Várzea Grande
Câmara aprova requerimento solicitando informações sobre contratos de segurança na Saúde em VG
Várzea Grande
O Plenário da Câmara Municipal de Várzea Grande aprovou, na sessão desta terça-feira (09), o Requerimento nº 99/2025, de autoria do vereador Wender Madureira, que solicita ao Poder Executivo esclarecimentos sobre a contratação de empresas para prestação de serviços de vigilância e uso da Guarda Municipal no município.
Segundo o parlamentar, o contrato, no valor de aproximadamente R$ 9 milhões, foi firmado por adesão de ata de outro município, sem debate prévio na Casa de Leis. “É um contrato milionário, que precisa ser fiscalizado com rigor, pois há muitas dúvidas sobre a forma como foi realizado e sobre as prioridades da gestão. Enquanto isso, faltam investimentos em áreas essenciais, como UTI e equipamentos no pronto-socorro”, afirmou Madureira.
Durante a discussão, os vereadores destacaram pontos de vista distintos. O líder da prefeita na Câmara, vereador Bruno Rios, esclareceu que a adesão de ata decorre de processo licitatório já realizado e garantiu que o Executivo está disposto a fornecer todas as informações solicitadas.
Outros parlamentares reforçaram a necessidade de fiscalização. O vereador Feitosa parabenizou o autor da proposta e lembrou que a Secretaria de Saúde não tem respondido adequadamente a requerimentos anteriores. Já o vereador Caio Cordeiro informou que também protocolou ofício com questionamentos detalhados sobre o contrato de segurança e se comprometeu a compartilhar as respostas com os colegas.
Houve, ainda, vereadores que ressaltaram a importância da guarda armada como medida de proteção nos hospitais e unidades de saúde. O vereador Alessandro Moreira lembrou que já ocorreram furtos de materiais e até prisões dentro do pronto-socorro. “A segurança é necessária para resguardar os profissionais e pacientes, mas, se houver irregularidade na contratação, cabe aos órgãos fiscalizadores apurar”, afirmou.
A vereadora Gisa Barros destacou que a aplicação de recursos deve ser equilibrada: “Foram investidos R$ 195 milhões em nove meses, mas ainda faltam geradores e melhorias básicas no pronto-socorro. É preciso dar respostas transparentes à população”, pontuou.
Após ampla discussão, o Requerimento 99/2025 foi aprovado por 16 votos favoráveis e 1 contrário. Com isso, a Prefeitura deverá encaminhar informações oficiais sobre o contrato à Câmara Municipal, garantindo o direito de fiscalização dos vereadores e da sociedade.
Várzea Grande
Ouro Verde, Serra Dourada e Ouro Branco recebem mutirão de limpeza e manutenção nesta terça-feira (21)
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, realiza nesta terça-feira (21) mais uma etapa do programa VG em Ação, intensificando os serviços de zeladoria, manutenção e mobilidade urbana em bairros e importantes vias do município.
As equipes executam serviços de capina, roçagem, poda de árvores, retirada de entulhos, revitalização de espaços públicos e pintura de meio-fio, promovendo mais limpeza, organização e conservação dos espaços públicos. As ações contribuem para a valorização dos bairros, o bem-estar da população e a melhoria da qualidade de vida dos várzea-grandenses.
O cronograma também contempla intervenções voltadas à mobilidade urbana, como reforço da sinalização viária, implantação de quebra-molas e modernização da iluminação pública, ampliando a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.
O VG em Ação integra o planejamento permanente da gestão municipal, que mantém equipes atuando diariamente em diferentes regiões da cidade para garantir uma Várzea Grande mais limpa, organizada, segura e com infraestrutura cada vez melhor para a população.
Locais atendidos nesta terça-feira (21):
- Avenida Ary Paes Barreto
- Avenida Prefeito Murilo Domingos
- Bairro Cohab Santa Fé
- Bairro Imperial
- Bairro Jardim Glória I
- Bairro Aurília Curvo
- Bairro Marajoara
- Bairro Ouro Verde
- Bairro Ouro Branco
- Bairro Santa Isabel
- Bairro Serra Dourada
- Bairro Vila Arthur
- Bairro Vila Vitória
- Orla da Alameda
- Parque Tanque do Fancho
- Região Central do Cristo Rei
Galeria de Fotos (25 fotos)
-
Várzea Grande6 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política7 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política4 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política5 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política6 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Cultura4 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Política6 dias atrásProjeto que pune divulgação de imagens de vítimas de crimes e acidentes volta à Câmara













