Várzea Grande

Câmara aprova requerimento solicitando informações sobre contratos de segurança na Saúde em VG

Publicado em

Várzea Grande

O Plenário da Câmara Municipal de Várzea Grande aprovou, na sessão desta terça-feira (09), o Requerimento nº 99/2025, de autoria do vereador Wender Madureira, que solicita ao Poder Executivo esclarecimentos sobre a contratação de empresas para prestação de serviços de vigilância e uso da Guarda Municipal no município.

Segundo o parlamentar, o contrato, no valor de aproximadamente R$ 9 milhões, foi firmado por adesão de ata de outro município, sem debate prévio na Casa de Leis. “É um contrato milionário, que precisa ser fiscalizado com rigor, pois há muitas dúvidas sobre a forma como foi realizado e sobre as prioridades da gestão. Enquanto isso, faltam investimentos em áreas essenciais, como UTI e equipamentos no pronto-socorro”, afirmou Madureira.

Durante a discussão, os vereadores destacaram pontos de vista distintos. O líder da prefeita na Câmara, vereador Bruno Rios, esclareceu que a adesão de ata decorre de processo licitatório já realizado e garantiu que o Executivo está disposto a fornecer todas as informações solicitadas.

Outros parlamentares reforçaram a necessidade de fiscalização. O vereador Feitosa parabenizou o autor da proposta e lembrou que a Secretaria de Saúde não tem respondido adequadamente a requerimentos anteriores. Já o vereador Caio Cordeiro informou que também protocolou ofício com questionamentos detalhados sobre o contrato de segurança e se comprometeu a compartilhar as respostas com os colegas.

Houve, ainda, vereadores que ressaltaram a importância da guarda armada como medida de proteção nos hospitais e unidades de saúde. O vereador Alessandro Moreira lembrou que já ocorreram furtos de materiais e até prisões dentro do pronto-socorro. “A segurança é necessária para resguardar os profissionais e pacientes, mas, se houver irregularidade na contratação, cabe aos órgãos fiscalizadores apurar”, afirmou.

A vereadora Gisa Barros destacou que a aplicação de recursos deve ser equilibrada: “Foram investidos R$ 195 milhões em nove meses, mas ainda faltam geradores e melhorias básicas no pronto-socorro. É preciso dar respostas transparentes à população”, pontuou.

Após ampla discussão, o Requerimento 99/2025 foi aprovado por 16 votos favoráveis e 1 contrário. Com isso, a Prefeitura deverá encaminhar informações oficiais sobre o contrato à Câmara Municipal, garantindo o direito de fiscalização dos vereadores e da sociedade.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Várzea Grande inaugura Afroteca com acervo dedicado à história e à cultura negra

Publicados

em

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Várzea Grande (CMPIR/VG), inaugura nesta quinta-feira (10), a partir das 14h, a Afroteca, uma coleção especializada voltada à preservação, valorização e difusão da história, da cultura e da produção intelectual negra.

A nova coleção será instalada na Biblioteca Pública Municipal Professora Laurinda Coelho Pereira, no bairro Cristo Rei, e passa a integrar o espaço como um acervo específico, separado da coleção geral da biblioteca.

Mais do que uma estante temática, a Afroteca nasce com a proposta de contribuir para a preservação da memória e para a valorização da contribuição da população negra na formação histórica e cultural da sociedade.

Segundo o bibliotecário Odiley Santiago, responsável pela organização do acervo, a iniciativa representa também um instrumento de reparação e de construção de memória. “Não é só uma estante com livros sobre racismo. É um projeto de reparação e de memória”, destaca.

O acervo está organizado em três principais frentes. A primeira reúne conteúdos sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana, incluindo livros sobre a história da África, a diáspora africana, o período pós-abolição, as religiões de matriz africana, a literatura negra brasileira e biografias de personalidades negras.

A segunda frente é dedicada à produção intelectual negra, reunindo obras de autoras e autores negros, além de teses, dissertações, zines, cordéis e produções da literatura periférica.

Já a terceira contempla a memória e as raridades, com documentos, fotografias, jornais antigos da imprensa negra, discos de vinil e outros materiais que ajudam a preservar registros históricos e culturais.

Para Odiley, a diversidade do material permite que a Afroteca seja também um espaço de pesquisa, conhecimento e aproximação da comunidade com diferentes narrativas e perspectivas sobre a população negra.

A iniciativa busca ampliar o acesso a conteúdos que muitas vezes permanecem fora dos acervos tradicionais, proporcionando a estudantes, pesquisadores e à comunidade em geral uma fonte de consulta sobre a trajetória, as lutas, as conquistas e a produção cultural e intelectual negra.

A inauguração da Afroteca reforça, ainda, o papel da Biblioteca Pública Municipal como espaço de democratização do conhecimento e preservação da memória, aproximando a população de um acervo que valoriza a diversidade e contribui para uma educação baseada no respeito, na representatividade e na igualdade racial.

SERVIÇO

O quê: Inauguração da Afroteca
Quando: Quinta-feira, 10 de setembro
Horário: A partir das 14h
Onde: Biblioteca Pública Municipal Professora Laurinda Coelho Pereira
Endereço: Rua Ministro Mano Machado, nº 500 – Cristo Rei – Várzea Grande/MT
Realização: Prefeitura de Várzea Grande, por meio da SMECEL e do CMPIR/VG.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA