Sinop
Transporte coletivo será gratuito neste domingo (25) durante o segundo turno das eleições 2026
Sinop
A gratuidade será válida das 6h às 18h, exclusivamente nesse intervalo. Durante o período, os ônibus circularão com os itinerários e horários regulares de dias úteis, sem cobrança de tarifa aos passageiros.
O serviço atenderá todas as linhas do sistema de transporte coletivo urbano, contemplando bairros de diferentes regiões de Sinop. A orientação é que os usuários consultem previamente os horários das linhas que atendem suas regiões e programem os deslocamentos com antecedência.
Em Sinop, a votação do segundo turno ocorrerá das 7h às 16h (horário de Mato Grosso). Com a disponibilização do transporte gratuito, os eleitores terão a possibilidade de utilizar o serviço para chegar aos locais de votação e retornar às suas residências dentro do período de funcionamento previsto para a gratuidade.
Primeiro turno teve 231 passageiros atendidos gratuitamente
A gratuidade do transporte coletivo também foi disponibilizada no primeiro turno das eleições, realizado em 4 de outubro. Na ocasião, 231 pessoas utilizaram o serviço gratuitamente, reforçando a importância da iniciativa para facilitar o acesso da população aos locais de votação.
A continuidade da medida no segundo turno mantém a alternativa de deslocamento sem custo para os eleitores, especialmente para quem depende do transporte público para circular pela cidade.
A Prefeitura reforça a orientação para que a população se organize com antecedência, confira os horários das linhas e observe as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral, contribuindo para um processo de votação tranquilo e organizado.
Onde consultar o local de votação?
Os eleitores podem consultar sua seção eleitoral por meio do serviço de Autoatendimento Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Consulte seu local de votação clicando aqui.
Sinop
Sinop: Cemitério começa ser preparado para celebrações do Dia de Finados
A proximidade do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, mobiliza a Prefeitura de Sinop na preparação do Cemitério Municipal Santo Antônio. Os trabalhos de limpeza e organização do espaço começaram nesta segunda-feira (19), por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, com o objetivo de garantir um ambiente limpo, organizado e acolhedor para as famílias que visitarão os túmulos de parentes e amigos durante o período.
Os serviços serão executados ao longo de duas semanas e incluem limpeza geral, pintura e construção de meio-fio. A intensificação dos trabalhos busca preparar o cemitério para receber o grande fluxo de visitantes esperado nos dias que antecedem e sucedem a data, quando milhares de pessoas passam pelo local para prestar homenagens e participar das celebrações religiosas.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Lindomar Guida, destaca que a preparação faz parte do compromisso do município com a manutenção do espaço público, especialmente em uma data marcada pela memória, pela saudade e pelo reencontro das famílias com as lembranças de pessoas queridas.
“Dia 2 de novembro está chegando, Dia de Finados, quando todas as famílias de Sinop que têm seus entes queridos aqui no cemitério municipal vêm visitar. E nós, como Prefeitura, estamos entrando hoje com a limpeza de todo o cemitério, pintura de meio-fio, enfim, para que esse momento seja muito importante para cada família que aqui vem visitar”, afirmou.
Segundo o secretário, embora a manutenção do cemitério seja realizada regularmente, o período exige uma atenção especial das equipes para deixar o ambiente preparado para a visitação. A força-tarefa também busca proporcionar mais tranquilidade aos moradores durante as homenagens. “Estamos dando uma geral, com mais intensidade, mais precisão. A limpeza do cemitério é para que todos venham e se sintam à vontade”, ressaltou Guida.
Intervenções nos túmulos estão suspensas
Em razão do início dos trabalhos e da circulação de máquinas e equipamentos pesados no interior do cemitério, a partir desta terça-feira (20), os moradores ficam impedidos de realizar reformas, reparos e outras intervenções nos túmulos durante o período de preparação.
A medida busca garantir a segurança da população e permitir que as equipes municipais executem os serviços de limpeza e manutenção com organização e agilidade. A Prefeitura orienta os visitantes a respeitarem as restrições temporárias e a colaborarem com os trabalhos, para que o Cemitério Municipal Santo Antônio esteja preparado para receber a comunidade no Dia de Finados.
Comercialização durante o Dia de Finados
Ambulantes que têm interesse em comercializar no Cemitério Municipal Santo Antônio, durante o Dia de Finados, precisam realizar cadastramento junto à Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico, na própria sede da Prefeitura de Sinop. As inscrições seguem até o dia 27 de outubro e devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. A Prefeitura de Sinop fica localizada na avenida das Embaúbas, nº 1.386, Centro.
Os espaços destinados aos ambulantes terão tamanho padrão de 3 metros por 3 metros. A definição dos locais será feita por meio de sorteio, marcado para o dia 27 de outubro, às 9h, no auditório da Escola de Governo (Secretaria de Administração) entre os interessados que tiverem realizado o cadastro dentro do prazo. A organização e estruturação do espaço utilizado para a comercialização, incluindo a instalação de tendas, ficará sob responsabilidade do ambulante cadastrado.
A comercialização dos produtos será autorizada nos dias 31 de outubro, 1º e 2º de novembro, período de maior movimentação de pessoas no entorno do cemitério em razão das celebrações do Dia de Finados.
Veja ainda:
Prefeitura de Sinop abre período de cadastro para ambulantes comercializarem no Dia de Finados
-
Coluna VIP MT7 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT7 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Polícia6 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões
-
Opinião3 dias atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza
-
Polícia5 dias atrásPC mira facção criminosa que promovia treinamento armado para seus integrantes em MT
-
Política6 dias atrásCasa 22 será inaugurada hoje em Cuiabá para mobilizar apoio a Flávio Bolsonaro
-
OAB5 dias atrásOAB-MT se reúne com Governo e requer prioridade na conclusão da reforma de parlatórios no Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde
-
Várzea Grande3 dias atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher












