes. Todos os detalhes de calendário, inscrições e regulamento são conduzidos pela Secel. Sinop será a cidade sede da etapa, responsável por toda a parte do alojamento e refeições”, afirmou.
Segundo a pasta, os Jogos Abertos Mato-grossenses são uma das principais competições esportivas do estado. A expectativa é reunir centenas de atletas, técnicos e dirigentes durante os três dias de competição para reforçar o município como referência esportiva do norte de Mato Grosso.
As equipes que ficarem em 1º e 2º lugares nas etapas regionais dos jogos, nas modalidades basquetebol, futsal, handebol e voleibol, nos gêneros masculino e feminino, estarão classificadas para as etapas estaduais da competição, que serão sediadas em Lucas do Rio Verde (basquetebol e voleibol) e Sorriso (futsal e handebol).
Sinop
Procon Sinop fortalece integração e compartilha boas práticas com o Procon Sorriso
O Procon Sinop recebeu, na manhã desta terça-feira (14), a equipe do Procon de Sorriso para uma agenda de integração e compartilhamento de boas práticas. Além da troca de experiências entre os órgãos, o Procon Sinop apresentou algumas das ações que desenvolve no âmbito da defesa e orientação do consumidor, as quais vêm despertando o interesse de outros municípios da região.
Durante a reunião, as equipes compartilharam materiais técnicos, publicações orientativas e alinharam procedimentos adotados no atendimento à população, fortalecendo a atuação conjunta dos Procons municipais e contribuindo para a padronização e o aperfeiçoamento dos serviços prestados aos consumidores.
Entre as ações que mais chamaram a atenção da equipe de Sorriso está a campanha “Tchau Sufoco”, iniciativa criada pelo Procon Sinop voltada à educação financeira e à mediação entre consumidores e fornecedores para a negociação de dívidas, promovendo acordos que beneficiam ambas as partes e fortalecendo a economia local.
Para o diretor do Procon Sinop, Vilson Barozzi, encontros como esse fortalecem a atuação dos órgãos de defesa do consumidor e proporcionam o intercâmbio de experiências exitosas. “É uma grata satisfação receber o Procon de Sorriso aqui em Sinop. É nesses momentos que a gente cresce e surgem ideias magníficas. Os Procons têm essa missão de pensar na coletividade, conciliando consumidores e fornecedores para fortalecer o comércio e promover uma relação mais harmoniosa. Essa é a justiça mais célere, mais próxima da sociedade”, destacou.
O diretor-executivo do Procon Sorriso, Michel Ferreira, ressaltou que o órgão sinopense se tornou uma referência para os municípios do Médio Norte e Norte de Mato Grosso e afirmou que a intenção é levar uma das principais iniciativas desenvolvidas em Sinop para Sorriso. “O Procon Sinop é uma referência para todos nós. Viemos especialmente para conhecer a campanha ‘Tchau Sufoco’, que tem feito tanto sucesso com consumidores e empresários. Esperamos, muito em breve, replicar esse projeto em Sorriso, beneficiando tanto o setor empresarial, que poderá vender mais seus produtos, quanto o consumidor, que recupera seu poder de compra. É uma via de mão dupla em que todos saem ganhando”, afirmou.
Campanha Tchau Sufoco
Barozzi explica que a Campanha Tchau Sufoco vai além da renegociação de dívidas, atuando também na conscientização da população sobre educação financeira. “É uma campanha orientativa, que incentiva as pessoas a terem uma melhor administração das próprias finanças. Ao mesmo tempo, promove a aproximação entre fornecedor e consumidor para a construção de acordos e conciliações. O objetivo é ajudar quem está inadimplente a reorganizar sua vida financeira e voltar ao mercado de consumo de forma equilibrada”, ressaltou.
Os resultados da iniciativa demonstram a efetividade do trabalho. Somente em 2025, a campanha possibilitou a resolução de aproximadamente 18,4 mil casos de inadimplência em Sinop.
“O Procon também tem esse papel de educar e resgatar essas pessoas que enfrentam restrições financeiras. Quando conseguimos promover esses acordos, fortalecemos o comércio local, porque esses consumidores voltam a consumir de forma responsável. É uma campanha que une toda a cidade em um mesmo objetivo: construir um comércio mais equilibrado e harmonioso para consumidores e fornecedores”, concluiu o diretor.
-
Cultura6 dias atrásEm Teresina, Cidade Junina começa nesta sexta com programação variada
-
Cuiabá6 dias atrásPrefeito anuncia quatro telões para os próximos jogos da Seleção durante festa nos bairros
-
Várzea Grande6 dias atrásOperação Céu Azul apreende linha chilena com menores e reforça alerta sobre riscos do material cortante
-
Mato Grosso6 dias atrásPaniago Imobiliária amplia atuação no mercado imobiliário de Cuiabá com foco em consultoria, segurança e investimento
-
Esportes6 dias atrásBrasil bate Escócia na estreia de Neymar e vai ao mata-mata da Copa após show de Vini Jr
-
Cuiabá6 dias atrásCuiabá realiza mutirão com cirurgias de vesícula por vídeo para reduzir fila de espera
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop registra 197 alvarás e mais de 39 mil m² construídos em maio
-
Mato Grosso6 dias atrásSaúde de Primavera amplia estrutura e ganha reforço de 132 profissionais













